Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Patentes no Android: Oracle vai poder incluir o CEO do Google para depor

A Oracle, que também recebeu uma ríspida ordem de reduzir sua estimativa exagerada dos danos que deseja cobrar do Google pela alegada infração às suas patentes, obteve a autorização de incluir como depoentes no julgamento Larry Page e outros 2 funcionários do Google, para falar sobre a questão das patentes do Java no Android.

Trecho do IDG Now:

A Oracle pode levar o CEO da Google, Larry Page, e duas outras pessoas a depor na Justiça como parte do processo em que acusa a gigante de buscas de violação de patentes no sistema operacional Android. A decisão foi proferida por uma juíza do estado da Califórnia (EUA).

A Oracle pode levar Page a depor por no máximo duas horas – o tempo não inclui intervalos – e apenas sobre tópicos que tenham relação à alegada violação de patentes e ao valor que o Android tem para a Google, descreveu a juíza Donna Ryu, da Corte Distrital do Distrito Norte da Califórnia.

A Oracle quer ouvir Page sobre seu conhecimento das negociações entre a Sun Microsystems e a Google entre 2005 e 2010 para obter uma licença do Java para o Android, e também sobre sua decisão de comprar a startup Android, acrescentou a juíza.

Em uma carta de 14 de julho, a Oracle afirmou que queria colher o depoimento de Page, dos ex-funcionários da Google Dipchand Nishar e Bob Lee, e de Tim Lindholm, um ex-funcionário da Sun que trabalha para a Google desde 2004. A Corte conduziu uma audiência por telefone em 21 de julho. (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    CarlosCaldas (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 8:51 am

    Acredito que a Oracle está pronta para o tiro de misericórdia no Google. Provavelmente vai fazer perguntas que:
    A)Se o Larry dizer a verdade compromete o Google;
    B)Se Larry mentir a Oracle pode provar que ele está mentindo e nos EUA ele se complica muito.

    Antes da Siebel ser comprada pela Oracle, ouvi um alto funcionário de lá afirmar que a Oracle é uma empresa predadora e que nunca entrou em uma briga com possibilidade de perder.

    É uma pena…

    psicoppardo (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 9:18 am

    ha ha ha… Ou um tiro no próprio pé. Java é tido como livre e etc. Lhe garanto que muita gente está pensando mais que duas vezes antes de implementar soluções de alta rentabilidade depois dessa besteira que a Oracle está fazendo.

    Minha opinião pessoal é que o rol de patentes em questão é muito ampla e não dá pra se ter um julgamento rápido, quer dizer isso vai se arrastar ainda e muito sem um resultado certo.

    Joao (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 10:21 am

    …..Java não é livre a Oracle é feia…….. malditas patentes

    Em toda essa istoria (com H somente depois do julgamento) do Google vs Oracle já encheu o saco esses comentarios como o do psicopardo… não por ser incorreto mas sim por repetitivo …proponho em todos os post referentes ao assunto deixar como default esse comentario assim poupa os nobres de ficar escrevendo toda hora a mesma coisa.

    Xinuo (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 10:43 am

    @psicoppardo, acredito que a Oracle esteja mexendo com a Google, por conta da sua Dalvik, se o Android usasse a JVM oficial (ou até derivada da oficial), a Oracle nada poderia fazer. Também acredito que a quase totalidade das aplicações Java, não-Android, devam estar nesta categoria. Em outras palavras: os desenvolvedores Java (não-Android) não deveriam ficar com medo da Oracle, por conta desse processo Oracle x Google.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 11:18 am

    @Xinuo, discordo de você, a Oracle está mexendo com o google porquê o Android está em evidência, se o Android fosse o último sistema na escala de popularidade para dispositivos moveis este processo não existiria.

    Acho que mesmo com uma jvm oficial by Oracle eles teriam sido processados, veja o exemplo do icedtea ninguém processa porquê?

    Android está na vanguarda e se alguém não só a Oracle tiver alguma chance processar, pode ter certeza, vai processar.

    jhonatam (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 12:33 pm

    Pessoal, acalmem os animos, eles sao profissionais de ambos os lados.
    serao ditas as palavras certas e um acordo será firmado, ainda como questao nao sabemos o que a oracle realmente tem !

    Um “detalhe” importante do caso: A Sun ofereceu o licenciamento de Java à Google por US$ 100 milhões. Agora dizem que o preço é de 6 bilhões.

    Acho que não vai colar com o juiz do caso, que se mostrou bastante insatisfeito com os dois lados, principalmente com a Oracle. A Google vai querer provar que Dalvik não é Java e que as patentes em questão não se aplicam ao que a Google faz, com razoáveis chances de sucesso, vide os itens já questionados junto ao escritório de patentes e que foram revistos por este como rejeitados. Os itens que sobraram não são suficientes para caracterizar infração, o que pode levar a Oracle a, além de não ganhar nada, ser bastante prejudicada com a queda de várias patentes.

    Mas o que a Oracle vai realmente “ganhar” é a desconfiança do mercado em relação ao Java, com a consequente perda de receita deste segmento.

    Sim, é o famoso tiro no pé.

    Processar um gigante de pesquisa achando que este não vá achar referências anteriores para invalidar suas patentes é imbecilidade, os caras vivem disso.

    A Google tem todo o interesse em manter essa briga até ganhar, ou pelo menos perder muito pouco, como forma de mostrar que com eles não é bom negócio brigar.

    Flávio

    Marcos (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 1:28 pm

    É o que o Flávio disse. E na pior das hipóteses da Oracle ganhar, o Google paga uma multa, tira o código que violou patente do Dalvik e fim de conversa. Isso já aconteceu tantas vezes com tantas empresas que me admira o mimimi que o pessoal criou.

    Tudo porque colocam o Google acima do bem e do mal…

    Iniciante (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 1:51 pm

    Tb acredito que a imagem do java vai ficar arranhada após este episodio. Mesmo que nas entrelinhas o processo não tenha nada a ver com Java, as conversas de mesa de bar vão dizer “a oracle tá processando o google por causa do android”, assim como os blogs e sites especializados estão noticiando dessa forma.

    E torço para que o Google vença, pois não gosto do comportamento da Oracle em relação ao que ela herdou da Sun.

    Ernest (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 4:34 pm

    Concordo com o Marcos. Além do mais, se alguém pode comprar alguém é o Google que compra a Oracle (ou faz coisa pior).

    Bremm (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 5:56 pm

    Parece que a Oracle vai dar uma de SCO. A começar pelo fato de dizer que o Dalvik infringe patentes, mas não especificar publicamente quais…

    Xinuo (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 6:29 pm

    @psicoppardo,

    Perceba bem o que eu disse acima, na hipótese da Google ter usado a JVM oficial ou código GPL v2 derivado dela para fazer a Dalvik, mesmo a Oracle tendo o maior interesse em ganhar em cima do sucesso do Android, teoricamente não poderia processar a Google por conta de violações de patentes, pois teria autorizado (implicitamente pela GPL v2) a quem utilizasse a JVM e derivações a se utilizar das patentes relacionadas.

    Digo isso baseado na opinião de pessoas que falam que não seria necessário utilizar a GPL v3, pensando e ficar protegido de patentes detidas pelos distribuidores do código, pois a GPL v2 já garantia implicitamente o direito de uso dessas patentes relacionadas.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 7:23 pm

    @Xinuo sou leigo para afirmar, e se estiver errado sintam-se a vontade para me corrigir, mas a Dalvik é escrita sobre licença GPL. Isso não impediu o Google de ser processado pela Oracle, então o que impediria outras maquinas virtuais que fazem uso da linguagem java de serem processadas (ainda acrescento mais, programas java), se usam licença GPL e suas variantes??

    Ao meu ver nada, a não ser o interesse. Isso se consolidariza também pelo fato de serem patentes amplas sem um termo especifico em si, seria algo como o “on click” da amazon por exemplo, ou num extremo maior como a apple por exemplo patentear a cor “branca” para dispositivos de informática, pois o branco está para a apple assim como o vermelho para a ferrari.

    A Sun antes de ser vendida para Oracle tinha deixado todo o código java aberto, mas se a Oracle ganhar esse processo, vai tornar todo aquele processo em vão.

    Continuo a afirmar: se eu fosse um alto executivo em alguma grande empresa de software pensaria duas vezes antes de implementar soluções em java de alta rentabilidade.

    Tomara que o tempo torne meu pensamento errado e que o java continue sendo livre como tem que ser (pois é uma excelente linguagem), mas prevejo tempestades no horizonte.

    Marcos (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 9:48 pm

    @Xinuo, se o Google tivesse usado o código GPL do Java, tudo bem. Mas ele usou código da JVM licenciada sob a CDDL na máquina virtual dele. Mudou os créditos e lançou como GPLv2. Essa é a questão. Segundo a versão da Oracle, claro.

    Pra quem não sabe, a Oracle tem 4 JVMs atualmente:
    1 – a OpenJDK, licenciada sob a GPLv2
    2 – a JVM oficial, usada como referência do Java e licenciada sob a CDDL, que é aberta mas não é considerada livre pela FSF, de onde a Oracle alega que o Google copiou código
    3 – a jRockit standard, que é gratuita, mas não sei se é aberta. Essa possui mais ferramentas de gerenciamento e é otimizada para ser mais escalável e rodar em grandes servidores. Pra aplicações standalone ela é bem pesada.
    4 – a jRockit Real-time, que tem alta performance e muitas ferramentas de otimização. Essa é comercial.

    A partir da próxima versão do Java a implementação de referência vai passar a ser o OpenJDK, que é GPL, pra terror dos anti-Oracle. Inclusive muita coisa das outras JVMs estão sendo passadas pra ela e continuando GPL (que horror!)

    A tendência das outras é se fundirem numa JVM comercial e ficar somente com duas.

    M A S da Silva (usuário não registrado) em 26/07/2011 às 2:24 pm

    É ridícula a posição de uma empresa de software proprietário que adquire uma empresa de software aplicativo e software de sistema baseados em compiladores livres, fechar a patente do que era de livre uso e ao invés de montar parcerias, agir para cassar os antigos acordos, mesmos informais e precários, que já existiam e que já estavam sendo postos em prática…

Este post é antigo (2011-07-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.