Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Nem só de Ubuntu vive o Linux: 5 razões para dar uma chance ao Mandriva

Texto de Katherine Noyes na PC World/EUA, em tradução publicada no IDG Now. Trecho:

Nova versão da distribuição do Linux traz algumas ótimas novidades; sistema está mais amigável e flexível.

O Ubuntu, da Canonical, pode dominar as manchetes do mundo Linux, mas o fato é que ele continua sendo apenas uma entre várias distribuições populares de desktop do sistema aberto e de código aberto.

Há pouco tempo escrevi sobre o Linux Mint – que é atualmente o segundo competidor mais popular, de acordo com a DistroWatch – mas outro participante importante desse jogo é o Mandriva, que agora ocupa o 10º lugar na lista da DistroWatch, logo atrás do Puppy Linux.

Seguindo o lançamento de sua segunda e última versão beta em abril, um novo lançamento principal do Mandriva foi lançado agora no domingo, 28/8. Chamado de “Hydrogen” (hidrogênio), o Mandriva 2011 pode ser baixado no site do projeto.

Se você está buscando uma alternativa para o mundo restrito de Mac vs. Windows, seguem abaixo cinco razões que (…) (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 2:06 pm

    Sabendo que o mandriva tem como desktop principal o KDE vale ao menos dar uma testada no sistema :D. O meu medo é que venha a falir de novo como vem capengando nos últimos anos

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 2:26 pm

    Pela reportagem da PC World, o novo Mandriva tem tudo para tomar o lugar do Ubuntu. E isso me dá um medo… =D

    Fellype (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 3:09 pm

    O pessoal da Mandriva poderia aproveitar o fato de terem escritório no Brasil e fechar acordos com empresas que vendem PCs e Note/Netbooks com Linux por aqui. Aí sim a “coisa” iria ficar interessante.

    Bremm (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 3:36 pm

    @ Fellype
    Havia uma acordo com a Positivo. Mas não sei se valeu a pena, pois não adianta muito um bom sistema operacional com um hardware sofrível.

    bedi (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 5:31 pm

    Olá, trabalho na Mandriva. Existem sim contratos da Mandriva aqui no Brasil, acho que basta uma procurada nas lojas que vendem pc’s e você achará algum com Mandriva.

    Sobre o hardware, é por isso que o Mandriva Linux reconhece bastante tipo de hardware diferente(exótico?), pois ele tem que funcionar nesses computadores e alguém terá que fazer funcionar. :P

    Fellype (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 6:40 pm

    @bedi, @Bremm
    Moro em Campinas e estou sempre olhando computadores nas lojas em que passo. Talvez eu esteja indo aos lugares errados, mas, até hoje, só vi o Mandriva em um netbook da Philco. Nos outros que vinham com Linux, o que tinha instalado eram distros desconhecidas ou mal faladas (e.x.: Satux, Phoenix) e uma vez vi o BigLinux e o Kurumin também.
    Só acho que a Mandriva, por ter foco no desktop e por ter uma distribuição boa e forte, deveria ter ações mais incisivas, fazendo com que o nome Mandriva ficasse realmente visível por aqui.

    Kadu20es (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 6:55 pm

    Hardware Philco vem com Mandriva…mas não me acostumo com a bagunça do KDE.

    Bremm (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 7:51 pm

    @Fellype

    Este foi um dos modelos que vi a venda em 2009:
    http://www.yamot.com/notebook-positivo-z74-8791/

    @bedi

    O problema é que todo leigo e/ou simpatizante do Janelas irá culpar o Linux pelo mau funcionamento. O notebook que uma amiga minha comprou tinha problemas na conexão de rede (RJ45) e normalmente não conseguia conectar. Aí instalaram um XP “corsário” e parece que as coisas voltaram a funcionar por mágica. Nem tive tempo de avaliar se o problema era módulo ou configuração de fábrica. Atualmente nem sei se o notebook ainda funciona.

    Falando em Philco, lembro que há um modelo (senão mais de um) que possui placa com vídeo integrado da SiS. Depois do suporte a 3D ter sido descontinuado, certamente será um modelo a menos que poderá vir com Linux pré-instalado. :-(

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 9:59 pm

    @bedi,
    Reconheço que a distribuição Mandriva se dá muito melhor com notebooks da CCE, Philco e etc devido ao fato de virem com as nossas “queridas” SiS. O Mandriva possui suporte a elas porque provavelmente vem com driver que funciona. Agora estou via Mandriva 2010.2 num notbook Amazon PC (já foi tarde, aliás, essa empresa) com SiS M672 e só o Mandriva faz dar boot e possibilitar usar o tal sisimedia e o Flat Panel 1280×800 via MCC.
    Testei o Mandriva 2011, realmente gostei, só que o vídeo entrou como VESA, mas foi fácil alterar ;).
    Fico surpreso de ter conseguido rodar o Mandriva 2011, porém ainda vou continuar com a versão PWP 2010.2 até sair a 2011.
    Só notei que em modo Live a parte gráfica com Xorg 1.10.3 e composite no KDE com XRender dá uma engasgada.
    Gostei do Painel Rosa, mas acho que vai ficar mais refinado num futuro 2011.1.
    Estou animado é para ver sair a tão esperada versão LTS ou PWP com LTS.

    Tiago (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 10:03 pm

    A dificuldade de sair do Debian/Ubuntu são os pacotes. Tudo, mas absolutamente tudo roda no Ubuntu. Isso para mim é muito importante.

    Outro problema é que eu não consigo me acostumar com o KDE. A leitura no Gnome é muito mais confortável.

    Denis (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 11:00 pm

    @Tiago,
    É isso que torna o Linux o que é. Se você não gosta de um jeito, sempre há outro em que pode se adaptar melhor. Eu já me vejo oposto a você – tudo o que preciso instalar, roda no OpenSuse (já usei mandriva, e achei similar). E engraçado que também não consigo me adaptar ao Gnome – me sinto preso num ambiente minimalista demais. Por outro lado, sinto que posso fazer o que bem entender no KDE.
    E que ambos continuem assim!

    Marcos (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 11:01 pm

    Então um dos motivos de trocar Ubuntu pelo Mandriva é que o último é de graça? Brincou né? Outro é que tem um novo tema?

    Putz, o Mandriva não merecia isso.

    bedi (usuário não registrado) em 31/08/2011 às 12:03 am

    @Paulo Cesar
    Bom, eu uso aqui com uma Chrome 9, driver openchrome ou unichrome (não lembro agora) …funcionando com essa droga, deveria funcionar com qualquer outra placa de video do mundo… até as SiS! :]

    nerdsabetudo (usuário não registrado) em 31/08/2011 às 1:03 am

    para ir para o Mandriva, distribuição que está falindo, melhor optar pelo Mageia que é o fork oficial do Mandriva…

    Lucas (usuário não registrado) em 31/08/2011 às 8:33 am

    O Mandriva 2011 está funcionando com muitos Hardwares recentes, questão de compatibilidade essa distro é show. Quanto ao KDE, depois da versão 4.6 o conceito mudou um pouco, tá muito diferente daquele KDE 4.0, muito mais rápido, mais estável que o Gnome e com as ferramentas incríveis que não podem faltar (Kopete, Amarok, KPackageKit, Konqueror etc), agora o lançamento 4.7 a lentidão do KDE se tornou mito, o KDE agora é tão rápido quanto o Gnome, os recursos de transparência nativa do ambiente de trabalho assim como os efeitos não travam mais, aqui mesmo no BRLinux teve um artigo que somente elogios ao KDE 4.7, dos 15 comentários postados, os 15 eram elogios. O KDE está melhorando a cada dia e na minha opinião é inevitável.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 31/08/2011 às 9:05 am

    @Lucas,
    Na minha sincera opinião o KDE 4.6 e mais recente é, no momento, a opção de desktop, por incrível que se possa parecer para alguns, a que se sai melhor.
    GNOME Shell e Unity -rodando sobre- o GNOME 3 está amuderecendo, GNOME 2 (e mesmo o KDE3.5/Trinity) também é uma opção para se manter.
    Desde o KDE 4.4 tenho permanecido no Mandriva 2010 e mesmo que lançou a versão 2011 ainda não faço a troca por “preguiça” de se instalar tudo novamente (não faço upgrade, prefiro instalação limpa sobre um modo LiveDVD bem testado, se passar no teste, instalo).

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 31/08/2011 às 9:57 am

    É triste ver o estado comercial do Mandriva, ex Mandrake. Passei anos utilizando-o até, infelizmente, trocá-lo pelo sofrível Kurumin, antes de migrar para Debian e Ubuntu. Lá pelo ano 2000, Mandrake era “A distro” para desktop, havia a especulação de que o Linux derrubaria a Microsoft…Infelizmente, Mandrake caiu e Linux não vingou no desktop. Vou Remigrar para o Mandriva, pelo menos no Notebook, devido ao KDE, bastante maduro atualmente.

    Lucas (usuário não registrado) em 31/08/2011 às 9:57 am

    @Paulo Cesar, realmente a versão atual do KDE dom Mandriva é o 4.6, mas acho que ano que vem já será liberada a versão 4.7 para a distro, mas o Mandriva é mais leve que as outras distros com KDE e por isso tem a mesma performance do KDE 4.7. Aconselho a todos a instalação limpa, a atualização é furada, conflitos de dependências e outras coisas pode fazer sua distro quebrar, fazer backup e instalar a nova versão é mais que recomendável.

    Cesar (usuário não registrado) em 31/08/2011 às 10:06 am

    “Se você está buscando uma alternativa para o mundo restrito de Mac vs. Windows”

    Linux não é alternativa a esses Desktops …. : p
    Já esqueceram do fiasco do 1%.

    Luiz (usuário não registrado) em 31/08/2011 às 10:08 am

    Queria só complementar, o ponto negativo do Mandriva é o gerenciador de pacotes URPMI, instalar programa não é difícil, o problema é que as vezes ocorrem conflitos de dependências entre programas do repositório, mesmo oficiais. Sem falar que o gerenciador de pacotes é super lento para iniciar e a navegação por ele não é muito legal. O ponto positivo é o Centro de Controle do Mandriva, coisa que facilita sua vida e te afasta do terminal, configurações complexas são facilmente resolvidas por lá e nesta versão está ainda mais completo.

    Adrianodl (usuário não registrado) em 31/08/2011 às 10:36 am

    Eu uso o urpmi pelo terminal, depois de um tempinho estudando ele, os resultados são mais ágeis, mas já usei pelo MCC normalmente, só que é muuuuito mais rápido ir pelo console.
    E depois urpmi ou urpme não vai fazer ninguém perder o humor…. O problema (no começo) é saber o nome do pacote que você realmente precisa.

    Adrianodl (usuário não registrado) em 31/08/2011 às 10:39 am

    Pra quem estiver começando no Mandruvá, leia este artigo do Gustavo que logo, logo você vai tirar de letra o URPMi pelo console: http://linux.gustavobarbieri.com.br/urpmi.html
    Buenas!

    linuxer (usuário não registrado) em 31/08/2011 às 11:25 am

    Já estão começando a sair remasterizações do Mandriva com outros ambientes desktop como o LXDE

    http://forum.mandriva.com/en/viewtopic.php?f=186&t=135685

    Acredito que em breve haverá outras.

    No mandriva 2011 ainda dá para fazer uma instalação tradicional, via rede, baixando uma pequena imagem iso de algums MB. Isso está sendo comentado em

    http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=13064.0

    viana (usuário não registrado) em 31/08/2011 às 11:43 am

    Uso Ubuntu numa maquina virtual e até gosto. Já usei varias outras distros , mas minha principal continua sendo Mandriva deste 2005 e não tenho nenhum motivo pra trocar. Tudo que preciso, eu faço com ela, tanto no trabalho como em casa. E uso PWP porque acho justo pagar por algo que me satisfaz. Vida longa a Mandriva!

    Luiz (usuário não registrado) em 31/08/2011 às 2:15 pm

    Instalei o Mandriva 2011 no Desktop. De imediato 2 coisas incomodam. O flashplayer disponível é o da distribuição 2010.2 e não está funcionando.
    O driver de placa ATI também não foi disponibilizado. Vou ter que baixar do fabricante AMD e ver se funciona.
    Se não der certo, ou demorarem muito para corrigirem volto para o Opensuse que estava rodando redondo.
    Para aqueles que reclamam da visualização de fontes no Kde recomendo o seguinte tutorial: http://www.cyberciti.biz/faq/gnome-linux-firefox-smooth-fonts/

    Marcos (usuário não registrado) em 31/08/2011 às 3:02 pm

    @Adrianodl, quando uma distribuição que tem por meta ser amigável te fala que é necessário apelar ao console pra ser mais ágil, é porque tem alguma coisa errada.

    O problema de pacotes quebrados no repositório oficial do mandriva é uma coisa que tinha de ser revista, mesmo. Quem usa ferramentas de desenvolvimento ou softwares mais específicos do repositório, fica na mão.

    Uma vantagem é que quando o urpmi manda instalar vários pacotes, ele não espera baixar todos pra começar a atualizar, vai atualizando assim que ‘fecha’ um grupo de dependências.

    Luiz (usuário não registrado) em 31/08/2011 às 4:23 pm

    Bem, instalei o driver da placa de vídeo ATI HD série 5xxx e agora os efeitos estão ok. Baixei a placa no site da AMD.
    O flashplayer para instalar é o plugin e não o standalone. No mecanismo de busca é necessário selecionar TODOS e não apenas programas com interface gráfica que é o padrão.

    bedi (usuário não registrado) em 31/08/2011 às 10:53 pm

    Pacote quebrado nas midias oficias deve ser reportado, certamente é corrigido. Desde que, a quebra não esteja acontecendo porque o cara tem pacotes instalados de midias não suportadas.

    Marcos (usuário não registrado) em 1/09/2011 às 11:00 am

    @bedi, são vários os pacotes quebrados, a maioria tem report deles mas nem sempre são corrigidos. Os principais, sim. São mantidos e testados, mas os menos usados eles não devem ter gente suficiente pra mantê-los, então ficam lá quebrados.

    Na minha opinião deveriam tirá-los, ficava mais bonito ter um repositório menor, mas confiável.

    bedi (usuário não registrado) em 1/09/2011 às 1:44 pm

    Sim, concordo. Mas, não deixem de reportar em qa.mandriva.com quando encontrarem um desses pacotes quebrados. Isso é comum acontecer quando grandes pilhas são atualizadas, tipo perl ou python, aí sempre pode acabar quebrando algum pacote dependente que ninguém esteja monitorando.

Este post é antigo (2011-08-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.