Nova Central de Programas do Ubuntu toma forma
Enviado por Guilherme Macedo (guilhermeΘsinapseslivres·com·br):
Versão após versão do Ubuntu a Central de Programas evolui e os próximos lançamentos prometem dar um salto de qualidade e entrar definitivamente dos planos comerciais da Canonical, como peça-chave da tentativa de se estabelecer como um dos principais sistemas operacionais para desktops (em sentido amplo, incluindo notebooks, netbooks, etc).
Por que é importante observar a importância estratégica? Simples. Veja o exemplo da Apple. A empresa de Cupertino tem seus serviços online como iTunes e App Store. É comum pensar: “Apple tem esses serviços para ganhar dinheiro, claro”. Mas na verdade não é bem assim. A Apple ganha realmente dinheiro, mas isso é secundário vendo no contexto.
Vamos analisar alguns dados. Os serviços de músicas e aplicativos da Apple gera uma receita mensal de 313 milhões de Dólares, enquanto o custo de manutenção dos serviços chega a 113 milhões de Dólares. O custo anual é de 1,3 bilhão de Dólares, enquanto a receita chega em torno de 3,7 bilhões. É pouco, principalmente quando se pensa que o iTunes gera mais lucros. De acordo com dados (2010), dos 428 milhões de Dólares ganho com a App Store, só 108 milhões é revertido em lucro para a Apple. O custo de toda a estrutura é gigante.
A Canonical sabe da importância estratégica de serviços que disponibilizam aplicativos e entretenimentos e por isso está desenvolvendo uma nova Central de Programas e estabelecendo novas bases com o Ubuntu One.
Hoje o site especialista em Ubuntu, OMG! Ubuntu!, divulgou novas imagens da central de aplicativos. Agora, com um design diferenciado, parece se encaminhar para um lado mais atrativo para os consumidores (e não somente “usuário”).” [referência: sinapseslivres.com.br]
E eu sou um dos que estão dispostos a comprar.
mockups. Só mockups, sorry. Servem para prototipação? Sim ,talvez. Mas, no caso do Linux, pelo que já vi até hj, dificilmente são implementados, quase sempre devido à limitações técnicas.
Uma coisa que sei que vai irritar a muitos, mas acho que uma loja assim só vai para frente quando colocar mais à disposição aplicações…. pagas, preferencialmente aquelas que o usuário está acostumado em outros sistemas operacionais, como no Windows.
Pra mim não faria diferença, mas hoje tais aplicações não têm visibilidade no centro de controle, e para um usuário recém-chegado seria muito bom (olha só, aquele programa que eu uso funciona aqui!).
Outra coisa é suportar novas versões de aplicações. Quer um exemplo? O Libreoffice já está em versão 3.4, enquanto que o último Ubuntu a última versão é a 3.3, que tem vários bugs corrigidos no 3.4.
Se você usa Windows ou Mac, é só entrar no site do libreoffice e executar o instalador. No Linux é algo extremamente criptográfico e eu tive que invocar uns três espíritos antigos (Mumm-Ra!) pra instalá-lo aqui. Deste jeito simplesmente é impossível competir com o Windows e Mac.
E eu sou um dos que estão dispostos a comprar [2]
Ubuntu, o linux do futuro.
Quanto ao Libre-office ele está com alguns bugs graves na versão 3.4, embora esteja na fase final e lançado ele tem alguns problemas de compatibilidade com arquivos .doc/.docx e você corre o risco de perder tudo o que você digitou se usá-los para importação/exportação de arquivos, continuem usando o 3.3 até lançarem uma versão mais instável.
Mais INstável? hehe Prefiro então instalar a 3.4 mesmo…rs
hehe Fui corrigir e acabei corrigindo errado… Deveria ter dito: Ué, mas então a 3.4 não é mais instável mais instável que a 3.3?
Mas falando sério agora: A versão final 3.4 é instável? Que coisa… Deveriam ter esperado mais um pouco então e deixado ela como Rc até corrigir esses bugs…
Bonito e atual (na moda). Mas acho que não é para mim.
Como disseram aí, isso são mockups. Os prints da nova Central de Programas estão no OMG!Ubuntu :)
http://www.omgubuntu.co.uk/2011/08/ubuntu-software-centre-lands-oneiric
iii O Luciano comentou na aba errada e eu o segui… kkk
Oficial:
http://www.omgubuntu.co.uk/2011/08/ubuntu-software-centre-lands-oneiric
Pessoal que não lê até o final do post…
Coloquei uma atualização com as imagens (prováveis) finais que o OMG! Ubuntu! divulgou :P
continuem usando o Libre-Office 3.3 até lançarem uma versão mais estável. Desculpe o erro, outra coisa só descobriram que o LB tinha erros graves depois de já lançada a versão final. Ou seja, o povo fica só aguardando a versão final e ninguém quer testar totalmente o um programa alfa/beta/rc e acontece isso aí! Na própria página de download tem o link da versão 3.3 com a palavras ESTÁVEL destacada e logo abaixo a versão 3.4 final porém tá escrito claramente que não é recomendada. A Conectiva sabe disso.