Necessitas: Qt para Android, versão Alfa
A primeira versão alfa de uma implementação para Android do Qt foi anunciada pelo desenvolvedor romeno Bogdan Vatra. Poucos dias após o anúncio da Nokia de que não vai manter a disponibilidade do Qt na sua nova plataforma escolhida após o recente pacto com a Microsoft, uma possível implementação sólida do Qt no Android pode ser uma rota alternativa a considerar para os desenvolvedores de aplicativos móveis que investiram neste framework.
Batizada de Necessitas Suite e desenvolvida de forma independente da Nokia e do Google, a intenção é que esta implementação do Qt esteja disponível em todas as plataformas Android. (via osnews.com)
Engraçado, ontem eu estava falando disso, que não demoraria muito para aparecer um porte para o Android da Qt. Não imaginava que iria ler esta notícia na manhã seguinte.
Essa biblioteca vai de fato permitir softwares multiplataforma, desktop e mobile.
Grande iniciativa, desejo todo sucesso.
Excelente trabalho, espero que atraia bastante desenvolvedores.
QT é muito bom.
Por essa nem a nokia esperava.
Legal, uma grande promessa para android 3.0 e superiores.
A pergunta que não quer calar…
para que QT no Android ? Com um toolkit tão bom… qual a vantagem em usar QT ?
Primeiro acho que o Qt necessitas de outro mantenedor :P
Segundo, mto boa está notícia. Após a nokia abandonar o Qt ele vai ajudar a um grande concorrente da microsoft e agora também da nokia. :)
@Dyego
Flexibilidade, compatibilidade, rapidez, recursos, opções.
OBS.: Maravilhosa notícia!
Tem também o android-lighthouse
“Marcio Carneiro
Por essa nem a nokia esperava.”
Por essa talvez não, mas o o já citado lighthouse está no git do Qt para lançamento com a versão 4.8 desde antes do anúncio.
O Qt é multiplataforma, faz sentido ter versões para muitas plataformas. Esperemos que, esse ou o citado LightHouse, consigam ser bem úteis.
@Patola
Dá um tempo , você já programou algo para o Android ? O toolkit dele é excelente e funciona em todos os “sabores”…
Daqui a pouco precisaremos de um apt-get para ele :P
@Dyego
Só que o toolkit do Android é Java, enquanto Qt é C++, o que permitirá que outros programadores desenvolvam para Android, como no meu caso.