Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


PC World publica suas primeiras impressões sobre o Chromebook da Samsung

Começa assim:

Ágil e com design elegante, primeiro portátil com o sistema operacional Chrome OS, da Google, parece promissor.

O mundo da computação móvel acabou de ficar um pouco mais interessante. O sistema operacional Chrome OS finalmente está pronto para as massas, dois anos após seu anúncio inicial, e o Samsung Chromebook Series 5 (que chega às lojas nos EUA e em mais seis países em 15 de Junho) será um dos dois notebooks que servirão como “vitrine” para o sistema operacional baseado na web da Google.

Quando o Chrome OS foi anunciado há quase dois anos, me perguntei se realmente precisávamos de um outro sistema operacional. Muitas das minhas dúvidas ainda persistem, especialmente dado o sucesso estrondoso do Android. Mas depois de brincar um pouco com um Samsung Chromebook Series 5 durante o Google I/O, fiquei agradavelmente surpresa com os avanços em alguns aspectos do notebook e de seu sistema operacional. (…) (via pcworld.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    pimentel (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 9:38 am

    Algumas pessoas nem viram do que se trata o ChromeOS e já saem “metendo o cacete”,apenas repetindo a opinião de outras pessoas que também “não viram e não gostaram” e sairam condenando o mesmo ao fracasso (do mesmo jeito que condenaram o IPAD no lançamento do mesmo)

    A pergunta que eu fiz no outro artigo e ninguém soube responder ficou no ar: Nas estatísticas,o ChomeOS será identificado como ChromeOS mesmo (a exemplo do Android)ou como linux???

    Rafael Rigues (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 10:00 am

    O user agent é o mesmo do Chrome, mas com um CrOS na string.

    Tiago Soares (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 11:12 am

    O que eu mais gostei desse notebook é não ter a tecla com logo do windows :P

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 1:14 pm

    Eu recebi um Cr-48 com o Chrome OS para testar.

    Computador dependendente da “Cloud” nao me agradou muito.

    Sen internet vc fica na mao completamente. Nem joguinho funciona.

    pimentel (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 1:32 pm

    Os joguinhos no ChromeOS também estão na nuvem…

    O grande questionamento é esse: Se eu tiver sem internet o que eu faço com isso?

    Massss… a grande massa de usuários nem ligam o computador caso a operadora interrompa o serviço de internet por algum motivo (temporal,manutenção e etc),mesmo com a máquina “entulhada” de arquivos pessoais que o usuário em questão nem se lembra de acessar e mais uma pancada de aplicativos e joguinhos que o usuário raramente usa porque fica o tempo todo no Twitter,no Facebook,no blog,no fórum…

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 3:38 pm

    Falem o que quiser, mas eu vou ter um sim. Até porque tanto em casa, como no meu trabalho, eu fico 98% sem “exagero, rsrsrsr” na internet. Já até me habituei com muitos aplicativos que rodam na nuvem, mesmo com a velocidade que tenho 1mb dá para trabalhar sim….

    anderson freitas (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 4:37 pm

    Mais e quando eu for para a roça que nem rádio de pilha pega direito como é que fica? hehehe!

    Filipe (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 5:15 pm

    Eu acho a proposta muito interessante, inclusive aquele rumor de que o Google poderia cobrar uma mensalidade, ao invés de vender o notebook.

    Mas, não está meio caro? Com esse valor, dá pra comprar notebooks com configuração bem razoável lá nos EUA, e que abrem muito mais que só um navegador.

    Filipe, não é mais rumor, o Google anunciou oficialmente o modelo baseado em mensalidades, para os mercados corporativo e educacional.

    Filipe (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 5:32 pm

    Augusto, eu acho a idea bem intessante também para os consumidores finais. Com a promessa de que o notebook vai estar sempre atualizado, tanto em hardware quanto em software, o aluguel pode se tornar bastante vantajoso.

    Já para o mercado corporativo, isso revolveria vários dos problemas que eu tenho trabahando em um órgão público. Ao se findar a garantia, se torna muito custoso manter os computadores em funcionamento. E também é muito burocrático ter de abrir licitações para compras de grandes volumes todos os anos.

    Tendo um modelo de aluguel com custos aceitáveis (temos hoje, mas não compensam) seria ideal, já que todos os sistemas são web e os dados estão em servidores de armazenamento.

    É possível, mas prestar serviço e suporte a usuários domésticos individuais é bem mais caro, o ganho de escala ocorre de forma bem diferente.

    Também acho que seria vantajoso para os consumidores, mas a relação de custo provavelmente é bem diferente.

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 13/05/2011 às 5:51 pm

    Pode acreditar… Recebi um CR-48. Que queimou o Display menos de 2 meses depois que recebi.

    Da pra quebrar um galho.

    Sem internet nao presta pra nada.

    Pra comecar o login eh o da conta do Google. Se vc nao tem internet o negocio nem comeca a funcionar.

    Se vc por exemplo quiser o usar o “computador” pra fazer uma conta na calculadora vc nao pode fazer ate que tenha acesso a internet.

    Edson Sanchez (usuário não registrado) em 14/05/2011 às 10:46 am

    Também acho que a nuvem só serve para grandes corporações e os militares(se eles tiverem um sistema próprio de datacenters e backboones!). Depender da nuvem para dados pessoais e trabalho é uma furada, para ligar um note então é ridículo! A grande questão é: da pra instalar um LUBUNTU10.10?? Se der, da pra usar.

Este post é antigo (2011-05-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.