Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


NSA oferece seu banco de dados NoSQL Accumulo ao projeto Apache

Talvez o verbo “oferecer” não seja o mais adequado: sendo mais preciso, o que a agência nacional de segurança dos EUA fez foi candidatar o Accumulo como um projeto para ser integrado à incubadora de projetos da Fundação Apache, mais ou menos como a Oracle fez recentemente com o seu OpenOffice.

Mesmo com toda a aura de mistério ao redor da NSA e do seu envolvimento com outros softwares, é interessante ver governos contribuindo softwares open source de interesse dos setores público e privado desenvolvidos em seu âmbito – uma variação ao modelo mais comum de vamos apoiar, vamos adotar, vamos fomentar, vamos migrar, vamos criar 2 portais e 3 eventos.

O Accumulo é um banco NoSQL construído no âmbito da NSA sobre os projetos Hadoop, Zookeeper e Thrift (todos da Apache), principalmente em Java, mas com um diferencial interessante – e típico dos aplicativos da NSA, imagino: controle de acesso mais granular. Segundo a NSA, este recurso pode ser bastante aplicável a contextos governamentais, hospitalares e outros em que a privacidade for um fator primordial. (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-09-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 8/09/2011 às 2:39 pm

    Não é primeira contribuição e endosso da NSA com software livre.

    Mas cada vez que aparece fico pensando lembrando daquela “verdade” com muitos defensores: Software Livre é coisa de Comunista.

    NSA Comunista

    :)

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 8/09/2011 às 5:07 pm

    “uma variação ao modelo mais comum de vamos apoiar, vamos adotar, vamos fomentar, vamos migrar, vamos criar 2 portais e 3 eventos”

    Augusto, você se refere à algum governo que eu conheço? hehe

    Mas falando sério, será que nenhum órgão do nosso governo soltou umazinha linha de código sequer? Deve ter alguma coisa não?

    Sim, tem bastante software livre em âmbito governamental no Brasil também. Lembro de ter visto alguns projetos interessantes da Embrapa, outros na área de segurança pública, etc. Sempre é bom ver exemplos positivos!

    Barba (usuário não registrado) em 8/09/2011 às 6:14 pm

    @Clésio

    Você está meio por fora… o governo tem muita coisa disponibilizada como livre.

    De uma olhada: http://www.softwarelivre.gov.br

    Marcos (usuário não registrado) em 8/09/2011 às 8:50 pm

    Ia postar, mas o Barba (ou ‘a’ Barba, vai saber), foi primeiro. No portal do software público tem dezenas. Muitos órgãos públicos estão disponibilizando seus softwares com o fonte e assinados. Dá até pra auditar se a versão que eles estão utilizando na prática é a mesma disponibilizada.

    Um ótimo software desenvolvido pelo governo é o GPWEB, pra gerenciamento de projetos. Tem de tudo: análise de risco, gerenciamento de qualidade, aquisições, custos, cronogramas…Nem MS Project nem dotProject chegam perto. E os desenvolvedores são muito abertos a sugestões de fora.

    O governo tem muita coisa errada, mas também dá suas bolas dentro. No bom sentido, claro! :)

    Claudiomar (usuário não registrado) em 9/09/2011 às 1:21 am

    Revista edição especial 6 Software Público Brasileiro (0800!!!)

    http://www.linuxmagazine.com.br/especial/lme_6_software_publico_brasileiro

Este post é antigo (2011-09-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.