Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Nokia diz que está trabalhando em um tablet com uma “perspectiva única”

A especulação do Gizmodo, abaixo, sobre a possibilidade de o tablet ser feito de manteiga, não me parece o pior cenário possível, à luz do histórico recente. Trecho:

Obviamente, a Nokia está fazendo um tablet. Mas o que ele terá por dentro? Windows Phone 7? Meego? Symbian? Android? Manteiga?

Seja lá o que eles escolherem, o CEO da empresa, Stephen Elop, quer tempo para fazer a escolha  certa: “nós podemos tirar vantagem da tecnologia e software da Microsoft e criar um tablet focado em Windows, ou podemos fazer algo novo com alguns de nossos softwares próprios. Neste momento, nossa equipe está decidindo qual a estratégia certa para a Nokia para tablets”.

Elop adiciona que “há mais de 200 tablets no mercado atualmente, e apenas um deles está se saindo bem. E o desafio que eu propus para nossa equipe era de não criar o 201º tablet que mal se diferencia dos concorrentes. Nós temos que ter a perspectiva única da Nokia”. (…) (via gizmodo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bruno Gama (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 8:44 am

    O que esperar da Nokia agora?

    Nem isso decidiram ainda?

    #FAIL?

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 8:54 am

    Então eles querem ser diferentes usando Windows? hehe

    Mauro (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 9:08 am

    Se seguir a ‘sabedoria’ que a Nokia vem apresentando, vai ser único sim: o único a ser abandonado _antes_ do protótipo estar pronto…

    Se é que isso não é vaporware – lembrem que eles estão se adaptando para serem escrav…, er, parceiros da MS.

    Aluísio (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 9:36 am

    Sinceramente a Nokia podia dar continuidade ao projeto do N810 (que eu tenho que é muito bom) e o N900 que é um aparelho show de bola. Linux com certeza será uma boa jogada, mas Windows… é lancar e não dar certo.
    Quem ja mexeu ou mexe com o Maemo, sabe que é um ótimo SO.

    Marcus Fazzi (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 9:38 am

    Pelas últimas ações da Nokia, Eu apostaria em um tablet com o sistema Janelas nele!

    Valtoir (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 10:14 am

    “Perspectiva única” == “Ângulo de visão de 1°”?

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 10:37 am

    #VAltoir

    Gostei do ângulo 1º e, acredito que não seja possível ver nada deste ângulo….

    Claudio (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 10:43 am

    Sim, Windows, e não estou falando do Windows Phone.
    E isso seria um GRANDE diferencial.

    Tenho certeza que neste momento existem milhares de empresas esperando um bom tablet windows no mercado.
    Lembrem-se: software é caro.

    Muitas empresas gostariam de usar seus sistemas corporativos já desenvolvidos num bom tablet para aquelas funções que exigem que seus funcionários vão à campo.

    O problema dos tablets é que o povo só pensa em esticar fotinha com o dedo e jogar Angry Birds. Mas eles tem muita utiliade para no mercado corporativo e nem sempre é financeiramente viável redesenvolver os sistemas.

    slackman (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 11:30 am

    @Claudio.
    e o problema eh nosso se no passado as empresas foram idiotas desenvolvendo para windowsCE/Mobile ?
    agora vao pagar o preco e desenvolver novamente !

    Frank (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 11:31 am

    Pra mim isso é só mais um indício de que a Nokia está indo pro buraco. Eles nem sabem que direção tomar!

    Ricardo Almeida (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 11:41 am

    Deve ser o sistema Android… Como ela ja esta na cama com a Microsoft assim que liberar o tablet vai aparecer tb um acordo secreto onde diz que o Android viola patentes da Microsoft.
    Ninguem nunca vai ficar sabendo que patentes foram essas, por causa de uma clausula estilo Novell/Microsoft.

    Mesmo que nao venda um tablet sequer ainda sera lucro pra Microsof que usara o medo criado nas outras empresas a seu favor… Quem vai querer ser processado pela Microsoft por quebra de patentes?

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 11:48 am

    Será se eles vão optar pelo IOS ?… e o que parece… rs…

    Amazonida (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 12:56 pm

    Amadorismo total. Isso deixa claro para onde a Nokia está indo. No mundo empresarial, e ainda mais no tecnológico, as decisões têm de ser rápidas e certeiras. A Nokia, afinal é a Nokia, consegue a proeza de fazer tudo ao contrário e quando menos se deve.

    Mauro Telles (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 1:19 pm

    “O problema dos tablets é que o povo só pensa em esticar fotinha com o dedo e jogar Angry Birds. Mas eles tem muita utiliade para no mercado corporativo e nem sempre é financeiramente viável redesenvolver os sistemas.”

    É útil, porém limitado, e o povo só pensa em esticar fotinha e jogar Angry Birds em smartphones/tablets porque compraram e não viram utilidade, foi no hype de fanboy da Apple com o iPad e iPhone.
    Quando ao mercado corporativo, alguém acha que conseguirá com destreza escrever um relatório num tablet, por exemplo? Tablets são muito bons para ler e-mails, navegar na internet, enfim, receber conteúdo, mas pra gerar conteúdo é um fiasco e desconfortável. É útil para “manter-se antenado”, mas inútil se for para substituir um PC (como alguns pensam).
    Eu, sinceramente, não estou disposto a trocar meu PC pra usar sistema operacional de smartphone numa tela de 10 polegadas. Daqui a uns 2 anos eu penso em utilizar seriamente um tablet.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 1:54 pm

    Tablets são muito bons para ler e-mails, navegar na internet, enfim, receber conteúdo, mas pra gerar conteúdo é um fiasco e desconfortável. É útil para “manter-se antenado”, mas inútil se for para substituir um PC (como alguns pensam). [2]

    Isso também serve para os netbooks, meio termo de um notebook e tablet.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 2:53 pm

    Sr. Elop, que equipe? Aquele time que você dispensou?

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 2:53 pm

    NetBook ?

    Só fala bem dos netbooks quem nunca teve um…

    Quem tem , ou já teve … sabe BEM do que estou falando.

    Alcides Magno (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 4:42 pm

    A Nokia sempre surpreendeu em Hardware, porém a muito tempo que a Microsoft vem tentando entrar nessa de dispositivos portateis e o máximo que conseguem é distribuir os Connectors para Exchange nos celulares. Minha bola de cristal diz que a Nokia irá lançar um Hardware muito elegante e surpreendente e que irá ser facultativo o uso de Microsoft, Linux ( Maemo, Android ), ou ainda um último suspiro do Symbian

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 4:48 pm

    é , mais um pato…

    vai nadar , voar e andar…

    tudo mais ou menos…

    hehhe

    enquanto isso a apple….

    Nokia diz que está trabalhando em um tablet com uma “perspectiva única”
    Será que ela sabe o que vai fazer mesmo?
    … Tablet… se for no ramo culinário a Knorr já faz isso.

    Frank (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 5:37 pm
    Tablets são muito bons para ler e-mails, navegar na internet, enfim, receber conteúdo, mas pra gerar conteúdo é um fiasco e desconfortável. É útil para “manter-se antenado”, mas inútil se for para substituir um PC (como alguns pensam). [2]

    Isso também serve para os netbooks, meio termo de um notebook e tablet.

    Discordo que essa afirmação também sirva para netbooks. É perfeitamente possível escrever um blog — ou seja, gerar conteúdo — com um netbook, por exemplo. E com o mesmo conforto de um notebook pois o teclado físico permite isso. E isso eu digo por experiência própria. Por ter escrito um blog e até editado fotos com o Gimp usando um netbook.

    @Claudio disse :

    “Tenho certeza que neste momento existem milhares de empresas esperando um bom tablet windows no mercado.”

    Claudio, cuidado com o que tú desejas.

    Todos sabem que um Tablet precisa de um sistema operacional que tenha sido pensado em ser usado como tablet, portabilidade acima de tudo, tela pequena, aplicativos sempre maximizados e gestos faceis para operar. Infelizmente o Windows tradicional não é assim, por exemplo, quase tudo no Windows é arrastar e soltar de uma janela para a outra, menus suspensos, menu popup com o botão direito, etc… especialmente o as combinações de tecla que usam Super,ALT ou CTRL – coisas que são terríveis para serem feitas em tablet.

    Se a Microsoft faz um SO que rode num tablet sem a cara de Windows e esss complicometros que falei, e tire super proveitos que só um tablet poderia proporcionar ? Aplicativos antigos, eu garanto, rodariam sofridamente ou não rodariam, pense no seu Windows que só rodaria um aplicativo maximizado por vez -quão limitante isso seria. Coisas que fazem muito sentido num desktop não fazem nenhum sentido no tablet, a começar pelos “alerts” e “dialogs” que o Windows dá o tempo todo, isso irritaria num tablet.

    Não adianta, tablet é tablet e desktop é desktop. Um desktop com tela touchscreen é diferente dum tablet, e por isso vai requerer 2 versões de programas se pretende rodar num tablet e desktop.

    É mais ou menos o que a Autodesk e Adobe fizeram, uma versão de seus aplicativos desenvolvidos especialmente para rodar em … tablets, sem largar as versões convencionais para desktops.

    Não espere um Windows para Tablets e com isso simplesmente rodar seus apps.exe antigos com ele, pois irá decepcionar-se.

    Marcos (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 8:48 pm

    Respondeu ao Claudio primeiro que eu. Tablets com Windows existem há anos, antes do iPad, e não foram pra frente justamente porque o Windows não é adaptado a esse conteúdo.

    Sobre não servir porque não é possível criar relatórios e conteúdo em um tablet, qual o percentual de pessoas que usam computador e produzem conteúdo? Tablet é feito pra quem não é desse público.

    Renan (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 8:59 pm

    “Sobre não servir porque não é possível criar relatórios e conteúdo em um tablet, qual o percentual de pessoas que usam computador e produzem conteúdo? Tablet é feito pra quem não é desse público.”

    Exatamente. Já ficou bem claro que tablet é para consumir conteúdo, e não para produzi-lo.

    Amarok (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 9:13 pm

    Tablets com processadores x86 e Windows de verdade (não windows CE e derivados) já foi tentado várias vezes por diversas empresas e em diversas épocas e NUNCA deu certo. Se a Nokia tentar ir por este caminho vai dar com os burros n’água de novo.

    O sucesso do momento são os processadores ARM.

    Como a Microsoft já andou falando que está trabalhando numa versão ARM para o Windows 8, pode ser que este seja um caminho.

    http://www.revolucaodigital.net/2011/01/07/windows-8-processadores-arm/

    http://tecnoblog.net/53489/windows-8-tera-suporte-a-processadores-arm-diz-microsoft/

    É o meu palpite.

    pimentel (usuário não registrado) em 30/04/2011 às 1:13 am

    Existem 200 tablets no mercado??? Será que não exageraram só um “pouquinho”???

    Nokia!? Ah… lembrei de quando meu avô me falava sobre esta empresa de celular.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 2:43 pm

    @Frank:

    Eu comprei um case com teclado bluetooth acoplado para meu Galaxy Tab e, quando o uso, tenho a ergonomia de um netbook sem o desprazer de saber que ele roda um SO e apps pesados demais para ele e sem ter que ficar lidando com o teclado quando estou em trânsito, como agora (eu uso o case manual e digito textos como esse com o swype). Detalhe: no momento, eu estou de pé no metrô do RJ.

    No quesito ergonomia, se eu ousasse fazer o mesmo com um netbook, me sentiria no mínimo ridículo!

    Teremos, em breve via software, ainda mais opções de geração de conteúdo que não envolvem teclados físicos (eu mesmo estou trabalhando em uma, mas deixa quieto…).

    IMHO, netbooks realmente perderam a guerra e vão cair no esquecimento, substituídos por opções melhores.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 2:54 pm

    @Pimentel:

    Por incrível que possa parecer, esse número é bem crível. Existe uma quantidade enorme de tablets de baixo custo mundo afora, rodando até mesmo o velho Android 1.6! São aparelhos com telas de 6, 7 ou 8 pol., em sua maioria, embora «genéricos» com 20 pol. também existam.

    Isso vai contra o conceito de que tablets estão fora do alcance da população de baixa renda. Estão ao alcance sim, mas quem tem menor poder aquisitivo tb quer os melhores modelos. Essa questão é, em tudo, equivalente aos televisores, no início de seu mercado.

    Copernico Vespucio (usuário não registrado) em 4/05/2011 às 2:56 pm

    Ops! Errata:

    Onde se lê 20 pol. Eu quis dizer 10 polegadas… Hehehe.

Este post é antigo (2011-04-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.