Open Hardware: Novatec lança livro em português de introdução ao Arduino
O Arduino é um microcontrolador open source projetado tendo em mente tornar mais acessível o uso de eletrônica em projetos multidisciplinares, e vem sendo cada vez mais usado em projetos criativos, e este livrão (453 páginas, 17 capítulos) que a Novatec acaba de lançar no Brasil pode ser o guia básico que você precisa, mesmo que você não tenha grande conhecimento prévio em eletrônica nem em programação.
As lições do livro são de complexidade crescente: o leitor começa acendendo leds, passa pelo controle de motores, contadores, displays, sensores, telas e termina com um trio mais avançado: cartões SD, RFID e rede local Ethernet.
Via novatec.com.br:
No livro Arduino básico você aprenderá tudo sobre o popular microcontrolador Arduino, trabalhando em 50 projetos incríveis. Nesse processo, você passará do estágio de iniciante, de quem está apenas começando a programar com o Arduino e a utilizar conceitos de eletrônica, até adquirir as habilidades mais avançadas e a confiança necessária para criar seus próprios projetos espetaculares. Não é necessário ter nenhuma experiência em programação ou eletrônica! Em vez de exigir que você leia páginas e páginas de teoria antes de começar a criar seus projetos, este livro adota uma abordagem mais prática. Você mergulhará diretamente na criação de projetos desde o início, aprendendo a utilizar diversos componentes elétricos e a programar o Arduino para controlar ou se comunicar com esses componentes.
Bom dia Augusto,
como eu posso indicar ou compartilhar as informações de um modo mais fácil das informações deste site com meus contatos do “Google Plus” ?
Marcio, até o momento ainda não estudei uma maneira de integrar o BR-Linux ao Google Plus. Imagino que farei isto no futuro próximo.
O Br-Linux é o primo pobre dos Blogs do Augusto, tenho a impressão que é o que tem o visual mais carregado e antiquado, além de menos recursos de mídia social.
Merece elogio pelo botão de preview de comentários, dá uma chance de revisar as tolices antes de enviar, isso o Efetividade e o BR-Mac não tem. :)
Quanto ao post em si é o tipo de notícia que gosto, e vou, compartilhar com os amigos.
Eu comprei esse livro há algum tempo na Amazon. Recomendo, mas não é nada de extraordinário, parece mais uma coletânea de howtos (como do próprio arduino.cc, que pode ser traduzido no browser), além das famosas ‘emblomation pages’, repletas de código desnecessário. Uma coisa que gostei muito é a preocupação do Michael McRoberts em proteger o hardware, sugerindo o uso de componentes extras como no exemplo de controle de motores (apesar de preferir o exemplo do Repeat do Miau, de onde tirei a referência para escrever sobre controle de motores em meu blog. JABA: http://suhanko.wordpress.com).
Não tem nada de primo pobre; é o primo que prefere gastar seus recursos com conteúdo do que com o visual e complementos. Entre meus blogs, o BR-Linux é o mais antigo, o que tem a base de dados mais complexa, o que tem maior volume e que me consome mais tempo e mais esforço, além de ser atualizado com mais frequência, o que me deixa bem menos tempo para eu me dedicar a questões administrativas e de design.
Os recursos de mídia social estiveram presentes aqui bem antes de estarem no Efetividade (e de o BR-Mac existir), mas lá pela décima vez que alguém me cobrou alguma coisa em relação à privacidade de alguma rede social linkada, ou me exigiu que desse suporte também à rede social obscura que era de sua preferência e que era a única que eu poderia escolher no mundo porque usava software com sei lá qual licença, eu desativei o suporte a todas elas, discretamente, e tudo ficou mais pacífico.
Retomar o suporte a elas por aqui certamente reabrirá as mesmas discussões, e é uma decisão que eu preciso pensar bem. Certamente este suporte voltará, mas infelizmente não é tão simples como foi no Efetividade ou no BR-Mac.
Não é mais fácil copiar a URL e colar?
@Augusto, não que eu me preocupe com isso, mas talvez o “AddToAny” que existe para o WP, sirva.
“Não tem nada de primo pobre; é o primo que prefere gastar seus recursos com conteúdo do que com o visual e complementos.”
Ui!
Prá Linux (ao menos Ubuntu ou afins) não há instruções, deve-se ir a Internet. Paga-se R$89 pelo livro mas falta do linux (mas há da tralha mais famosa imprestável).
Fiquei contente em ler que seu maior trabalho é dedicado ao br-linux e ao que diz respeito ao linux.
Sou praticamente um iniciante ainda, mas vou te dizer uma coisa amigo Augusto.. o povo é esse que uns discutem e se prejudicam uns aos outros, outros se ajudam e progridem, uns que permitem a maldade em momentos curtos ou longos.. e outros que procuram permitir menos o que num leva a nada melhor.. ou quase nada. Mas saiba amigo que ao observar este mundo percebo que os grandes homens e mulheres são os que apóiam e auxiliam e estão com o povo. Mesmo que as vezes canse as forças e vemos tal classe social sem tantas discussões ou conflitos aparentes(os mais esclarecidos, mais ricos, etc).. o povo tem algo debaixo desse agito todo que é sei lá cara, é inexplicável. Acho que por isso que Jesus, Sócrates e todos que marcaram ficaram com o povo.. ao invés de estarem governando de reinos fechados, de castelos ou mansões.
Bom.. desculpe escrever muito.. e Parabéns pelo br-linux Augusto Campos.. como eu que sempre num momento do dia passo pra ver as notícias do dia.. devem ter mts e mts que fazem o mesmo. E o Linux não pode acabar nunca, só se melhorar e incentivar novas idéias e novos conceitos pra melhorar esse mundo(Informático) que será o “tudo”(o meio) na vida de todas as pessoas logo logo.. será comunicação.. a relação.. compreensão.. estudo.. conhecimentos, diversão.. saúde, e tudo que já é e o que virá.. e tudo isso numa base de ideias como as do Linux, GNU, GPL, etc.. e mts q virão.. será uma base muito boa assim como foi a Filosofia pras ciências e pras artes e senso comum em toda História deste mundo.
Lá vou eu escrevendo mais, mas é isso, obrigado e até mais.
Ah, meus conhecimentos ainda são limitados, um estudante pra LPI.. mas se eu puder ajudar em algo.. dá um alô por e-mail. Falou
O SDK do Arduino é tudo o que você precisará para se conectar, não tem segredo, é comunicação serial e o SDK faz isso sozinho. Todo o resto é C/C++ na interface do SDK.
Para criar clients de comunicação, ai tem que se virar nos 30. No meu blog fiz um tutorial para discar para um Asterisk para mudar a cor do led rgb, fiz um tutorial para android (utilizando Necessitas para programar em Qt) para mudar a cor do led rgb pela rede e escrevi outros tutoriais de comunicação com o Arduino. O livro serve mais para referências diretas do Arduino, mas você também pode visitar o playground do Arduino (http://www.arduino.cc/playground/) e se divertir com muuuuitos exemplos.
Jabá do meu blog de novo: (http://suhanko.wordpress.com). Estou me divertindo bastante com Arduino e recomendo :-)