Novo projeto: MameBOX – guia completo para criar seu próprio arcade, do gabinete aos detalhes gráficos
Aguardamos as novidades e instruções detalhadas!
Do blog do Adilson Oliveira:
Após uma longa, cansativa e fria semana no FISL, tirei alguns dias de folga para me dedicar a alguns reparos domésticos e a um projeto antigo, meu próprio gabinete de arcade ou fliperama como alguns chamam.
Neste momento já tenho o software básico pronto (baseado em uma versão bem enxuta do Ubuntu), estou construindo o gabinete e pretendo documentar todo o processo embora eu não vá tirar fotos da construção.
Vou documentar o processo que estou usando, inclusive os macetes que estou adquirindo no processo e, se achar que realmente precisa de uma foto, irei tirá-la. Eu estou usando uma técnica de construção bem simples e deve ser muito fácil reproduzir meu trabalho com as instruções que irei disponibilizar. Espero ter o básico do gabinete pronto amanhã e o painel de controles (que é o mais complicado) durante a semana. Aguardem por mais novidades e planos! (via bloguemos.com)
Poxa, um projeto assim tem que ter fotos né. Espero que coloque no minimo uma foto final.
Adoraria acompanhar o projeto mas a única coisa que vi no site foi um ‘querido diário vou fazer um MameBOX’.
Sim, o que você encontrou foi o anúncio de que o projeto teve início e será documentado. Espero que isto não o impeça de acompanhá-lo, conforme ele for sendo publicado.
Taí uma coisa que eu sempre quis fazer…
Quero muito ver isso.
Não seria mais interessante usar um versão bem enxuta do Slackware? ele é mais customizável, acho que o ganho de aproveitamento da GPU seria maior, ou estou errado?
Obrigado pela chamada Augusto!
Eu preferia que comentassem no meu blog mas o br-linux também é minha casa :)
Respondendo às perguntas do pessoal:
@Illidan: Desculpe se não ficou claro. Vão ter fotos sim mas não durante a construção pelos motivos citados. A aparência final ou quase final com certeza terá registro fotográfico assim como o painel de controle que considero o ponto mais crítico.
@Vinicius: Desde ontem à noite já tem as primeiras ideias e um esboço do gabinete.
@psicopardo: Uso Ubuntu por mais acostumado com ele. Se usasse Slackware (nada contra, aliás sou fã do projeto e amigo de muitos da velha guarda dele) muitos iriam me perguntar porquê não Ubuntu. De qualquer modo emuladores de jogos antigos, qué é meu foco, rodam em máquinas muito pequenas para o padrão de hoje e nem precisam de GPU. De mais a mais, num projeto como este não faz diferença que distribuição seja usada, vai mais do gosto pessoal mesmo.
@ adilson: é necessário estar logado para comentar no seu blog. Isso
dá preguiçaé menos favorável à adição de comentários.Vou acompanhar a evolução do projeto, pois eu pretendo ajudar um amigo meu em algo parecido.
@adilson obrigado pela resposta.
Espero ver seu projeto funcional e documentado, não só a parte da construção, mas também a experiencia, tipo problemas dificuldades etc. E como não, a parte divertida, tipo, jogos compatíveis, videos dos confrontos e etc.
Boa sorte.
@Fellype: É verdade que precisa registro mas podes usar openid.
@psicopardo: A minha ideia é exatamente documentar os problemas e pegadinhas à medida que for encontrando. Projeto de gabinete tem às toneladas.
Fiz um controle de arcade, com 10 botões, usando um joystick, o mais difícil é a parte da souda na placa(contatos). O controle funciona bem no Ubuntu 11.04 .
Espero ver o projeto do arcade completo
Ah sim, a primeira parte falando da construção do gabinete já está no blog. Não esperem que esteja tudo lá, estou postando à medida que vou fazendo.
@adilson,
Só uma pergunta: como será esse gabinete? Será semelhante àqueles verticais ou como aqueles que possuem assento, como os de corrida?
@adilson, obrigado pelo esclarecimento, espero que o arcade tenha a cara mais oldscholl possivel. Fliperama! xD
Opa.
Uma dúvida, vai ter algum programa de controle como o powerspin:
http://hyperspin-fe.com/
@Celio Alves, os planos já estão no site, dê uma olhada por lá.
@Arthur: Eu estou estudando o assunto mas seria a última coisa a ser feita. Eu cheguei a entrar em contato com o autor do Hyperspin mas além da impossibilidade técnica (foi escrito em um ferramenta de animação da Adobe) ele não tem interesse em ajudar a fazer um porte para linux então resolvi começar a estudar o problema do zero.