Pencil – o retorno a animação tradicional em 2D
Enviado por Tio .faso (fasoΘmarcamaria·com):
“Em minhas buscas por softwares livres de animação 2D, deparei-me com o novato Pencil – um software simples, modesto mas que tem um grande potencial. A idéia de seu criador é proporcionar a experiência de animar por prazer, sem se preocupar em competir com as ferramentas mais completas (livres ou não) presentes no mercado, por isso sua interface é direta e intuitiva: qualquer um já sai animando em pouco tempo. O software trabalha tanto com bitmaps e vetores, reconhece tablets com pressão, possui onion skin (transparência entre camadas) e exporta em poucos formatos, destacando-se o formato Flash da Adobe. Em suma, é simples, direto e poderoso, mesmo com suas intenções modestas. Recomendo!” [referência: pencil-animation.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-03-24
grande achado, hein?! valeu mesmo! o_O
Fica a dica também de outro novato open-source complementar: MyPaint, para pintura digital, com engine de brushes fabulosa. Foi usado no artwork do filme Sintel da Blender Foundation.
e a gama de opções para artistas gráficos vai crescendo. Até mesmo o pioneiro Gimp está anos-luz de distância de suas origens humildes…
foobob – Rapaz! Que ótima novidade essa do MyPaint! Já baixei aqui e brinquei um pouco – muito bom mesmo!
E como você disse, fico muito feliz em saber que as há mais e mais ferramentas gráficas livres de qualidade! X)
Um super abraço,
tio .faso
Excelente programa!! Muito boa dica!!