Ops: O CEO da Sun tinha endossado o uso das tecnologias Java no Android – isso muda algo?
Um complicador adicional para a Oracle lidar no seu processo contra o uso de tecnologias Java de forma não-licenciada no Android: na época do lançamento do Android, o CEO da Sun (que na época era a dona do Java) congratulou publicamente a novidade, anunciou que iria apoiar com ferramentas adicionais, e ainda afirmou que a Sun era parte daquele esforço.
Para completar, ele ainda declarou, na ocasião, que a Sun teve grande prazer em adicionar o Google Android à lista dos desenvelvodores suportados pela Sun em todas as plataformas baseadas em Java”.
É possível que haja mais informações nos bastidores que precisem ser consideradas na análise, mas no momentovale mencionar que a Oracle tirou do ar o velho blog do CEO da Sun em que constavam as declarações acima.
Vale destacar que as declarações em si não necessariamente substituem uma licença formal para usar as patentes e o copyright que a Oracle afirma estarem sendo violados no Android. Ao mesmo tempo, é possível que fique mais difícil continuar sustentando que o Google violou intencionalmente estes direitos. Aguardemos, naturalmente, os próximos capítulos. (via zdnet.com)
No minimo, o ex-CEO será convidado para depor – a favor do Google.
http://yro.slashdot.org/comments.pl?sid=2348832&cid=36882124
Android sairá ileso dessa, a Oracle nao tem base para pedir muita grana e nem para impedir a continuidade da plataforma !
Afinal de contas qual é a real intenção da Oracle? Está em crise e necessita urgente de dinheiro e uma alta indenização do Google viria a calhar ou quer forçar uma “sociedade” no faturamento da publicidade com o Google ou quer simplesmente ver o Android destruído em parceria com outra empresa anônima mais interessada no Android fora da parada?
@pimentel,
Só se fosse a Apple. O Android tornou-se lucrativo para a Microsoft, mais que o Windows Phone 7 o é hoje.
@Marcel
Amigo, chamar de lucrativo é forçar a barra. Ela vem ganhando dinheiro só da HTC por enquanto e o Google já entrou na briga de patentes para proteger as empresas parceiras.
A Microsoft ganha quando mantém os usuários no ecossistema dela (Windows/Windows Phone). Quando alguém sai desse ecossistema é prejuízo para ela. Ninguém sabe se os tablets e smartphones vão prejudicar de verdade o mercado de PCs, mas caso isso ocorra, o Win Phone está mal posicionado para concorrer. Garanto que o Android não é nem de longe um bom negócio para ela…
@Trx64,
a Microsoft vai lucrar mais com vendas de celulares da samsung com andoird do que com os celulares que usam seu sistema.
basta ver se eles vão conseguir os $ 15.00 de cada dispositivo.
http://www.h-online.com/open/news/item/Report-Microsoft-wants-15-for-each-Samsung-Android-device-1274600.html
Não sei se o fato do CEO ter dado boas vindas tem algum valor jurídico. Aguardo algum parecer de quem entende mais de direito do que eu (que entendo quase nada).
Em outra news relacionada, a Sun chegou a oferecer licenciamento de toda tecnologia envolvida por algo em torno de 100 milhões, bem distante dos 6 bilhões que a Oracle pede.
Em vista disso, o juiz do caso atual pediu pra Oracle baixar bastante o valor pedido.
A oracle veio para se queimar literalmente! :-)
Se não mudar essa postura vai virar cinzas ou vai apenas disputar o mercado de banco de dados…
Não se trata (só) de dinheiro …
se trata de influência … de poder.
Hum…. tiraram o post do cara do ar… Porque não pesquisam no cache do Google? Ops. Do Google? hauhuhuahau
a Oracle ta procurando sarna pra se coçar……. podia ficar quieta na historia, to vendo a hora ela receber do acordo do processo, menos do que ta gastando com advogados……
Briga de cachorro grande é sempre legal de se ver!
Daqui a pouco vão fazer o “Piratas do vale do silício 2″
Muito sem sentido essa analogia quando a declaração do CEO da Sun.
Seria o mesmo que o vídeo de parabéns que a Microsoft fez para o aniversário do Linux ser considerado uma liberação quanto as patentes que a Microsoft reclama frente as implementações no Linux.
@pimentel,
Voce pergunta : Qual é real intenção da Oracle ?
Eu respondo : O DB deles perdeu o posto de primeiro lugar para o DB2. O CEO deixou de ser o homem mais rico do mundo. Software de Gestão corre atrás do SAP mesmo depois de comprar outras empresas de renome no mesmo ramo. Ela me parece a antiga CA (Computer Associates) que comprou mundos e fundos e ainda assim não era primeiro lugar em nada. Querem se tornar relevantes ao menos com o Java, é com o Java que ela quer fazer dinheiro. O processo contra a SAP demonstrou que o melhor caminho é os tribunais onde o custo é menor do que gastar em desenvolvimento de algo realmente inovador.