Oracle descontinua licença que permitia incluir sua Java VM em distribuições Linux
A Oracle anunciou o encerramento da DLJ (OS Distributor License for Java), licença não-livre criada nos tempos da Sun e que permitia aos distribuidores Linux empacotar as versões do Java da Oracle, garantindo assim que os usuários das distribuições pudessem ter acesso fácil contendo a bem testada versão do Java da companhia, enquanto o OpenJDK estava em desenvolvimento.
Segundo uma fonte da Oracle que respondeu a um questionamento de um mantenedor do Debian, o encerramento da licença DLJ deve-se à maturidade do OpenJDK, que já é a escolha de várias distribuições Linux e reduz a necessidade de oferecer o Java da Oracle.
O mantenedor do Debian em questão informou que há uma série de questões quanto à transição para o OpenJDK: problemas com fontes de caracteres, applets e suporte ao OpenJDK por parte de desenvolvedores de vários pacotes. (via h-online.com)
Que beleza… #fail Oracle.. denovo… acho que é hora da comunidade passar a ignorar o Oracle e apontar 100% para o PostgreSQL. #perdeu
E aos poucos a Oracle vai matando o seu Java nos *nix e quem quiser que pague depois! Será que tem alguma coisa a ver com a briguinha com o Android?
Mas p/ mim que nem gosto de java mesmo…
Como o OpenJDK passa a ser a implementação de referência do JDK a partir do Java 7, não vai fazer muita falta, já que todos os recursos da especificação estarão no OpenJDK.
mais um passo para java se tornar um aplicativo “premium” rentável, só para oracle é claro.
A única coisa que uso da Oracle é o VirtualBox… devo começar a me preocupar também ? :)
Pô oracle, fala sério, de novo!!
Que Eu saiba isso remove o java de ser incluso em Distros e não de ser usado nas distros, coisa que alias a maioria já vinha fazendo há alguns anos…
Sempre achei o uso de VMs, desnecessário e fonte de lentidão … e nunca cumpriram a premissa da portabilidade, C/C++ e código nativo acabam sendo mais portáveis que uma JVM por exemplo…
Hora de voltar a estudar Python!
Calma gente a Oracle está aqui para ajudar =P
Cade “ele” e seus argumentos para defender a posição da empresa?
Marcus tem razão. A Oracle viu que um pessoal dava preferência à outra forma de incluir Java nas distros e resolveu remover o esforço. Para quem precisa de ajuda, tente http://download.oracle.com/javase/7/docs/webnotes/install/linux/linux-jre.html que vem com tudo bem explicado.
Ei, mas o choque não é justificado. As distros não dão preferência pra Oracle, então por que eles deveriam dar preferência pro Linux? Nas palavras imortais: “Se você quer rir, tem que fazer rir.”.
Em tempo: Ignorar Oracle DB em favor do PGSQL? É, claro. São equivalentes, né?
A Oracle vai tornar a tecnologia Java algo bem próximo do que é a Tecnologia Delphi: proprietário, gerido por uma única empresa e ultrapassado.
Vai aparecer o chato do MarcosAlex defendendo o Java que pra mim que sou usuário Linux não me serve de nada, é totalmente inútil, por enquanto só uso o VirtualBox, daqui a pouca vem a conta, mas está certo é uma empresa, e tem que ganhar com isso.
A maior parte das distros já usam OpenJDK não?
Não =[ As distros vem com java da Oracle, mas será que isso se aplica à todas as versões, até o Java 6 ou será a nova versão?
Para quem está preocupado com o Oracle VirtualBox, ela já oferece um repositório APT: http://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads
Estão reclamando do que ? Todo mundo poderá continuar usando Java através da OpenJDK e nada impede o pessoal de baixar a JDK diretamente do site da Oracle e para aqueles que dizem que Java é lento ou ultrapassado, só digo que essas pessoas pararam no tempo.
O que muda, na realidade, é o fato da instalação de servidores que dependam do JDK Oficial (Jboss por exemplo), onde o cara tinha um simples apt-get, agora tem que se virar com algum script que baixe e faça o trabalho.
O OpenJdk é padrão no Fedora se não me engano, mas ainda possui alguns problemas relativos a renderização de fontes e aceleração 2d simples (É mais que perceptível no PyCharm por exemplo e ReceitaNet).
Segundo uma fonte da Oracle que respondeu a um questionamento de um mantenedor do Debian, o encerramento da licença DLJ deve-se à maturidade do OpenJDK, que já é a escolha de várias distribuições Linux e reduz a necessidade de oferecer o Java da Oracle.
E qual era o esforço que a Oracle tinha que fazer? Manter uma licença antiga?
Penso que a tag “Bino” é pertinente à notícia.
Sem falar, principalmente, na atualização desse pacote em todos os servidores (coisa que deveria ser mais simples com um repositório): como aparece algo em torno de 500 vulnerabilidades/semana possivelmente será muito chato ficar atualizando o jdk nos servidores …
@Marcus Fazzi
VMs não são feitas apenas por portabilidade (Vide .NET que só roda em Windows), mas também por desempenho, sim desempenho. As VMs conseguem otimizar código em tempo de execução (vide JIT), e este código tende a ficar mais rápido que linguagens sem VM em processos que rodam por bastante tempo (como sistemas Web por exemplo). Em alguns casos, Java .NET podem ser mais rápidos do que C/C++. Tem lugar pra todo mundo no mundo ;)
Quanto a notícia, não vejo muito problema também, as distros já incluem por default o OpenJDK mesmo. Se alguém precisar da VM da Oracle é só ir no site e baixar, do mesmo jeito que o pessoal do Windows faz.
Concordo plenamente com o comentário acima.
Em contrapartida a JRockit tem uma license free para desenvolvedores…
http://blogs.oracle.com/henrik/entry/jrockit_is_now_free_and
E quem ler o link acima, verá que a Oracle está fazendo um merge das funcionalidades da JRockit + HotSpot no OpenJDK…
Ou seja, a prioridade é o OpenJDK e em algum tempo parar de dar suporte/manter a JRockit e a HotSpot.
Não vejo motivo para toda essa choradeira.
Esse foi um duro golpe em vários programas que confiam no Java. O OpenJDK está ainda bem longe (em desempenho e em confiabilidade) do Java oficial da Oracle. Sinistro mesmo…
Putz, avisto problemas com o Banco do Brasil !
CEO de óculos
escuros: cego ego
sem Oráculos
O pessoal nem entende direito o que está acontecendo e já ficam todos desesperados. Não vi nada demais na notícia já que o openJDK passará a ser o padrão de referência. Achei isso ótimo até.
Agora que o site do BB nunca mais funciona.
Oracle conseguindo o que promotores de outras linguagens nunca conseguiram:
Fazendo muita gente pensar em não usar mais a Linguagem.
@Maicon,
Pois é… e isso só torna cada vez mais distante o sistema simples via Linux para o usuário final. Instalar programas no Linux em geral é por pacotes e de preferência na própria distribuição. Imagina um parque de 2000 máquinas rodando Linux pros usuários e ter que ficar atualizando 1 a 1 por problemas de fonte e renderização do OpenJDK?
A, você que usa o VirtualBOX, relaxa, daqui a pouco ela descontinua também.. e cria um VMWare Killer proprietário e que vai custar uma nota.
Que distro que vem com Java da Oracle? Nenhuma. Portanto o efeito dessa mudança é zero (ou quase).
O Slackware traz os dois no dvd de instalação: tanto o JRE ftp://ftp.osuosl.org/pub/slackware/slackware-13.37/slackware/l/jre-6u25-i586-1.txz quanto o JDK ftp://ftp.osuosl.org/pub/slackware/slackware-13.37/extra/jdk-6/jdk-6u25-i586-1.txz
Completando, o comentário anterior foi para o Giovanni.
“Que distro que vem com Java da Oracle? Nenhuma. Portanto o efeito dessa mudança é zero (ou quase).”
@Spif obrigado mas eu já conheço esse repositório (inclusive eu faço a instalação a partir dele).
Se a Oracle resolver não mais oferecer a versão open-source, ela poderia lançar um Virtual Box 5.0 fechado ? Se sim, existem pessoas fora da empresa dispostas/com know-how a realizar um fork ?
pelo menos da uma chacoalhada no pessoal pra desenvolver esse openjdk mais rápido…
Java, que tinha tudo para dominar o mundo, ficou doente nas mãos da Sun e morreu nas mãos da Oracle.