Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Os números da “Invasão Android”

Em semanas recentes ouvimos falar do Android mais por aspectos menos brilhantes, como a ausência de disponibilização do código open source de uma versão lançada há alguns meses, ou a recepção morna aos tablets baseados neste sistema, mas vale lembrar que há outro aspecto a mencionar: os impressionantes números da plataforma Android no mercado de smartphones.

E são estes números (incluindo um vídeo que facilita a compreensão da magnitude) que o artigo do link a seguir apresenta em uma linha do tempo. (via gigaom.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 8:42 am

    A galera está sendo muito xxita com relação a disponibilização de código.

    O Excesso de abertura fez com que o mercado fosse enxurrado de smartphones genéricos com android com implementações e hardwares ruins. Para o usuário final, fica a impressão que o android é ruim.

    A Apple com todo o seu controle consegue garantir a experiência do usuário de forma muito melhor

    psicoppardo (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 9:10 am

    Discordo, software livre tem que manter seu código aberto e livre, mesmo sendo durante um período controlado, isso passa uma má impressão para a comunidade.

    Agora sem sombra de dúvida o sucesso da plataforma android até o momento é impressionante, eu mesmo estou me aprofundando no sistema para tentar desenvolver soluções pessoais usando java e python. Coisas que seria impensável de se fazer em sistemas com IOS, por exemplo.

    Agora a plataforma tem que avançar, principalmente no que diz respeito ao consumo de bateria, visto que tomando como base o iphone deixa muito a desejar, o tijolão (iphone) do meu irmão dura cerca de 5 horas a mais que meu galaxy 5, mas estou muito satisfeito apesar disso.

    O Google está certíssimo. Ser open source não significa ser bagunça.
    Muitos projetos OSS tem seus códigos fontes liberados só la pela versão 0.3 ou até apenas depois da versão 1.0. Com essa atitude, seus desenvolvedores conseguem garantir uma base minimamente sólida para que outros construam em cima e o projeto evolua na direção que se espera, com qualidade. Isso se faz necessário pois muitas vezes quem vai construir em cima são programadores sem noção ou preparo adequado, vejo isso acontecer o tempo todo. Então sai uma coisa ruim e todo mundo sai falando que o Android não é tão bom quanto o iOS, que o OSS está condenado a sempre ser de qualidade inferior e por ai vai.
    Se o Google quiser segurar a liberação do código até o ano que vem, para fazer o controle de qualidade, ele não só está certo como tem todo o direito. E quem não gostar que pegue o código do Linux (OSS) e vá fazer seu próprio sistema operacional!!!

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 9:38 am

    @psicoppardo pois é, eu tb tou desenvolvendo coisas para android, e ao olhar para o dealextreme e similares vejo que tem MUITO tablet e celular com procesador fraco demais e quando vc tenta aplicar algum código, sempre tem alguma preocupação chatinha tipo o ratio da janela, os mal customizado, um tem acelerometro, outro não, etc…

    No IOS vc consegue fazer tudo que consegue fazer no android, só é mais burocrático, caro, e vc vai ter que fazer em objective C. Em compensação, vc já sabe o que vc vai encontrar em termos de hardware.

    Marcelo (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 9:50 am

    O controle não deveria ser exercido através do código, e sim através da marca.

    A permissão para utilizar o nome Android deveria se dada pelo Google através de algum tipo de certificação de qualidade.

    Ricardo K. (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 9:51 am

    Eu ainda não vi ninguém comentar comigo que algum smartphone com Android fosse ruim, até os que talvez tenham implementações ruins. Usuário sabe que o Android existe, mas ainda não tem o pensamento de que talvez ele possa atualizar ou não.

    André (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 2:01 pm

    No futuro bem proximo, não haverá este tipo de discussão e sim quais modelos de celulares irão atender minha necessidade se é um com hardware parudo tipo dual core ou um chines baratinho que rode o aplicativo que desejo e atende minha necessidade. a diversidade vai reinar e pagaremos o preço justo para minha necessidade e não ser forçado por uma empresa ficar trocando de aparelho

    psicoppardo (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 2:57 pm

    @Paulo Pontes, veja, cabe também ao consumidor analisar o produto e ver se a empresa que disponibiliza o aparelho tem respeito por ele. Não é porque um aparelho venha com android, este tenha o mesmo desempenho do iphone 4, exemplo, mas se procurar direitinho e pesquisar somente um pouco, esse sujeito não vai pagar “gato por lebre”.

    Quando eu adquiri meu galaxy 5, eu já sabia de suas limitações e dificuldades e para que objetivo eu usaria o aparelho, além de claro analisar a experiência de outros usuários, sem falar que eu queria uma coisa barata que viabilizasse um descarte fácil caso não gostasse. Gostei tanto que minha próxima escolha entre Nexus One e o galaxy S, mas isso só ano que vem, até lá muita coisa pode mudar.

    Quanto a desenvolver aplicações, falo de coisa simples, tipo uma Constiuição em um BD simples, um cadastro de clientes e processos, coisas bem simples, sistemas esses que dado o meu conhecimento simplório, seria incapaz de desenvolver num ambiente IOS, por exemplo.

    diego cananea (usuário não registrado) em 19/04/2011 às 11:19 pm

    Eu esperava mais do android.. hj fico dependendo da google liberar atualizacao, depois a motorola liberar pra minha operadora.. e ela nem tem essa obrigação, fora q nao tenho direito a acesso root ou a compartilhar a conexao d dados…

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 25/04/2011 às 12:39 am

    @Paulo Pontes

    Concordo!

Este post é antigo (2011-04-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.