Os fabricantes de dispositivos móveis seriam fiéis ao Android se tivessem que pagar uma licença?
A pergunta do título acima vem do IDG Now, que oferece algumas análises sobre as possíveis respostas. Trecho:
Os fabricantes de dispositivos móveis seriam fiéis ao Android se tivessem que pagar uma licença? É esta a pergunta dos especialistas que acompanham a batalha entre a Oracle e a Google, e alguns deles dizem que não.
Se a Oracle vencer o processo que move contra a gigante das buscas online, as consequências para a Google e todo o mercado do Android podem ser terríveis, de acordo com analistas. A Oracle provavelmente não vai se contentar com um pagamento fixo – vai exigir uma porcentagem de cada smartphone ou tablet Android vendido. Isso acrescenta mudanças nos custo para fabricantes de aparelhos, e muitas empresas vão pensar duas vezes nos compromissos com a plataforma móvel da Google.
Apesar de ser improvável que as companhias abandonem o OS móvel por algumas taxas a mais por aparelho, elas podem começar a achar outros sistemas, como o Windows Phone, mais atraentes e começarem a reduzir a quantidade de celulares Android. (…) (via idgnow.uol.com.br)
Não sei se as empresas aceitariam ou não ter que pagar uma licença, mas, ao meu ver, a maior sacanagem disso tudo é que a licença não seria paga ao Google, mas à Oracle e à Microsoft. Quem desenvolveu tudo é obrigado a dividir com quem simplesmente *patenteou* uma tecnologia e não meteu a mão na massa, ganha no mole. Revoltante.
Essa é a impressão que eu tenho: provavelmente o Android e o Chrome OS estão fadados ao fracasso em virtude das patentes.
Outros sistemas Linux, assim como qualquer outro de código aberto adotado pelas massas, deve seguir o mesmo caminho.
Pergunto-me porquê a Microsoft não tomou as mesmas ações com a RedHat, por exemplo. Aliás, já tenho a resposta: porque o lucro não seria tanto, é melhor esperar que estas empresas tenham $$ suficiente.
É só impressão, espero estar totalmente errado.
Se houver a necessidade de pagar um sapo por causa das patentes, pode ser que realmente não seja mais tão atrativo como é hoje, mas será mesmo que tende ao fracasso?
Eu apostaria ainda em sistemas verdadeiramente linux como o Meego que virá no N9.
Dizem que o sistema está morto, mas se for verdade que cairá em desuso, até o momento em que isso acontecer já terei trocado por outro celular.
“Eu apostaria ainda em sistemas verdadeiramente linux como o Meego que virá no N9.”
FINALMENTE! To cansado da galera que defende Android só porque é Linux, mesmo Android NÃO sendo Linux :P
http://static.arstechnica.com/android-dev/android_not_linux.png
Aliás seria bacana mesmo se os fabricantes adotassem o Meego, eu gostei bastante do que vi no N9
Suhanko, Paulo Cesar
Se os fabricantes adotassem o Meego, aconteceria exatamente a mesma coisa: processos devido a violação de propriedade intelectual.
Empresas como Microsoft tem MILHARES de patentes, eles podem escolher quais usar em um processo.
O Meego, Ubuntu, Mandriva…todas violam patentes (não se esqueçam que até o Ctrl + C foi patenteado).
so teremos “paz” o dia q derrubarem as patentes de software ou ignorarem o mercado dos estados unidos
ja q as leis estao todas la
n sei o openjdk faz nos repositorios linux
é um software proprietário
se vc modificar é processado
Mas os fabricantes já pagam uma taxa ao Google.
Se o seu celular acessa o Market, está aí a taxa.
fhehehe
voces falam como se a google tivesse inventado tudo do 0 no android…
Mas já não está acontecendo justamente isso por causa da Microsoft?
impactou em alguma coisa na adoção do Android?
Pagar licenças para não pagar por patentes…. coisa de Portugues.
Java Trap.
Está acontecendo sim, com a HTC. Com a Samsung, está em vias de acontecer, dependendo de como negociarem . Mas é recente, demora um bom tempo até os consumidores poderem identificar mudanças na estratégia de plataforma que são internas e só geram resultado (em termos de novos aparelhos ou números de fabricação) vários meses depois.
Estou começando a ver conspirações:
Eu já me relacionei que com uma pessoa que trabalhava em uma grande empresa do setor de alimentos e ela me disse que a empresa obrigava os revendedores a venderem os seus produtos do preço que ela mandava, senão ela cancelava o desconto que ela dava e os produtos da mesma ficava mais caro que o valor de mercado e ai o revendedor ficava sem poder vender os produtos de uma marca famosa o que virava prejuizo.
E ai o que isto tem haver com o android e a MS?
Simples se a sua empresa vende PCs com o windows e outros produtos como os smartphones com Androi embarcado e recebe o famoso “desconto” da MS pro windows, e a MS te diz “se vc não topar pagar uma taxa de licenciamento pelo Android nos vamos cancelar o seu desconto no windows, mas se vc topar vamos aumentar seu desconto no valor da licença” nesta situação o revendedor topa pagar pelo android a MS.
Ai você me pergunta, por que a MS iria fazer tudo isto para não ganhar nada?
Eu respondo que a MS forçando algumas empresas a pagarem a licença pelo Android mesmo que o pagamento seja falso faz parecer que as suas alegações sejam reais.
E outra quem garante que as empresas que toparam pagar pelo Android a MS não tem suas ações compradas por figurões da MS?
Isso é mercado. O Android é bom, vai continuar vendendo. Acordos de compensações são feitos o tempo todo e isso é normal.
Gustavo Melo
“O Android é bom, vai continuar vendendo. Acordos de compensações são feitos o tempo todo e isso é normal.”
A questão é discutir se NESSE caso é normal e válida ou extorsão mesmo.
Depende muito. Na época em que o Symbian era um consórcio, a licença custava em torno de 3 dólares, algo do tipo.
Pergunta de um Noob em relação à patentes:Se as aves de rapina (MS e Oracle) conseguirem sangrar o Android até a morte lá nos Estados Unidos,seria viável o Google continuar bancando o Android para o mercado Europeu,América do sul e Ásia?
A Apple também poderá entrar na roda:
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/06/apple-vence-disputa-sobre-patente-de-telas-sensiveis-ao-toque.html
A Apple patenteou o toque de tela,ou seja,daqui a pouco o mercado para sistemas móveis só será viável para Microsoft e Aplle,pois as duas assassinarão a concorrência nessa área de sistemas para dispositivos móveis…
EU quero mais é que se f… O meu vai ser pirata mesmo…
viva a CHINA!
@Eduardo Veiga:
O openjdk está nos repositorios pq é um soft GPLv2 com todas as garantias que ele oferece. Ninguém é processado se modificá-lo. Inclusive todo o código de terceiros (isto é, que não eram propriedade da Sun) foram comprados para que o jdk pudesse ser licenciado dessa forma.
Não sei de onde vc tirou essa idéia, espero que seja só falta de informação. Cya!
O período em que estamos passando está parecendo uma idade negra dos computadores, onde a informação é dominada.
viva a CHINA!
Se a Oracle ganhar, bastaria o Google modificar o código que infringe a patente e a vida continua. Já houve casos parecidos e ninguém cortou os pulsos.
O Android chegou num momento que, tamanha sua popularidade, sendo cobrado patentes ou não, ele continuará popular. O consumidor exige o Android, e as fabricantes fazem o que o consumidor quer. Talvez os únicos prejudicados com isso sejam as fabricantes chinesas de baixa qualidade, mas elas não respeitam patentes de qualquer jeito.
Apesar disso, é uma grande sacanagem o sistema de patentes dos EUA, que faz com que qualquer empresinha consiga lucrar as custas das outras.
“Se a Oracle ganhar, bastaria o Google modificar o código que infringe a patente e a vida continua.”
Não sei se a coisa é bem assim. Parece que as patentes referem-se às técnicas, não à implementação do software.
É como aquele exemplo dos remédios. Não é a formula que está sendo patenteada, mas a doença à qual ele combate.
@Frank,a patente é porque encontraram código da JVM oficial da Sun/Oracle na JVM do Android. E a JVM da Sun é licenciada pela CDDL, que é aberta, mas não é livre.
Bastaria ao Google pegar o código equivalente na OpenJDK, que é GPL. Ou então copiar o código do Harmony, que pertence à fundação Apache ou do Kaffe ou de qualquer outra JVM livre. Ou mesmo fazer um código próprio.
O Google alegou duas versões: primeiro, que o código foi usado pra testes internos, mas não foi levado pra JVM final, disponibilizada no Android. Na segunda versão, ele admitiu que o código pode ter sido liberado por engano, mas que na prática não é usado.
De qualquer forma, acredito no Google e não deve ser difícil resolver isso. O máximo possível é pagar uma multa à Oracle, que pode ser cara pra nós, mas pra uma empresa do tamanho das duas, não vai fazer falta no caixa.