Passo-a-passo: 3D na web com Flex, Papervision3D e Blender
Enviado por Cícero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):
Certo dia, um camarada ao qual respeito imensamente e tenho como mestre, falou-se sobre um tal de Flex. Dizendo que a Adobe disponibilizara um compilador para Flash, de código livre e que ele rodava no Linux! Na hora meu cérebro traçou um mapa mental remontando os tempos de minhas primeiras experiências com 3-D interativo, meus estudos com programação, meus conhecimentos com o Blender e uma conversa que tive uns dois anos antes com um amigo que me mostrou uma ferramenta livre para criar 3-D no Flash. A-há! Pensei… é agora! (…) ” [referência: guiadohardware.net]
Taê um nincho especifico onde o uso do flash é necessário. É quase impossivel criar isso com recursos nativos do navegador (alguma primitiva com canvas é possivel?). Eu particularmente não gosto de flash, mas recursos desse tipo da pra criar aplicativos que exploram maquetes, e outros ambientes 3D com uma certa complexidade imagino.
O legal é que não precisamos de ambientes e paradigmas de desenvolvimento caracteristicos do windows. Basta a priori um bom editor de texto, um terminal, bem estilo unix, mas provavelmente para trabalhos mais produtivos talvez o uso do eclipse com plugins especificos da linguagem ‘action script’ seja necessário.
Parabéns para o cogitas3d que dedicou provavelmente um tempo consideravel para montar o tutorial que mostra as possibilidades que o papervision permite.
olha, o compilador do flex é código aberto, o AIR também é código aberto, actionscript é código aberto, o SDK também….mas o player do flash!!!!!
Acho difícil que o google, agora tão parceiro da adobe, consiga mudar alguma coisa no pensamento dos acionistas, eles devem olar pros numeros do android e pensar que estão ganhando uma sobrevida.
Em tempo uma alternativa mais amigável ao código fonte aberto é usar o webGL do próprio google
3D? Web? Não. Não existe nada parecido rodando em navegadores web. WebGL ainda está distante da realidade. Afinal Safari, Chrome e Firefox já suportam todo o padrão. Só falta o Opera. A MS já anunciou que não suportará WebGL no IE9.
Sites como este: http://bodybrowser.googlelabs.com/body.html , feito todo usando webgl, nada proprietário, não existem :-)
Flash morrerá em pouco tempo. 3D é um nicho que Flash não é mais único explorador.
@ericodc, ah sim, o WebGL não é do google. É um padrão aberto, pelo consórcio que mantém o OpenGL.
é.. franklin, já ouviu falar de webgl?
3d só com html e javascript o.o
eu não acreditava, até que vi http://www.chromeexperiments.com/
exemplo simples: http://www.chromeexperiments.com/detail/monster/
hm, o exemplo que eu dei não usa webgl, mas sim um renderizador proprio
mas enfim http://www.chromeexperiments.com/webgl
só que meu chromium aqui é o ultimo estavel, ainda não tem suporte a webgl :(
ou seja: webgl é msm pro futuro da internet, _hoje_ imagino que só com flash mesmo. a nao ser que seja um 3d simples, sem mtos poligonos ou efeitos, ou msm texturas..
@elias, digita about:flags no seu Chromium e procure a opção de webGL pra ativá-la.