Personalização no GNOME 3
Enviado por Bruno Miranda (brunoΘclancolor·com·br):
“(…) é possível inclusive instalar uma ferramenta gráfica para auxiliar em alguns aspectos de personalização, o Gnome Tweak Tool, com as atualizações que seguirem provavelmente outras ferramentas gráfica virão. Particularmente já me acostumei com o shell padrão quando estou no Gnome 2.x sinto muita falta dos novos recursos apresentados, mas caso você queira os botões minimizar e maximizar de volta, alterar o tema, a espessura da barra de título, a organização e tamanho do ícones, acompanhe o link de referencia e dê os primeiros passos na personalização do Gnome 3.” [referência: blog.fpmurphy.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-04-12
É, os botões de minimizar/maximizar foi soda.
Sou Usuário de KDE. Mas dessa vez o pessoal do gnome mandaram muito bem!
Lucas, só usei o gnome-shell de maneira experimental, mas aqui o meu kde não tem mais os botões de maximizar e minimizar… hauah
Percebi que não us utilizava há tempos. Quando quero maximizar uma janela, a movo para o topo da janela, restaurar é só movê-la para o meio.
Minimizar janelas é algo que não faço há tempos também (meu desktop é vazio, sem ícones ou widgets), mas quando quero acessar o desktop, mudo de área de trabalho :-)
Lista de janelas nem uso mais tbm, pois basta mover o mouse para um canto da tela que todas as janelas são apresentadas.
Enfim, os botões minimizar e maximizar não existem desde que o universo surgiu. Uma hora eles teriam um fim. Pra mim este fim já ocorreu :-)
PS: gostei da ideia do GNOME3 – embora o livecd não tenha funcionado na minha máquina, e por causa da placa de video ele veio com um gnome “normal”, com as barras e tal -, mas achei que o pessoal da arte *agou no tema. AS barra de título ocupa muito espaço desnecessário, bem como a barra de menus e a barra de ferramentas. Enfim, tudo muito mal desenhado e sem harmonia com o resto do ambiente. Mas o shell em si ficou legal.
Precisa de uma boa polida, mas está ficando legal.
Os botões maximizar e Minimizar são inúteis! Sentir falta nesse caso é uma nostalgia, como sentir saudade de fita cassete. Os WM livres sempre foram inovadores, mesmos os mais simplezinhos deles tem recursos que o windows por exemplo jamais ousou adotar (desktop virtuais, enrrolar janela, etc). Por isso que o gnome e kde são tão inovadores e evoluem rápido e pra isso é necessário desfazer de coisas antigas/ultrapassadas. O que não da é usar um windows 7 da vida que que o máximo de inovação visual que consegue é transformar as ‘abas’ das janelas em docks estilo window maker. No mais, haja alt+tab pra alterar entre janelas. Nem vou falar do que segue mesmo caminho de evolucao também Mac OS….
O Gnome 3 Shell ficou muito legal mesmo, se vc pegar o Gnome 2.x ele tambem eh feio… as distribuicoes que colocavam um tema melhor, agora o Gnome 3 sendo adotado pelo Fedora, Suse, Mandriva e outros, com certeza eles vao modificar as barras de titulos, os icones das pastas, as cores e vai ficar bem legal, so esperar essas distribuicoes comecarem a adota-lo… Aguardem!!!!
De primeira me assustei com a largura da barra de título… Esta é a primeira em que vou alterar…
“GSettings stores its schemas in a binary format, unlike GConf which uses XML files.”
NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOO! REGISTRY!!!!!! AAAAAAAAAARRRRRRRRRRGGGGGGGGGGG!!!!!!
@Leandro
Concordo, e uso o kde da mesma forma a um bom tempo. O gnome 3 me parece bem promissor.
Sinto falta dos botões maximizar e minimizar, mas nada que a gente não se adapte.
O problema é o público mais tradicional, que pode rejeitar o ambiente por causa desses detalhes.
E como o Linux já tem um mercado minúsculo, restringir ainda mais é muito arriscado.