OpenELEC 1.0: Linux no seu home theater
Se você tem um computador ligado à TV da sala, é possível que vá se interessar pelo OpenELEC que, após 2 anos em desenvolvimento, chegou à sua versão 1.0. Trata-se de uma distribuição específica para esta finalidade, que promete boot em 10 segundos, instalação simples e em menos de 5 minutos, atualização automática e tem a sua funcionalidade principal baseada no XBMC, um aplicativo bastante conhecido pela sua versatilidade para manter e exibir a sua coleção de vídeos e músicas. (via lwn.net – “OpenELEC 1.0 Released [LWN.net]”)
alguém tem alguma dica de mini desktop para eu instalar isso? de preferência com resfriamento passivo, pois o som de ventoinha estraga a experiência na minha opinião
E um desktop de baixo custo?
Paulo,
A escolha do gabinete está condicionada ao hardware que será usado. Se for rodar o XBMC, convém verificar os requisitos, ele não é muito leve.
Várias distros tem este software XBMC em seu repositório:
http://pkgs.org/search/?keyword=XBMC&search_on=name&distro=0&arch=32-bit
Qual a vantagem de uma distro específica com o XBMC?
Se a proposta dela pudesse ser definida como “ser uma distribuição específica com XBMC”, acredito que não haveria vantagem nenhuma.
Não compensa montar um computador só para isso. O Boxee faz esse trabalho muito bem. E custa 500 reais no mercado livre!!
Com as TVSs (principalmente Samsung) vindo com suporte a navegação na internet, tocando filmes mkv em 1080p, além de AVI e uma serie de outros containers, esta ficando completamente dispensável os acessórios para estas funções.
Comprei um player Blue-ray, nunca vi um filme inteiro nele, e tenho filmes, tenho a Logitech Revue (com o google TV) também não passei mai de 1 hora nela.
A TV faz tudo, se for algo digno de ser feito no PC, sera feito no PC, no IPAD, a TV esta encampando quase todos os penduricalhos, só falta acesso a internet decente no Brasil para o negócio se disseminar de vez e sem volta.
Eu experimentei o OpenELEC a mais de um ano, quando criei meu HTPC mas não tive muita sorte, o sistema era promissor mas estava bem crú e teve problemas com meu hardware. Acabei de comprar uma placa ION nova para uma segunda unidade então talvez seja tempo de testar novamente.
Pode ser uma boa alternativa para aqueles que têm um computador sobrando, ou acabam de comprar um novo e o antigo computador “oficial” fica meio que encostado… mas, claro, tudo está condicionado ao gosto e necessidades do usuários. Hoje em dia, computador na TV não é só pra ver filmes, mas tb pra jogar, acessar internet, ver vídeos via streamming, acessar rádios online, etc e tal…