Novo arquivo padrão para o Calc
Enviado por Lucas Filho (lucascoeΘyahoo·com·br):
01 – Toda vez que vamos imprimir uma planilha do Calc, o mesmo sempre mostra por padrão, duas informações: O nome da planilha (no Cabeçalho) e a indicação de página (no Rodapé) como mostra a figura a seguir:
02 – Outro problema é mudar a orientação da planilha de um mesmo arquivo. Deixando por exemplo uma planilha na orientação Retrato e outra em Paisagem. Hoje, a mudança da orientação de uma planilha fará com que todas as demais também sofram as alterações.
Depois de algumas pesquisas na Internet sobre Estilos e Documentos Mestres, criamos um arquivo que, usado no lugar do arquivo Padrão do Calc, irá facilmente resolver estes dois problemas de uma única vez. Entretanto, este recurso servirá apenas para documentos novos – criados após a atualização do arquivo Padrão.
Curioso em ter este arquivo, siga os passos em nosso site: [open-ce.com.br/…]” [referência: open-ce.com.br]
1 – configuração padrão facilmente alteralvel
2 – idem numero 1, só haverá problema com alteração de configuração de pagina (tamanho da pagina x orientação retrato/paisagem x bordas x limites) se for lidar com arquivos do excel no calc, pois alterando as coisas no excel em seguida das alterações feitas no Libreoffice perde-se alguma coisa… (embora nao tenha testado com excel 2007/2010 .xlsX )
a idéia de se alterar o arquivo padrão de modelo é uma boa solução, mas o usuário continuar a desconhecer o “como resolver” será um grande problema…
Muito válida a iniciativa, Lucas, certamente vai ajudar muitos usuários que querem que seus programas simplesmente funcionem, sem precisar entender “como” isso acontece.
Isso deveria vir por padrão no LibreOffice, assim como já vem a opção de sincronizar ou não o zoom das planilhas.
Outra coisa que precisa fazer com urgência é a opção de exibir uma planilha como ‘normal’ e outra na mesma pasta como ‘visualizar quebra de página.
Olá Furanus,
O “como fazer” para muitos não é importante, mas emalguns meses esterei lançando o meu livro sobre o LibreOffice em nível nacional e este “como fazer” estará por lá.
Olá Marconi,
Obrigado pelo comentário. Valeu mesmo ; )