Os números dos navegadores após o lançamento do Firefox 4
Saiu a pesquisa mensal de navegadores, na sua primeira edição pós-Firefox 4 – e com resultado positivo para este navegador, o que tem sido raro nos últimos meses.
A ocasião justificava, e dediquei meia hora adicional a colocar em 3 planilhas e 6 gráficos as relações entre os números dos navegadores, a sua evolução nos últimos 12 meses, e até mesmo a participação de cada uma das versões mais populares, juntamente com alguma contextualização textual.
O resultado você encontra no meu post desta semana no TechTudo, do qual destaco um pequeno trecho:
(…) Todas as metodologias e fontes de estatísticas a este respeito têm suas falhas, mas há vários anos (desde a arrancada do Firefox na época do lançamento de sua versão 1.0) adotei uma mesma fonte de dados para esta finalidade: a pesquisa NetMarketShare (anteriormente conhecida pelo nome de pesquisa NetApplications).
Restrita e limitada como é, sempre percebi que ela tem atualizações regulares e seu histórico espelha bem as tendências de crescimento e redução. E o número de vezes que os resultados dela serviram para embasar as comemorações pelo avanço dos navegadores em código aberto dá a ela, para mim, um diferencial importante: o fato de ter sido aceita como fonte legítima pelo público ao longo de vários anos.
Medindo a situação
Hoje eu acompanho com atenção os dados de 3 navegadores: o Mozilla Firefox, em código aberto, e a dupla Google Chrome e Apple Safari – ambos usam o engine WebKit, em código aberto, e curiosamente derivado de um componente do ambiente gráfico KDE: o khtml.
A curiosidade com o efeito do lançamento do Firefox 4, há um bom tempo anunciada como o ponto de inflexão previsto para a curva deste navegador, me fez olhar para os resultados do mês corrente com mais atenção do que o usual – a ponto de perceber que, mesmo tendo sido lançado só no dia 22, a nova versão do navegador da Mozilla parece ter provocado mesmo uma mudança de sinal na sua série, efeito que tem sido raro: só em 3 dos últimos 12 meses o Firefox teve crescimento positivo. Mas cuidado ao interpretar o gráfico acima: para a escala permitir a visualização deste crescimento no último mês, o eixo vertical foi reduzido para mostrar apenas o intervalo de 20% a 25% onde houve movimentação no período – o que destaca a evolução mas arruína a proporção. (…) (via techtudo.com.br)
Off: Augusto, o que usa para gerar esses gráficos do artigo ?
Weber,
Acredito que o Augusto usa o iWork.
Augusto usa Mac, só faz esse blog por fazer :P
Deve ter usado o Numbers, do iWork.
Bem perguntado, mas neste caso específico o verbo não está correto: eu não “usei”, eu “pedi” para um colega regerar os gráficos para mim a partir das minhas planilhas, pois os meus não me pareceram estar à altura de um artigo tão centrado em gráficos publicado no layout do TechTudo – e eu não tinha outra planilha à mão.
Não sei usar muito mais do que as configurações default dos gráficos no BROffice (ou no Excel, ou no Numbers, etc. – sou fã de planilhas desde a década de 1980 e uso a que estiver mais à mão, ainda que seja o Lotus 1-2-3), e os meus gráficos estavam ficando assim: http://static.efetividade.net/img/exemplo-broffice.png
Sei que ele fez no Excel (provavelmente o 2011 para Mac) e imagino que ele tenha criado os gráficos usando também os defaults da ferramenta (é o que eu mesmo faria, se a tivesse à mão na hora). Ele não está online agora, senão eu perguntaria.
A exceção é o gráfico dos ganhos acumulados, que eu mesmo tive que refazer uma vez mais na hora da revisão (estava com erro) e aí só tinha o Numbers (do iWork, como o Claudio observou) à mão, e foi nele mesmo que resolvi a parada.
Excelente análise!!
Lembrando que a subida do FF 4 só pode ser considerada tendência se repetir pelo menos duas vezes. Caso o mês que vem ele caia de novo, vai ser um “ponto fora da curva”.
Espero que o FF recupere sua força e continue tirando público do IE. eheheheh
Nesse instante eu estou usando o FF4 e essa nova versão piorou bastante na minha opinião. Estou tendo problemas de lentidão que entes da 4 eu não sentia, principalmente com sites com muito javascript. Eu ainda não parei para analisar o que esta errado, alguns amigos tem falado que esta mais rápido mas para mim esta próximo ao insuportável de lento.
Infelizmente sou obrigado a concordar com o Cesar.
Ao menos no linux, o firefox 4.0 esta bem pior. A rolagem de tela com várias abas abertas fica irritante. Torço muito para o Firefox, mas se continuar assim, acho que só no Windows mesmo ele vai conquistar o mercado.
Achei o FF4 MUITO ruim, talvez o pior já lançado. Até o IE9 é melhor. Tenho usado Chrome e não volto mais para o FF. Entre o FF4 e o IE9 uso IE9.
@linoxman, @Gustavo Melo,
Pior, ruim, em relação a (ou ao) quê? A falta de especificação ajuda a deixar esses termos usados por vocês ainda mais subjetivos. Testaram? O quê? Por quanto tempo? Comparou com o quê? O relato de vocês pode até ajudar a melhorar o navegador, se for mesmo um problema.
Particularmente achei o Fx 4 muito mais rápido que o 3.6, tanto para abrir como para carregar páginas, tanto no Linux como no Windows.
@Cesar,
Um aspecto é verificar as extensões, a Mozilla está tomando uma iniciativa muito boa nesse sentido: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/performance/
Aí foi publicada uma lista das extensões que deixam o Firefox mais lento. A intenção é alertar usuários e desenvolvedores a melhorar suas extensões. Eu mesmo pude comprar uma diferença ao instalar e desinstalar a extensão Flashgot. Outra sugestão é fazer uma instalação nova e testar. E mesmo dependendo da página que estiver acessando, pode ocorrer como no seu caso, fica mais rápido em alguns navegadores do que em outros. Não que eu tenha experiência nisso, mas já ouvi relatos de páginas mais lentas e problemas de flash no Chrome, bem como em outros navegadores também… no meu ver, varia muito.
“o que destaca a evolução mas arruína a proporção”
Não cai o braço explicar. Parabéns pela lisura! :-D
Com o feedback de edições anteriores, vou refinando a lista das observações que me parecem óbvias mas precisam ser apresentadas explicitamente para evitar equívocos.
na minha máquina realmente o FF4, está com a mesma performace da versão anterior, não sei, pode ser pelo número de extensões.
Fiquei impressionado com o novo IE, realmente melhoraram aquela “carroça”, o Chrome continua rápido, mas vamos esperar o 11 pra ver no que dá.
No ubuntu do trabalho o “bicho é ligero!” (chromium)