Oracle trabalhando para levar o DTrace do Solaris para a sua distribuição Linux
Via noticiaslinux.com.br:
A Oracle planeja trazer o DTrace para o (Oracle) Linux. “Não há informação sobre como o port Linux da ‘Dynamic Tracing Facility’ (também conhecida como Dtrace) se parecerá, mas esta é considerada uma função importante em novas versões do Solaris”. O Dtrace é licenciado sob CDDL, que é considerada incompatível com a GPLv2 usada pelo kernel Linux, dificultando a combinação ou troca.
• Publicado por Augusto Campos em
2011-10-07
Pois.. será que o empecilho maior não é mesmo o licenciamento ?
Senão me engano o FreeBSD já conta com isso faz um tempo.
@Weber Jr.
O FreeBSD não está limitado pela GPL 2. Seu kernel tem licença BSD-like.
@Weber Jr.
O FreeBSD tem licença BSD-like em seu kernel. Por isso não está limitado pela GPL 2 no que tange à inserção de softwares no núcleo ou em seu userland.
DTrace no Linux não é novidade. Só é distribuído como módulo devido à licença. Vamos ver se a Oracle altera a licença para permitir a inclusão na árvore oficial.
“The Linux port of DTrace has been available since 2008;[9] work continues actively to enhance and fix issues. Standard core providers are available (fbt, syscall, profile), plus a special “instr” provider (some of the Solaris providers are not yet available). The Linux DTrace implementation is a loadable kernel module, which means that the kernel itself doesn’t have to be modified, and also allows DTrace to avoid CDDL vs. GPL licensing conflicts.”[1]
[1] http://en.wikipedia.org/wiki/DTrace
Seria ainda mais legal se trouxesse o ZFS para o linux.
eles provavelmente terão que liberar o código sob gpl, e isso vai garantir que a funcionalidade vai chegar a todas as distribuições
André Luis Pereira dos Santos
“O FreeBSD tem licença BSD-like em seu kernel. Por isso não está limitado pela GPL 2″
André, acho que entendeu mal, meu comentário foi justamente por aí. Que a limitação de uso do Dtrace não seria técnica e sim da licença.
“Seria ainda mais legal se trouxesse o ZFS para o linux.”
Esse caso vai ser mais interessante. A Oracle financia e desenvolve o brtfs para o Linux, que compete com os recursos do zfs, da Sun. Agora que pertence a ela, provavelmente os projetos vão ficar no mesmo rumo: brtfs pro Linux, zfs pro Solaris.