Novell licencia direitos do Mono à nova empresa de Miguel de Icaza
Enviado por alessandro binhara (binharaΘgmail·com):
“Mais um capítulo na historia do mono se inicia: acaba de ser fechada uma parceria entre a Novell e a Xamarin. Ontem a Xamarin recebeu uma licença ampla e perpétua de uso de toda a propriedade intelectual da Novell referente ao Mono. E esta passa a ser a detentora de todos os produtos baseados no Mono.” [referência: novell.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-07-19
monoacantídeo
monoacetato
monoacidez
monoácido
monoalfabético
monoalogenado
monoalquila
monoalquílico
monoamido
monoamima
monoamina
monoaminérgico
monoaminoxidase
monoaminuréia
mono
mono
mono…
E o Mono renasce das cinzas!
Eu juro que não sei o porquê exatamente, mas tenho a impressão de que hoje ela é “ampla e perpetua”, amanhã: “Quem te deixou usar isso?!” É só um pressentimento…
Oh negócio insistente, esse tal de mono!
Simples, ele é bom e funciona! Esta se tornando uma das melhores plataformas para desenvolvimento em mobile. É uma das melhores ferramentas para desenvolvimento em MAC e Linux. Esta sincronizado com a tecnologia de ponta da Microsoft, e é software livre.
precisa dizer mais alguma coisa ?
@Alessandro binhara.
Ta ganhando quando para falar tao bem e tao cegamente de algo tao ruim? e perigoso ?
@tereso,
Acho que a palavra que combina mais é MONOnucleose, uma doença !
@Binhara,
Se o mono fosse tão bom, a empresa que comprou a Novell não estaria se desfazendo dele, já que fazia parte do “pacote” comprado.
Com certeza ela não está a fim de ser processada e extorquida no futuro pela Microsoft, que já mostrou ser uma empresa gangster ao extorquir as empresas que usam Android em seus produtos.
E com certeza, assim que o mono ganhar mercado de verdade, a Microsoft vai entrar com algum processo, como aconteceu com o Android.
Um pan-flute para Miguelito !
Ele é um agente inimigo infiltrado e está levando alguns dos “nossos” bravos soldados com ele. Alessando Binhara que já fez tanto pelo Linux e pelo SL lá no Paraná caiu no canto de sereia do mono. Uma pena. Acorda rapaz ! Você é bom, só precisa escolher melhor as companhias.
O.O.
Um pan-flute para Miguelito !
Ele é um agente inimigo infiltrado e está levando alguns dos “nossos” bravos soldados com ele. Alessando Binhara que já fez tanto pelo Linux e pelo SL lá no Paraná caiu no canto de sereia do mono. Uma pena. Acorda rapaz ! Você é bom, só precisa escolher melhor as companhias. [2]
Um pan-flute para todos os que metem o pau no Mono!
Acho ridiculo certos comentários.
O mono é uma boa plataforma de desenvolvimento.
Possibilitou a muitos desenvolverem aplicações para Iphone e Ipad.
Tem aplicações rodando em empresas aqui no Brasil , empresas de grande porte.
Fora que Mono é SL.
Falam tanto mal da Microsoft e esqueceram que ela até contribuiu com o Linux.
Acho que se o Miguel de Icaza está ainda apostando no Mono é porque ele sabe os beneficios disso.
A Microsoft só contribui para o Linux rodar melhor virtualizado no Hyper-V dela. Isso não contribui quase nada para o linux e só é bom para a MS mesma. Queria ver é ela contribuindo para o KVM rodar melhor o windows virtualizado, para o Wine ou mesmo para o LibreOffice.
Quanto ao uso do Mono por empresas, as grandes correm sempre o risco de serem processadas no futuro. Basta começar a ganhar muito dinheiro com isso que virará um alvo potencial.
O Mono NÃO SERVE como ferramenta de portabilidade de aplicativos .Net feitos para windows por nem implementa o .Net todo e está sempre defasado. E como ferramenta de desenvolvimento para linux, há várias outras alternativas melhores, mais completas e com menor risco.
Python…
A Microsoft só contribui para o Linux rodar melhor virtualizado no Hyper-V dela. Isso não contribui quase nada para o linux e só é bom para a MS mesma. Queria ver é ela contribuindo para o KVM rodar melhor o windows virtualizado, para o Wine ou mesmo para o LibreOffice.
Quanto ao uso do Mono por empresas, as grandes correm sempre o risco de serem processadas no futuro. Basta começar a ganhar muito dinheiro com isso que virará um alvo potencial.
O Mono NÃO SERVE como ferramenta de portabilidade de aplicativos .Net feitos para windows por nem implementa o .Net todo e está sempre defasado. E como ferramenta de desenvolvimento para linux, há várias outras alternativas melhores, mais completas e com menor risco. [2]
@alessandro binhara
Foi piada né? Mas vou fingir que não foi.
Simples, ele é bom e funciona! Esta se tornando uma das melhores plataformas para desenvolvimento em mobile.
Aonde?
Android -> Java (Dalvik)
iCoisas -> Objective-C (e as apis da Apple)
WP7 -> .NET (de verdade, não o mono)
É uma das melhores ferramentas para desenvolvimento em MAC e Linux.
Pelo visto você não conhece muitas ferramentas… Mas fique tranquilo, é normal o pessoal de .NET viver num mundinho a parte.
Esta sincronizado com a tecnologia de ponta da Microsoft, e é software livre.
Sincronizado? com o .NET 4.0? tudo mesmo? duvido.
Mono é uma coisa, .NET é outra.
O jhonatam é um bot de copy-e-cola?
Mono além de muito defasado, é muito mais lento e bugado. Foi inocência deles acreditarem que conseguiriam ir longe com isso.
Admirável. O pessoal do Mono, Miguel “MVP da Microft” de Icaza inclusive, parecem mais insistentes com .Net e semelhantes que a própria MS que está apavorando os desenvolvedores por escantear .net no novo windows.
:)
O Weber Jr falou bem, lembrando que a própria Microsoft parece estar querendo incentivar o uso de HTML5, CSS3 and javascript nos próximos Windows em vez do .Net
http://www.guardian.co.uk/technology/2011/jun/14/microsoft-windows-8-developers
Ou seja, apostar em C# e .Net não é uma boa nem no mundo windows, que dirá no mundo linux.
Sério, na boa, às vezes leio comentários aqui que vão em pontos fora-do-caso. Miguel Icaza é MVP? Sorte a dele, é a vida dele e os leitores do Br-Linux (inlcuindo eu) não têm nada com isso. É uma certificação cara e torna o profissional qualificado no mercado. Não temos nada com isso.
O Mono deu errado? Oh…é parte Microsoft? Hmm….se ele é a escolha de uma empresa para produzir seu software, deve haver nele algum custo-benefício que eles estão atrás. Qualquer empresário decente faz o dever de casa e analisa as possibilidades antes de investir em algo do tipo, mesmo que a longo prazo pareça algo “tenebroso”. Isso da galera anti-Mono pra mim é mimimi de extrema-esquerda, e seus argumentos são sempre os mesmos.
@jhonatam Ola , algo tão ruim? pessoas que falam assim do mono é porque não conhecem nada a respeito do mono. Sugiro que você se atualize.
@Rafael Gil
Sim sincronizado com .NET 4.0 . Eu programo em c#4.0 nele. Consigo compilar e rodar as soluções do VisualStudio 2010. sem problemas.
@ozzy
Realmente já fiz muito pelo SL no Paraná desde 1995. Crie o maior grupo de usuários de linux , com encontros com mais de 400 pessoas.
Ja movimentei muito projetos de software livre com o Governo federal. Tenho 3 projetos Finep nas costas e um Premio Finep para região sul. Para ter os méritos que eu tenho, alguns aqui tem que comer muito feijão. hehehe
Trabalho com mono desde 2001. Desculpa ai, tenho conhecimento e méritos para falar o que eu falo. Muitos que postam aqui só fazem falar mau de ótimos projetos de software livre. Parem de falar e comecem a trabalhar! To cansado de pessoas desocupadas que ao invés de contribuírem então com algum projeto interessante se ocupam em falar mau de ótimos projetos.
Então @ozzy acorde você, o muleque. Vai comer feijão e cresça um muito. Faça alguma coisa de verdade pelo software livre.
@binhara – Realmente tu ja fez muito para o desenvolvimento do software livre, mas não quer dizer que todas as tuas escolhas estejam certas.
Hoje programar em Mono é realmente um grande erro. O Android utiliza o Kernel Linux e Java e mesmo assim a Microsoft consegue extorquir quem produz os smartphones, imagina se utilizassem o Mono.
Com tantas alternativas realmente livres, utilizar o Mono ou o Java para uma grande projeto, realmente é pedir para ter problemas futuros.
ola Aurelio..
Cada um tem suas escolhas. Por mais que as pessoas achem bacana php, python e ruby. Por mais que essas liguagens seja muito usada no ambiente de software livre. Nas coorporações as linguagens digamos assim “comerciais” como C# e java são as mais usadas e mais aceitas.
Imagine se não existisse o JAVA no linux, o uso nas empresas do linux seria muito mais limitado.
Se o mono não existir, e não existir o C# no linux. É todo um mercado de desenvolvedores que não poderão usar o Linux. O mono é uma forma de trazer os desenvolvedores .NET para o Linux. Do contrario eles não terão opção. Esse desenvolvedores já estarão no mundo microsoft. Eles indo para o Mono , é uma forma deles conhecerem o mundo do linux e outras linguagens como o Ruby que é excelente.
Eu não gosto do JAVA , é minha opção. Assim como respeito as pessoas que não gostão do C#. Tem que se respeitar a escolha da pessoa ou da empresa. Na minha opinião as pessoas tem que ser livres para escolher a linguagens .
É muito estranho essa máxima, você pode ser livre para escolher o que usar desde que seja aquilo que “alguem” gosta.
Dizer que é perigoso usar mono no Android, e recomendar o uso do Java sendo que a Oracle esta processando o Google. E provavelmente vai ganhar pelas ultimas noticias que vi.
A microsoft esta usando as patentes do FAT, como ja fez no passado com fabricantes de maquina fotografica, pelo que eu entendi. Ora porque não usaram o FS do linux. Deve ter algum motivo.
Já o C# diferente do JAVA tem uma norma que pode ser implementado por qualquer um. Ele não teria o problema que o java esta tendo no android. Se o google tivesse usando o Mono, ao invés do java poderia ter menos dor de cabeça.
Desculpa ai.. mas falar mau do mono e aplaudir as atitudes da oracle é um contra-senso. Prefiro usar C# como tecnologia e pela qualidade do mono como projeto OpenSource criado do ZERO pela comunidade. E assumir como um projeto opensource que contribuo. Do que ser hiprocrita e dizer que uso java como “software livre” e ter que aceitar de cima pra baixo as atitudes da Oracle.
@Alessandro binhara
O problema não é não usar um sistema de arquivos diferente do FAT.O problema é a Microsoft apelar por um sistema de arquivos tão velho e com mais de 15 anos.As pessoas usam o FAT porque ele é muito popular.Os pendrives usam o FAT por padrão.
E como já foi explicado aqui: se o mono quer trazer programadores já conhecidos .NET legal.O problema é que o mono algumas vezes quer transformar todos os programadores de Linux em programadores .NET.E isso não é pegar usuários de windows.Isso é converter usuários de linux em fãs do .NET.
Boa tarde alessandro binhara,
Entendo o teu ponto de vista em relação ao Java e concordo com ele, mas como o Mono é uma implementação em cima do .NET, neste caso só muda a empresa, sai Oracle entra Microsoft.
Sou desenvolvedor, Cobol, Clipper, Delphi, C#,… e sei que todos tem o seu espaço, e vão continuar tendo por vários anos. Mas hoje olhando o mercado, com a evolução dos smartphones, tablets, e a integração de tudo com a Internet quem dominar o HTML5, CSS3, e claro javascript, junto com uma boa linguagem dinâmica, Ruby, Python,… vai sair na frente e terá um grande mercado para explorar.
Hoje com a evolução dos Cpus, e com o preço acessível dos mesmos, uma aplicação rodando em cima de um Browse em uma boa máquina faz o mesmo trabalho que uma aplicação nativa, com a vantagem de poder rodar em qualquer SO ou dispositivo.
@cadu isso é síndrome NIH (not invented here) as empresas fazem isso para ter controle do produto final, não necessariamente porque é bom ou o melhor.
Carlos “Kadu” Eduardo
“Miguel Icaza é MVP? Sorte a dele, é a vida dele e os leitores do Br-Linux (inlcuindo eu) não têm nada com isso. É uma certificação cara e torna o profissional qualificado no mercado. Não temos nada com isso.”
Não é uma certificação, não se recebe por meramente estudar e fazer uma prova, é concedido em reconhecimento.
No mais, diz muito ele ser Mui Importante e Leal à MS.
Aurelio
“@binhara – Realmente tu ja fez muito para o desenvolvimento do software livre, mas não quer dizer que todas as tuas escolhas estejam certas.”
Ah, pois é. Sujeito faz algo (mesmo que muito) e acha que automaticamente jamais se pode questionar o que diz.
Tem um outro que escreveu um livro sobre linux faz tempo. Hoje em dia ataca linux com e sem razão a todo momento, mentindo e distorcendo feito louco. Quando questionado, vez por outra joga a cartinha do tal livro.
@Weber Jr.
Obrigado pela informação. :)
Desculpem a trollagem.
mono é software livre?
java tbm…mas e o processo oracle vs google?
quem é contra mono esta apenas querendo afastar uma tecnologia software livre de fachada
O java tem problemas?Sim ,mas ainda são menos piores que os do mono.
O java tem a sua principal implementação aberta e livre . O Mono não é a principal implementação do .NET.
O mono é incompleto comparado ao .NET.E só foi possivel uma implementação aberta porque a Novell tinha fortes ligações com a Microsoft. Se o mono fosse um sucesso na aréa mobile,mais sucesso que o o proprio .NET,não duvido muito que a Microsoft começaria a reclamar.
aberta e livre?
nao
aberto e livre me permitiria fazer uma maquina virtual java e nao ser processado
n é o caso do java
java é tao proprietario qnt .NET
Eduardo Veiga
Como te falei,a principal implementação é aberta e livre.O dalvik é uma extensão da implementação e (infelizmente) não usa icedtea como principal implementação.
mas ainda tem patentes
e eles podem judicialmente ir em cima de alguem pelo uso dessas patentes
isto pra mim n é liberdade
java n é livre
ele possui UMA VM SUPOSTAMENTE LIVRE
mas n posso fazer uma nova?
o q ta acontecendo com o java no android pode acontecer com o mono no futuro
o caminho é investir em linguagens verdadeiramente livres como python