NSA oferece seu banco de dados NoSQL Accumulo ao projeto Apache
Talvez o verbo “oferecer” não seja o mais adequado: sendo mais preciso, o que a agência nacional de segurança dos EUA fez foi candidatar o Accumulo como um projeto para ser integrado à incubadora de projetos da Fundação Apache, mais ou menos como a Oracle fez recentemente com o seu OpenOffice.
Mesmo com toda a aura de mistério ao redor da NSA e do seu envolvimento com outros softwares, é interessante ver governos contribuindo softwares open source de interesse dos setores público e privado desenvolvidos em seu âmbito – uma variação ao modelo mais comum de vamos apoiar, vamos adotar, vamos fomentar, vamos migrar, vamos criar 2 portais e 3 eventos.
O Accumulo é um banco NoSQL construído no âmbito da NSA sobre os projetos Hadoop, Zookeeper e Thrift (todos da Apache), principalmente em Java, mas com um diferencial interessante – e típico dos aplicativos da NSA, imagino: controle de acesso mais granular. Segundo a NSA, este recurso pode ser bastante aplicável a contextos governamentais, hospitalares e outros em que a privacidade for um fator primordial. (via h-online.com)
Não é primeira contribuição e endosso da NSA com software livre.
Mas cada vez que aparece fico pensando lembrando daquela “verdade” com muitos defensores: Software Livre é coisa de Comunista.
NSA Comunista
:)
“uma variação ao modelo mais comum de vamos apoiar, vamos adotar, vamos fomentar, vamos migrar, vamos criar 2 portais e 3 eventos”
Augusto, você se refere à algum governo que eu conheço? hehe
Mas falando sério, será que nenhum órgão do nosso governo soltou umazinha linha de código sequer? Deve ter alguma coisa não?
Sim, tem bastante software livre em âmbito governamental no Brasil também. Lembro de ter visto alguns projetos interessantes da Embrapa, outros na área de segurança pública, etc. Sempre é bom ver exemplos positivos!
@Clésio
Você está meio por fora… o governo tem muita coisa disponibilizada como livre.
De uma olhada: http://www.softwarelivre.gov.br
Ia postar, mas o Barba (ou ‘a’ Barba, vai saber), foi primeiro. No portal do software público tem dezenas. Muitos órgãos públicos estão disponibilizando seus softwares com o fonte e assinados. Dá até pra auditar se a versão que eles estão utilizando na prática é a mesma disponibilizada.
Um ótimo software desenvolvido pelo governo é o GPWEB, pra gerenciamento de projetos. Tem de tudo: análise de risco, gerenciamento de qualidade, aquisições, custos, cronogramas…Nem MS Project nem dotProject chegam perto. E os desenvolvedores são muito abertos a sugestões de fora.
O governo tem muita coisa errada, mas também dá suas bolas dentro. No bom sentido, claro! :)
Revista edição especial 6 Software Público Brasileiro (0800!!!)
http://www.linuxmagazine.com.br/especial/lme_6_software_publico_brasileiro