NOD32 Antivirus 4.0 para Linux
Enviado por NOD32 :
“A ESET, provedora global de soluções anti-malware de última geração, anuncia o lançamento de sua solução ESET NOD32 Antivirus 4.0 para Linux, nas versões Business e Home Edition, desenvolvidas respectivamente para computadores corporativos e pessoais. O ESET NOD32 Antivirus para Linux utiliza a tecnologia do premiado motor ThreatSense da ESET para oferecer aos usuários uma proteção avançada contra ameaças de segurança, com impacto mínimo no desempenho do sistema.” [referência: eset.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-04-16
É bom ver que as empresas estão desenvolvendo items de segurança para sistemas GNU/Linux.
Na versão “Home” a aplicação ainda não torna o uso do antivírus obrigatório, apenas caso o usuário deseja manter um antivírus ativo ou não para eliminar malwares que possam se disseminar em redes onde há muitas máquinas com Windows.
Já a versão “Business” eu considero altamente indicado para servidores GNU/Linux que fazem “front” para e-mails e arquivos, permitindo fazer filtragem de e-mails e evitando disseminação de malwares principalmente em estações Windows.
Espero que essas empresas consigam implementar ferramentas de detecção sem depender de assinaturas de código, uma vez que isso pouco ajuda atualmente.
Só complementando com o anterior: e que seja últil para eliminar os poucos malwares que existem para Mac OS e GNU/Linux, mesmo que nesses sistemas somente os melhores malwares desenvolvidos tem chance de invadir caso o usuário seja prevenido, pois do contrário, vai ter sempre que fazer milagre com um usuário desprecavido kkkkkkkkk.
Boa noticia, cada vez mais as empresas estão desenvolvendo pro linux xD
E o NOD32 foi o unico antivirus no qual eu me obriguei a comprar uma licença.
Excelente notícia; pelo menos no Windows o Nod é reconhecido por ser leve e ter um alto índice de detecção. Para empresas será algo útil, embora eu pessoalmente não o considere necessário em meu desktop.
Tenho um amigo que instalou o Linux em dual para baixar de tudo (com segurança?!?!?!), daí leva para o Windows e detona com ele…
Expliquei para ele que mesmo Linux se não for cuidadoso corre também o perigo, com bem menos frequêcia, mas corre. E que o Linux não sabe diferenciar o que é ou não vírus… Tadinho do Windows nesta hora…
Então disse que ele pode fazer muita coisa no Windows tranquilamente se tiver um bom Firewall, Antivirus, anti span, anti spy, anti malware, anti tudo e desconfiar de tudo. Ela quase deu um treco.
O mundo está precisando muda a mentalidade e os usuários tinha que aprender sobre segurança de sistema desde a 5ª série na escola…
Sabe de uma coisa, eu quero que estes usuários fiquem assim leigos de tudo, senão como vamos comprar leite para os guris…
Cara o que vai ter de gente dizendo aki, há não é “maravilhoso”? não pega virus? toma aí! porquê precisa de antivirus?
- O fato é, linux pode ser infectado por virus, sim. Porém essa infecção é muito mais difícil que em um ambiente como windows por exemplo. Para usuários mais iniciantes, que não se preocupam com regras de firewall, antivirus(clamav) e etc.
- Considero um bem vindo.
nossa tava sentindo falta….
@psicoppardo
A maioria dos AVs para Linux serve para detectar vírus para Windows – como aqueles que podem estar em compartilhamentos SAMBA – e raramente detectam uma ameaça nativa ao sistema livre, não que elas não existam, mas até agora eu não vi NINGUÉM pedir ajuda em um fórum para remover um vírus em seu Linux.
@psicoppardo,
Sim, está correto.
Até agora ninguém aqui disso o contrário, mesmo porque não existe o contrário.
E complemento com o @Andre Machado, os AVs tem o propósito como foi mencionado para o SAMBA, mas também para Servidor de e-mails, arquivos e outros. Espero que não somente a ESET mas as demais empresas possam eliminar 99,9% dos problemas e ainda adicionar novas ferramentas de detecção pró-ativa para combater tanto em Windows, GNU/Linux e MacOS X, mesmo que exceto para Windows, não encontrei pessoas desesparadas usando MacOS X ou GNU/Linux em fóruns pedindo e recebendo propostas para usar uma grande parafernália de ferramentas: ComboFix, Malwarebytes, anti-tudo e mais um pouco.
Existe sim, mas são poucos e desses poucos, a grande minoria são muito bem desenvolvidas e podem sim infectar m GNU/Linux ou Mac OS X. E dessa grande minoria, poucos são feitos para ser multiplataforma, como virus em Java e técnicas de SQL injection, XSS e outros mais. Por esse fato, é que não se deve criar grande alarme, como fazem empresas do ramo não sérias.
É como disse: mesmo que as pessoas não saibam configurar direito um firewall, ainda é possível manter-se saudável com boas práticas. Eu mesmo sou um exemplo nisso: sei muito básico de firewall e não sei configurar direito um, mas em 5 anos, ainda não fui infectado com as regras padrão na distrbuição GNU/Linux que uso.