OpenShot 1.4: editor de vídeo não-linear
Enviado por Marcelo Soares Souza (marceloΘjuntadados·org):
- Melhorias na linha de Tempo (Timeline) – Mais efeitos de Vídeo e Audio – Aprimoramento na Correção e Ajuste de Cor – Muitos novos efeitos de vídeo e audio – 15 novos perfis de vídeo e atualização nas descrições – Novas animações 3D – Novas transições – Muitas melhorias na árvore de diretório nos projetos – Aprimoramente das traduções – Removido o uso do “melt” – Melhoria na pré-visualização em miniatura (Thumbnail) – Melhoria na edição de títulos – Novos atalhos de teclado – Aprimorado a precisão de cores nos título animados em 3D – Muitas correções de erros e melhoria geral na performance – Funciona melhor agora com o MLT 0.7.4+, mas mantém compatabilidade com as últimas versões” [referência: marcelo.juntadados.org]
O Kdenlive e alguns outros por exemplo fazem muito bem o papel de edição simples. Mas espero que um dia o pacote Adobe chegue no Linux. Porque para quem trabalhar com vídeo profissional como eu ainda depende do Mac ou Windows, de preferência Mac por conta da estabilidade. Um dia chegamos lá! haha
Nossa que diferença, o novo Open Shot está fantástico para editar vídeos caseiros, perfeito para quem quer boas horas de diversão sem dor de cabeça =].
Vou até ministrar um mini curso sobre essa ferramenta um dia desses =]!
É uma pena ele não ter um frontend em GTK (para evitar a instalação das bibliotecas Qt em sistemas que não usam o KDE como gerenciador de área de trabalho), mas nem por isso deixo de usá-lo.
@Bremm:
OpenShot sempre foi GTK. O Kdenlive é que é Qt. Inclusive a equipe está portando ele (o OpenShot) para GTK3.
Atualização: Já foi portado para GTK3.
@MidnightHunter
Desculpe, não fui claro em meu comentário.
Aproveitando, será que tem VLC em GTK também? Porque o QGtkStyle não é lá grandes coisas.
@Bremm:
Havia um projeto chamado Gnome-VLC, mas parece que foi pra frente…
Ainda teremos que conviver com o tempo de abertura do VLC por mais algum tempo… Mas depois de aberto, o desempenho dele é bem legal.
Aqui eu uso o Totem pra quase tudo. Quando ele começa a apanhar e alguns controles, aí o VLC entra em ação. Mas o Totem tá chegando lá…
Atualmente o Gnome-VLC chama-se Gnome Media Player. Desisti de usar o Totem quando ainda usava o Xubuntu, pela quantidade absurda de bugs sem solução, mesmo com o ciclo de 6 meses da distro.
aur/gnome-media-player 0.1.3-2 (26)
—-A simple media player for GNOME that supports libvlc, xine-lib and libgstreamer
Vou dar uma testada nele novamente. Obrigado!