Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Novo GIMP em uma janela

Enviado por Felipe Sentelhas (fsentelhasΘlinuxnewmedia·com·br):

“Em uma entrada na página do projeto, a equipe de desenvolvimento do GIMP anunciou o lançamento da terceira revisão do ramo 2.7.x do GIMP (GNU Image Manipulation Program). De acordo com os desenvolvedores, o GIMP 2.7.3 introduz uma grande gama de importantes recursos e uma nova interface gráfica para o usuário, que agora é apresentada como uma única janela.

Nesse novo modo de uma janela, elementos como os menus de ferramentas ou de camadas ficam alinhados ao lado da imagem, na mesma janela, ao invés de serem exibidos em outras janelas, próximas à da imagem. Esse novo modo não está habilitado por padrão, os usuários podem selecioná-lo através do menu Janelas / Modo de Janela Única. Entre as outras mudanças estão o gerenciamento da sessão de trabalho e um novo widget de escala/spinbutton que toma menos espaço. Novas dicas de ferramentas também foram acrescentadas.

A série 2.7.x é o ramo de desenvolvimento do projeto, que eventualmente se tornará a versão estável 2.8. Como é de praxe, não recomendamos o uso de versões de desenvolvimento em ambientes de produção ou sistemas de uso crítico. Encorajamos que os usuários testando essa versão informem quaisquer críticas que tenham ou problemas que encontrarem.

Para saber mais sobre esse lançamento, acesse a notícia completa no site da Linux Magazine.” [referência: linuxnewmedia.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fabricio (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 8:55 am

    Na minha opinião os desenvolvedores insistiram tempo demais na interface ‘mdi’. Bom saber que está prestes a mudar.

    JosephDiniz (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 9:11 am

    Já estão recebendo ajuda da “cumunidade” ou continua um trabalho de um homem só?

    http://br-linux.org/2010/gimp-2-8-o-da-janela-unica-atrasa-pela-falta-de-desenvolvedores/

    Sou muito fã do Gimp mas notícias assim me desanimam muito, não só com o Gimp mas com toda essa história de “comunidade” e o próprio SL.

    Frank (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 9:30 am

    “GIMP 2.7.3 introduz uma grande gama de importantes recursos e uma nova interface gráfica para o usuário”

    Essa mudança de interface muda muitos dos conceitos do GIMP. Acho que deviam tem mudado logo pra versão 3.0.0.

    Bremm (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 10:57 am

    Gimp em janela única é vantagem para quem tem apenas um monitor. Normalmente quem trabalha com edição possui dois (no mínimo).

    Guaracy Monteiro (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 11:07 am

    Até hoje não descobri o motivo de tanta insistência na mudança da interface. Felizmente o usuário pode escolher e, é claro, cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Não sei se o pessoal do Mac reclama da interface do Photoshop CS. Pessoalmente considero recursos como agrupamento de pincéis, agrupamentos de camadas e outros, tão ou mais importantes.

    Bem, tem quase dois anos que eu testei a versão 2.7 do GIMP. No caso da fotografia, esse tempo fez com outros programas mais aptos para a área disputassem com sucesso a fatia do GIMP. É o caso do rawtherapee, darktable e photivo. Para muitos (maioria?) não faz diferença mas agora deve-se esperar mais um ou dois anos até que saia a versão 3 com suporte 16bits por cor (e outras coisinhas) para que alguns resolvam considerar o GIMP na edição de fotografia.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 11:18 am

    Eu não gosto muito dessa idéia de aplicativos com janelas voadoras rebeldes.

    Mas ao mesmo tempo me passa impressão que é reclamação mais influenciada por usuário windows, que mal sabe que existe possibilidade de múltiplos desktops.

    O Lazarus (IDE para o Freepascal) também é assim, com janelas voadoras. Agora se possa usar como janela única (com extensão AnchorDocking), mas sempre usei em desktop separado e estava de bom tamanho.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 11:51 am

    Ufa!

    Iuri de Arruda Gules (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 11:54 am

    Não sei se só ser janela única vai resolver o problema das reclamações sobre a interface, acho que a maioria dos usuários que reclamam da interface quer é uma interface exatamente igual a do photoshop que nem o pixel image editor ou splashup. Mas essa mudança pode melhorar sim a experiência do usuário.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 12:41 pm

    O MyPaint tbm migrou (mas muito mais rapidamente) da interface com múltiplas janelas para uma configuração que permite as duas possibilidades, assim como o gimp faz. A diferença é que o gimp está demorando séculos para implementar estas funcionalidades.

    Ao meu ver o problema maior do gimp não é nem ter janelas múltiplas (se bem implementado, funciona que é uma beleza), mas a questão da performance. Nas próximas versões (o gimp adotou um sistema de releases curtos, com menos funcionalidades mas que mostre que o projeto continua vivo) serão atacadas principalmente o uso da GPU para agilizar na performance. E isso é excelente, pois, por exemplo, o Krita, do KDE, que sempre foi lento, deu um salto de performance incrível quando passou a adotar esta técnica. E, levando em conta o fato de a maioria das pessoas hoje ter uma GPU decente, esta opção será bem-vinda.

    Compilei aqui estes dias o gimp e ele me parece mais lento em ações simples (o simples desenhar com um pincel simples) que as versões anteriores. Espero que este comportamento mude com o lançamento da versão “ponto zero”.

    Guaracy Monteiro (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 1:42 pm

    O pessoal tem que ver que não foi só implantar a possibilidade de MDI/SDI. A utilização/integração com a GEGL demanda um tempo considerável, o que é compreensível. Depois de tudo integrado, as coisas irão correr mais tranquilas.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 2:05 pm

    Não sei como a coisa está hoje, mas o Photoshop do Mac OS, em antigamente, utilizava múltiplas janelas e NINGUÉM nunca reclamou. Acho esse flame do tipo de janelas, no Gimp, uma coisa extremamente sem fundamento.

    Enfim deixaram o orgulho para tras, parabens!

    Webmarlin (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 2:54 pm

    A gente vê pessoas criticando, elogiando, alguns adoraram a idéia, outros detestaram. Cada um com suas razões. Não dá pra julgar quem mais tem razão. Então… por que não dar a possibilidade do usuário escolher o tipo de interface que quer usar? Pelo que eu me lembre, há tempos muitos usuários vêm pedindo para que isso fosse feito. Ficar chorando de forma egoísta, sem causa, arraigado à tradição das janelinhas soltas, a meu ver é melindre demais. Muito cheio de não me toques! Tanto que vão moderar meus comentários… quer apostar?

    Amarok (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 3:00 pm

    O gimp deveria ter uma opção nas configurações do tipo “Photoshop mode” que reconfigurasse os menus e paletas exatamente ou quase idẽntico ao Photoshop.

    Tem gente que morre de fome se mudarem a cor do capim de verde para azul.

    Fico p*** porque é o mesmo tipo de gente que tacava pedras na interface ribbon do MS Office 2007 e tempos depois diz que ama e não pode usar o libreoffice justamente por causa disso.

    Guaracy Monteiro (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 3:24 pm

    @Webmarlin, acho que ninguém vai nem deve moderar o teu comentário, já que não tem muito sentido. Apenas prova que não leste o artigo e não conheces o GIMP 2.7. Cada um escolhe a forma que deseja trabalhar. É só clicar no menu e escolher.

    Pessoalmente, acho que a integração com a GEGL era mais importante que essas frescuras mais para agradar usuário do Photoshop que nem vai usar o GIMP do que outra coisa. Agora eles querem que o GIMP possua a mesma estrutura de menus e atalhos que o Photoshop. Depois vão querer que as janelinhas sejam iguais e com as mesmas opções. Depois que troquem o nome. Depois que o GIMP se torne comercial e custe caro. Depois irão descobrir um meio de piratear o GIMP. Depois irão dizer que o Photoshop no Windows é melhor que o GIMP …….

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 25/08/2011 às 3:43 pm

    Até hoje só notei detratores entre aqueles que travaram contato com o ribbon (lacinho). Mas esses ainda preferem essa joça que o visual “feio” do OO. Gente fútil que tem mais que sofrer mesmo.

    jeferson (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 8:12 am

    Eu vejo muitas pessoas dizendo que a interface unica é desnecessária e tal… Eu atualmente uso windows por questões de força maior (até o fim do mês q vem eu volto pro meu ubuntu :-D ) e realmente é muito, mas muito incômodo trabalhar com essa interface de janelas flutuantes, as janelas de camadas muitas vezes somem conforme minimiza/maximiza ou alterna entre outras janelas. No ubuntu era apenas chato.
    O que muitas pessoas esquecem é q um projeto precisa ser considerado interessante para aqueles que desejam contribuir. Sendo assim, a interface unificada vai atrair mais pessoas para colaborarem em funções tão importantes quanto o gegl e outros.

    elias (usuário não registrado) em 26/08/2011 às 12:29 pm

    anteciparam o primeiro de abril?

    Flavio (usuário não registrado) em 28/08/2011 às 4:43 pm

    Finalmente hein! Essa história eu ouvi a uns anos atrás!

    Leonardo (usuário não registrado) em 28/08/2011 às 10:03 pm

    como alguém disse aí em cima, para quem trabalha com dois ou mais monitores, o esquema de janelas separadas é muito melhor!

    lapis (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 7:17 am

    Qual será a nova desculpa agora para os estagnados no photoshop?

Este post é antigo (2011-08-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.