Nokia passa adiante a área de serviços e licenciamento do Qt, mas retém consigo o desenvolvimento
Dando continuidade às mudanças climáticas no planeta Qt iniciadas com o pacto da Nokia com a Microsoft no mês passado, agora a notícia que chega é a da venda dos negócios de licenciamento e serviços do Qt, que a Nokia está em vias de repassar à Digia (que já atuava neste mercado e tem considerável experiência com o Qt em seu portfolio).
Com isso, a venda das licenças comerciais do framework Qt (para mercados como a indústria aeronáutica e médica) e o suporte comercial passam a ser atribuição da Digia.
A Nokia, cuja perspectiva estratégica sobre estas áreas mudou, diz que vai reter consigo o desenvolvimento central e o copyright do Qt, entretanto – mas isso não significa que a Digia não poderá desenvolver: ela até anunciou que pretende portar o Qt para outras plataformas.
A Nokia também afirma que vai introduzir um modelo de governança aberta em breve, e isso vai permitir que “outras empresas, como a Digia, contribuam para o Qt com mais facilidade.” (via osnews.com)
Sinal dos tempos, Nokia falindo !
de qualquer forma o Qt vai sobreviver !
Especulei isso aqui. Pena que não se concretizou por completo. A Nokia do jeito que está, bastaria uma empresa grande chegar junto e oferecer uma graninha, que leva o Qt todo com um bom desconto.
A nokia não tá falindo. Apenas tá cuidando da sua saude.
Acredito que a Nokia esta deixando de criar inovacoes e passando a usar as inovacoes criadas por outras empresas… por que ? por estar tendo problemas em recursos humanos ? por não ter mais dinheiro para aplicar em pesquisa ? para ser iguais a outras empresas ? diz as más linguas que a chefia da nokia possui acoes da microsoft… derepente seja verdade e queira valorizar as acoes…
>>> A nokia não tá falindo.
Não, claro que não está ¬¬
Está apenas fazendo um acordo Microsoft para a venda de um novo “vaporware Smartphone” para salvar a falência, visto a falta de visada que a Nokia tem por ter “dado mole” nestes últimos anos, e investindo apenas em celulares baratos, tendo smartphones que nunca passaram de projetos ou nunca foram competitivos.
Levando em conta que mandaram quase toda a área de desenvolvimento embora, seria melhor se tivesse vendido tudo pra uma empresa comprometida em dar continuidade ao Qt.
Quanto tempo ate a Microsoft “embutir” algum ao estilo “Mono” no QT?
Contagem regressiva…
Coitada… se o pacto for ao estilo “Microsoft/Novell”…
Bom, pelo menos o Qt está salvo, agora já podem falir em paz. hehehhe
Brincadeiras a parte, a Nokia só vai inovar em hardware. Software tende a ser totalmente terceirizado pra empresa que todos amam odiar.
Brincadeiras a parte, a Nokia só vai inovar em hardware. Software tende a ser totalmente terceirizado pra empresa que todos amam odiar.
Não odiamos por amor.Odiamos pelo mal que ela nos faz.
Ódio é ódio, quer vc ame ou não! rsrsrs
òdio e amor são a mesma coisa, apenas com polaridades diferentes. Não odeio, apenas não trabalho com software deles e considero-o nocivo de um ponto de vista técnico. Se eu gostasse de caixas pretas, trabalharia na Boeing.
Voltando ao tópico, seria legal ver o QNX incorporando ainda mais o Qt em seu ambiente (inclusive em telefonia celular, onde se não me engano há Blackberry rodando QNX).
http://qt.nokia.com/about/news/qt-enhanced-to-run-on-qnxae-and-vxworksae-real-time-operating-systems/