Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Passo-a-passo: 3D na web com Flex, Papervision3D e Blender

Enviado por Cícero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):

“Há muito que tenho pesquisado sobre web e 3-D. Já tentei trabalhar com o Vrml, mas não sabia nada sequer o que era código-fonte na época. Depois passei para o Viewpoint, um player que monta 3-D apartir de binários e anima esses binário por meio de um XML. Mas, apesar de um breve estudo sobre código-fonte, faltou-me a base de programação necessária para entender o processo. Mas li tanto que acabei entendendo algumas coisinhas essenciais, e de “hello world” em “hello world” comecei a conhecer algumas pessoas que trabalhavam nessa área e participar de pequenos círculos de programação.

Certo dia, um camarada ao qual respeito imensamente e tenho como mestre, falou-se sobre um tal de Flex. Dizendo que a Adobe disponibilizara um compilador para Flash, de código livre e que ele rodava no Linux! Na hora meu cérebro traçou um mapa mental remontando os tempos de minhas primeiras experiências com 3-D interativo, meus estudos com programação, meus conhecimentos com o Blender e uma conversa que tive uns dois anos antes com um amigo que me mostrou uma ferramenta livre para criar 3-D no Flash. A-há! Pensei… é agora! (…) ” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-01-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Taê um nincho especifico onde o uso do flash é necessário. É quase impossivel criar isso com recursos nativos do navegador (alguma primitiva com canvas é possivel?). Eu particularmente não gosto de flash, mas recursos desse tipo da pra criar aplicativos que exploram maquetes, e outros ambientes 3D com uma certa complexidade imagino.

    O legal é que não precisamos de ambientes e paradigmas de desenvolvimento caracteristicos do windows. Basta a priori um bom editor de texto, um terminal, bem estilo unix, mas provavelmente para trabalhos mais produtivos talvez o uso do eclipse com plugins especificos da linguagem ‘action script’ seja necessário.

    Parabéns para o cogitas3d que dedicou provavelmente um tempo consideravel para montar o tutorial que mostra as possibilidades que o papervision permite.

    olha, o compilador do flex é código aberto, o AIR também é código aberto, actionscript é código aberto, o SDK também….mas o player do flash!!!!!

    Acho difícil que o google, agora tão parceiro da adobe, consiga mudar alguma coisa no pensamento dos acionistas, eles devem olar pros numeros do android e pensar que estão ganhando uma sobrevida.

    Em tempo uma alternativa mais amigável ao código fonte aberto é usar o webGL do próprio google

    tenchi (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 10:41 pm

    3D? Web? Não. Não existe nada parecido rodando em navegadores web. WebGL ainda está distante da realidade. Afinal Safari, Chrome e Firefox já suportam todo o padrão. Só falta o Opera. A MS já anunciou que não suportará WebGL no IE9.

    Sites como este: http://bodybrowser.googlelabs.com/body.html , feito todo usando webgl, nada proprietário, não existem :-)

    Flash morrerá em pouco tempo. 3D é um nicho que Flash não é mais único explorador.

    tenchi (usuário não registrado) em 13/01/2011 às 10:52 pm

    @ericodc, ah sim, o WebGL não é do google. É um padrão aberto, pelo consórcio que mantém o OpenGL.

    elias (usuário não registrado) em 14/01/2011 às 12:06 am

    é.. franklin, já ouviu falar de webgl?

    3d só com html e javascript o.o

    eu não acreditava, até que vi http://www.chromeexperiments.com/

    exemplo simples: http://www.chromeexperiments.com/detail/monster/

    elias (usuário não registrado) em 14/01/2011 às 12:15 am

    hm, o exemplo que eu dei não usa webgl, mas sim um renderizador proprio

    mas enfim http://www.chromeexperiments.com/webgl

    só que meu chromium aqui é o ultimo estavel, ainda não tem suporte a webgl :(

    ou seja: webgl é msm pro futuro da internet, _hoje_ imagino que só com flash mesmo. a nao ser que seja um 3d simples, sem mtos poligonos ou efeitos, ou msm texturas..

    @elias, digita about:flags no seu Chromium e procure a opção de webGL pra ativá-la.

Este post é antigo (2011-01-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.