Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Open NFe 2: Segunda Geração de NFe Open Source

Enviado por Marcelo Rocha (marceloΘrochadigital·com):

“A partir de 1º de abril de 2011 a versão 1.10 da NFe não estará mais disponível, exigindo que os sistemas estejam preparados para a segunda geração, também conhecida como NFe 2.0. A solução open source RDI Open NFe, da empresa RDI Rocha Digital Intelligence, já está preparada e disponível para download no site opennfe.codeplex.com.” [referência: opennfe.codeplex.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-02-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Mandriva - Fedora (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 8:43 am

    Só para constar, esta solução só funciona no windows, o seguinte texto foi retirado do site do desenvolvedor:


    Informações importantes
    Antes de instalar o Open NFe é preciso que você saiba:

    1) Open NFe é uma solução open-source escrita em C# e Delphi (apenas o Servidor de Impressão de DANFE) e está sob a licença GPL;
    2) Segundo esta licença, a RDI não oferece garantia sobre eventuais bugs;
    3) Demais assemblies (DLLs) enviadas junto ao projeto são freeware mas não Open Source;
    4) Caso não concorde com os termos, por favor não instale a solução.

    Ciente disto, aconselhamos que você prepare uma máquina como servidora de Nota Fiscal Eletrônica. Essa máquina precisa ter:

    1) Acesso a internet;
    2) Acesso aos certificados;
    3) Acesso a uma base SQL Server 2005 ou superior (você pode obter a versão gratuita – Express – no site da Microsoft);
    4) Acesso a uma impressora
    5) O .NET Framework – versão 2 – instalado.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 10:01 am

    Antes mesmo de chegar no comentário do “Mandriva – Fedora” eu já sabia que vinha alguma pegadinha quando estava lendo o texto e vi que estava hospedado no codeplex .

    André Machado (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 11:28 am

    2) Segundo esta licença, a RDI não oferece garantia sobre eventuais bugs;

    Mesmo a GPL isentando a garantia, o Código de Defesa do Consumidor obriga que o fornecedor de serviço ou produto ofereça uma garantia legal pela prestação ou fornecimento do mesmo pelo período mínimo de 90 dias. Além disso, a GPL permite que o desenvolvedor possa oferecer garantia em troca de pagamento, não obstante nossa legislação local. Alguém que fornece um aplicativo para emissão de notas fiscais deveria saber disso.

    Carlos (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 12:02 pm

    Não vejo problema em ser um software somente para o Windows. Se os desenvolvedores só sabem programar para Windows e para .NET, não tem como eles fazerem software para outra plataforma. Pelo menos estão bem intencionados ao liberar aquilo que eles fizeram sob GPL.

    HeDC (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 12:52 pm

    Esperaí? Onde está o RESPEITO AO CONSUMIDOR? Quer dizer que deve ser OBRIGADO a usar essas PORCARIAS de softwares Microsoft? Isso é também um grande desrespeito ao consumidor!

    Marcelo Rocha (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 12:54 pm

    Prezado André Machado,

    o Código de Defesa do Consumidor, como o próprio nome diz, só pode ser citado onde existam relações de consumo. Este texto se refere ao download e utilização do Open NFe sem conhecimento ou consultoria por parte da RDI.

    Marcelo Rocha
    Diretor Executivo
    RDI Rocha Digital Intelligence

    Marcelo Rocha (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 12:56 pm

    A solução foi desenvolvida em C# visando a plataforma Microsoft. Entretanto, é possível a utilização no Linux através do Mono como pode ser visto em http://www.rochadigital.com/artigo_estudo_caso_1.aspx.

    André Machado (usuário não registrado) em 18/02/2011 às 10:34 pm

    Prezado Rocha,

    Entendi sua colocação. No entanto, segundo a imagem http://www.rochadigital.com/img/img008.jpg acredito que haja algum erro com o título do menu “Configuraaaes”. A comunidade espera uma solução nativa e, quiçá, com a possibilidade de se escolher usar uma base de dados livre que não dependa do Windows para funcionar.

    Embora eu também não seja fã de Windows e dificilmente use um aplicativo feito só pra essa plataforma, quero registrar algo.

    Não sei se é verdade que “a comunidade espera uma solução nativa”, e nem acho que alguém deva ser criticado assim por lançar em software livre a solução que desenvolveu para a plataforma que usa, como se estivesse em débito de fazer algo mais.

    Da forma que eu entendo, quando “a comunidade espera” alguma coisa, ela se organiza para providenciar – não exige que quem já fez alguma outra parte do processo faça aquilo que “a comunidade” precisa e esse outro alguém não precisou.

    Em especial, discordo de quem diz que está havendo um desrespeito por fazer alguém ser obrigado a usar sistemas da Microsoft. Não me parece que ninguém esteja sendo obrigado a usar nada, pelo contrário, está sendo oferecido um recurso. Quem oferece não obriga, o usuário usa só se puder, e estiver disposto a aceitar os requisitos.

    Bruno L. Simão (usuário não registrado) em 21/02/2011 às 10:43 am

    Após o comentário do Sr. Augusto Campos, não ha o que acrescentar. Claro, objetivo e completo.

    Mas, gostaria de dizer que baixei e utilizo o OpenNFe desde sua versão 1.0 sem nenhum problema. As poucas vezes que tive dúvidas, a RDI me prestou suporte por email de forma agil e precisa. Para quem teme a aparição de algum BUG, basta contratar o suporte da fornecedora do software.

Este post é antigo (2011-02-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.