Oracle formaliza proposta de abrir código do JavaFX
Colocando em prática o que anunciou em um evento recente, a Oracle formalizou a proposta de abrir o código do toolkit de interface de usuário JavaFX, incorporá-lo ao Java 9 e inclui-lo no projeto OpenJDK.
O projeto receberá o nome de JFX, e seu código é composto por 6000 itens públicos de API, 11.500 testes unitários, bibliotecas, efeitos, suporte a aceleração por hardware, a CSS e mais. (via h-online.com – “Oracle formally proposes open source JavaFX – The H Open Source: News and Features”)
• Publicado por Augusto Campos em
2011-11-03
Depois de toda a contra-informação contra o Java por causa da disputa entre a Oracle e a Google (no caso do Android), não creio que o JFX consiga algum destaque agora =(
Alguém usa o JavaFX? Existe algum produto conhecido que usa ele?
sendo aberto mais pessoas passariam a usá-lo, é apenas ampliação de mercado, com possíveis entradas no ambiente de tv digital
acho que perdeu a onda…
mas.. como diz o ditado..
antes tarde, do que mais tarde ainda…
Acho que a tag “Bino” seria bem apropriada nesta notícia…
bando de reclamões, sempre reclamando e reclamando.
Parabens ORACLE !
Chegou tarde, Oracle. A defunta Sun já estava cogitando a abertura desse código (para torná-lo competitivo, e não uma questão de bondade corporativa) desde antes de ser comprada e na versão anterior (que ainda usava uma linguagem especial e era cheia de probleminhas).
A Oracle tocou a nova versão que parece ter ficado boa, mas falhou na demora em abrir a licença. No mundo móvel JFX foi atropelado pelo Android. Em aplicações Web, perde por não ter se tornado parte do padrão corporativo (o tal do JEE), porque nesse caso a plataforma precisaria ser mais transparente do que era.
Perdeu o bonde.
Nunca usei JavaFX, mas continuando a existir é muito bom. O importante é ter alternativas.
Scott: muito difícil. Quando eu estava estudando tecnologias parecidas, o QML se demonstrou incrivelmente superior. O JavaFX teve vários pontos negativos: linguagem esquisita (por ser nova, deveria ser bem mais simples, e não complicada), qualidade gráfica ruim (péssimo antialiasing) e performance ruim (ou seja, Java)
@Paulo, segundo o que eu sei:
Atualmente, JavaFX já não tem mais linguagem esquisita: é java e só java.
Qualidade gráfica: pelo que eu vi, parece ok.
Performance ruim: até onde eu sei, isso não é mais verdade a muito, muito, muito, muito… tempo.
Ótima notícia. Paulo, isso td já não é mais verdade, leia o que o Porfirio comentou.
O pessoal do OpenOffice não estava, numa época atrás, reescrevendo a interface com JavaFX? Pra mim este seria um excelente uso.
Renaissence era o nome do projeto, mas não foi para frente. Quem sabe o pessoal do LibreOffice consiga fazer alguma coisa.
Die, monster!
@tenchi, o OpenOffice na verdade, apenas cogitou, mas como a Sun estava ruim das pernas a ideia não foi pra frente.
Quanto ao JavaFX, a intenção é usar na TV Digital e em outros dispositivos embarcados, além de torná-lo a opção padrão pra aplicações desktop no lugar do swing, já que a arquitetura do JavaFX oferece vários recursos que o swing não oferecia.
E o pessoal do LibreOffice depois que a Apache deixou o projeto mãe parado, só estão adiando o LibreOffice 3.5, afinal de agora pra frente se eles quiserem alguma novidade vão ter de desenvolver sozinhos, sem copiar do outro projeto e assumir as glórias.