PostgreSQL em alta disponibilidade com replicação síncrona
Enviado por André Felipe Machado (andremachadoΘtechforce·com·br):
Mas existem custos em complexidade, compatibilidade e desempenho que precisam ser avaliados cuidadosamente para verificar se é mesmo a melhor solução para sua necessidade.
Nem toda aplicação em produção precisará de todas as vantagens e custos associados. Para estas, uma solução para replicação assíncrona seria suficiente e com menores custos em complexidade, compatibilidade e desempenho.
Neste tutorial, testado sobre Debian GNU/Linux 5.x, analisaremos implantação com o Pgpool-II. [techforce.com.br/…]” [referência: techforce.com.br]
Sempre é bom ver um tutorial desses para o postgres.
As vezes parece que o mundo dos bancos opensources se resume à MySQL e variantes (MariaDB, Percona Server, etc…)
As vezes acho que se a explosão do VirtualPrivateServer tivesse ocorrido antes da época do SharedHosting o MySQL não teria tanto mercado como têm.
Parabéns pelo tutorial.
André Moraes,
“As vezes parece que o mundo dos bancos opensources se resume à MySQL e variantes (MariaDB, Percona Server, etc…)”
O sucesso do MySQL está atrelado ao sucesso do PHP. Os dois sempre vieram juntos como uma coisa só. Tanto que até hoje surgem projetos que são somente para MySQL. Como Diaspora, lamentavelmente.
Aproveitando, notícias do beta 9.1:
http://eulerto.blogspot.com/2011/05/91-beta-1-foi-lancado.html
Eu uso em meus projetos o Postgres, por ser muito mais estável e com melhores recursos que o MySQL. Se comparado com soluções como o MS-SQL, ele pode parecer num primeiro momento mais “complicado” quando se leva em consideração a interface com o usuário, porém, depois que se conhece um pouco mais, a velocidade de manutenção e a flexibilidade de suas ferramentas torna o trabalho muito mais simples e rápido.
Em termos de velocidade, eu já tive muitos problemas com o MySQL e com o MS-SQL em bases de dados grandes, e com o Postgres, apesar de já ouvir comentários diferentes, sempre tive o melhor desempenho. Só não consegui ainda superar o Oracle em desempenho, em se tratando de bases de dados grandes.
Já para bases de dados pequenas, o MySQL é realmente muito rápido, talvez o que faz com que ele seja tão utilizado.
Até hoje não conheci ninguém que podendo escolher entre Oracle e MS-SQL escolhesse o segundo. Geralmente MS-SQL é escolhido quando a empresa é daquelas que está enterrada no Vendor Lockin que exige MS-SQL.
Eu não entendo o que se reclama tanto na dificuldade do PG. Sério.
Para mim é daqueles mitos que surgem nas briguinhas MySQL X PG .