Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Palestra Gratuita – Escalabilidade com PostgreSQL 9.0 Pgpool-II

Considerando que a indicação veio do Rubens Queiroz, da histórica Dicas-L, o evento certamente merece destaque.

Enviado por Rubens Queiroz de Almeida (rubens·queirozΘgmail·com):

“O Centro de Computação da Unicamp estará oferecendo, no dia 26 de maio de 2011, a partir das 9h, a palestra Escalabilidade com PostgreSQL 9.0 Pgpool-II, ministrada por Matheus Ricardo Espanhol.

Data: 26 de maio de 2011. Horário: das 9h00 às 11h00 min. Resumo da Palestra: “Com o novo modelo de replicação do PostgreSQL 9.0, torna-se viável a utilização de balanceamento de carga nas operações de leitura, uma vez que os servidores de contingência permanecem em modo read-only (Hot Standby). Apesar de ser uma replicação Master/Slave assíncrona, a funcionalidade Streaming Replication do PostgreSQL 9.0 garante uma replicação consistente e com atraso praticamente imperceptível para o usuário final. Este comportamento viabiliza a utilização dos servidores de contingência, denominados slaves, como fonte de dados atualizada, reduzindo a carga de leitura sobre o servidor principal. A ferramenta Pgpool-II possui a funcionalidade de balanceamento de carga, que foi aprimorada com funcionalidades específicas de integração com o PostgreSQL 9, proporcionando maior segurança na implementação de ambientes escaláveis. ”

Matheus Ricardo Espanhol é consultor de banco de dados pela Dextra Sistemas, especialista no SGBD PostgreSQL. Membro ativo da comunidade brasileira de PostgreSQL. Atua na área há cinco anos implantando ambientes de banco de dados de alta disponibilidade e alto desempenho, além de ministrar treinamentos na área para empresas privadas e orgãos do governo em todo o Brasil.” [referência: dicas-l.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Guilherme (usuário não registrado) em 24/05/2011 às 9:58 am

    Muito legal …

    E para nós do sul (RS) que recebemos o email de divulgação como fazemos ?

    Vai ter transmissão via WEB?

    Mauro (usuário não registrado) em 24/05/2011 às 12:13 pm

    Legal se for filmado e publicado: fora o pessoal que não vai poder atender por causa da distância (sou um deles, estou em SC), tem os que não vão poder comparecer por estarem trabalhando.

Este post é antigo (2011-05-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.