Onde a Microsoft lucra mais: Com o Android ou o Windows Phone?
Trecho da matéria da NetworkWorld publicada no Brasil pelo IDG Now:
Um dos setores mais rentáveis da Microsoft é o de dispositivos móveis. Mas não pense que o Windows Phone 7 está decolando – a fonte do dinheiro é outra e atende pelo nome de Android.
Sim, o sistema da Google baseado no Linux é um dos alvos preferidos da gigante em se tratando de ações judiciais. Nos últimos anos, o número de processos por quebra de patentes aumentou consideravelmente pelo lado da companhia de Redmond, mas, em vez de priorizar sua luta contra a própria desenvolvedora do software, ela prefere denunciar as fabricantes que o utilizam.
A última vítima foi a Wistron Corp., braço da Acer. Ela concordou em repassar parte do que ganhar com cada aparelho da plataforma vendido. Segundo comunicado da Microsoft, o contrato assinado assegura “ampla cobertura em termos de patentes sobre os tablets, smartphones, e-readers e quaisquer outros dispositivos que rodem plataformas Android ou Chrome”.
Você não encontrará os produtos da Wistron nas lojas, já que ela apenas fabrica componentes para outras marcas. O fato de o processo incluir não só o Android, mas também o Chrome, demonstra que a Microsoft está atacando a Google em múltiplas frentes. O SO construído a partir do navegador chegou recentemente ao mercado via empresas como Acer e Samsung. (…) (via idgnow.uol.com.br)
Essa “empresa”, só ira sobreviver dessa forma………..
Essa “empresa”, só ira sobreviver dessa forma………..[2]
Daqui a pouco vai descontinuar o Windows, Office e outros produtos e ficar só processando outras empresas. :P
Já que não temos competência para fazer um software decente, vamos extorquir dinheiro de quem faz.
Sabe, estou muito desanimado com as patentes de software.
Pelo que estou vendo, parece que o software livre não é uma alternativa boa: as grandes empresas que tentam utilizá-lo (Google) não conseguem por causa dessas malditas patentes!
Será que a Google não tem competência para criar alternativas às funcionalidades patenteadas que o Android/Chrome usam?
@Fenor
Acho difícil criar alternativas, pois a alternativa criada pode muito bem já ter sido patenteada.
Oa nossos amigos lá do norte tem essa fissura por patentes e por isso patenteiam tudo (tudo mesmo) justamente para ganhar uma grana caso alguem crie algo parecido.
Se bobear até o duplo clique já foi patenteado.
@Fenor o problema parece ser que não se pode “criar” nada que se assemelhe a algo já patenteado. As patentes são muito genéricas e é impossível se fazer software hoje sem infringir nenhuma delas…
A Microsoft não questiona o Google nunca, questiona empresas menores.
Sabe que questionando o Google, o furo é mais embaixo, tanto em dinheiro para combater, quanto em publicidade que isso irá gerar.
Pena mesmo é essas empresas extorquidas não resistirem um pouco mais, o jurídico deve mandar pagar para se incomodar menos.
A verdade é que o SL não pode se incomodar com a MS ou com Bill Gates. Tem que seguir o seu caminho (pagando a eles ou não).
A MS ganha dinheiro de todas as formas possíveis. Me lembro que a Apple só não faliu porque Bill Gates comprou muitos milhões em ações. Então quem pensa que a Apple está diminuindo os lucros de Bill Gates se engana, pois provavelmente ele está ganhando muito dos dois lados… e esse cenário não é exclusividade da MS.
Bill Gates é um cara tão esperto que provavelmente deve ter ações do Google, da Red Hat, etc. Como ele tem mais ações da MS é interessante que a MS ganhe mais do que as demais empresas…
É simples, basta estas empresas venderem algumas ações para a MS… ela vai processar a propria a empresa que investe?
loop infinito!!!
@Rodrigo:
Sim o duplo clique é patenteado sim, e justamente pela MS!!!
Não me lembro detalhes do caso, mas ela abriu mão de cobrar royalties ou licenciamento por esta…
Acho que aí também ia ser demais… e iam chiar muito!
Isso parece piada! Cômico, se não fosse trágico!
Rodrigo,
A Microsoft patenteou o duplo clique em 2004.
Já que não temos competência para fazer um software decente, vamos extorquir dinheiro de quem faz.[2]
São atitudes como essas que vão podando a criatividade das empresas.
E outra, se a Nokia mudar seu logotipo para um quadrado com quatro cores, será que eles vão processá-la também?
Paulo
“E outra, se a Nokia mudar seu logotipo para um quadrado com quatro cores, será que eles vão processá-la também?”
Não faz sentido processar subsidiárias.
Pergunta: Se a sede da Samsung fosse no Brasil ou em qualquer outro país que não permite patentes de software, como ficaria?
@Julio Neto
A filial da empresa nos EUA seria processada pela MS e a samsung pagaria direitos do produtos vendidos por la.
Acho que as empresas que tem problemas com a MS deveriam se unir e pedir uma auditoria do código fonte dos produtos da MS. Aí seria possível ver que esta empresa provavelmente viola patentes de outros também.
Fellype
“Acho que as empresas que tem problemas com a MS deveriam se unir e pedir uma auditoria do código fonte dos produtos da MS. Aí seria possível ver que esta empresa provavelmente viola patentes de outros também.”
Mas aí que está talvez a maior perversidade do sistema de patentes. Não se trata de copiar propriamente dito.
Basta uma descrição genérica e uma implementação que indique vagamente uma relação que pronto.
Por exemplo, se você patentear “Limpar janelas usando duas mãos simultaneamente” e eu fizer isso, não interessa se eu faço complexos movimentos circulares de dar orgulho no Mestre Miyagi ou outra forma, tem juiz que vai me fazer pagar.
Se bobear, tem juiz que diria que até duas pessoas usando uma mão cada, ao mesmo tempo, ou pares (quatro ou outro lavadores) iria se encaixar na “violação”.
E com qual objetivo hoje as empresas vivem fazendo patentes? Para lucrar com quem elas usam.Não deveria acontecer isso.É muito fácil contratar um carinha de TI e ficar pensando as N formas de um algoritmo para depois patentear e ganhar muito dinheiro.
Até mesmo qualquer pessoa se ficar imaginando novos recursos de uma interface gráfica pode ser patenteado.
Existe a saída do Google intervir com o seu jurídico para livrar a empresa que está sendo extorquida pela Patent Troll®.
Bremm
“Existe a saída do Google intervir com o seu jurídico para livrar a empresa que está sendo extorquida pela Patent Troll®.”
Como já falei comentando no outro artigo sobre a extorsão…
Tenho pra mim que o Google oferece ajuda, mas as empresas recusam com medo de represálias da MS.
Por exemplo, deixar de ter vantagens em acordos futuros.
Não é teoria da conspiração, ela já foi acusada de fazer coisa semelhante, pressionar fabricantes para que NÃO usar linux em netbooks, e assim “garantirem” cooperação da MS.
@Weber Jr.
Li tua colocação em outra postagem, depois. E ocorreu-me a mesma coisa: persuasão (no pior sentido).