Nagios e a demanda por desenvolvedores
Enviado por Amauri Carrillo (amauriΘtinews·com·br):
Cloud computing e aplicativos móveis continuam a ser o principal foco comercial dos chamados softwares de código aberto (Open Source Software), é o que acredita Ethan Galstad, pai e criador do Nagios, a ferramenta de monitoramento OSS mais usada em todo o mundo. “Acredito que iremos ver essa tendência por um bom tempo”, revela Ethan. “Nos Estados Unidos, por exemplo, o setor médico é uma área que pode certamente se beneficiar do desenvolvimento de soluções Open Source viáveis financeiramente, seguras e transparentes.
O uso de soluções OSS nesta área dominada pelo uso de software proprietário deve crescer rapidamente”, completa o especialista que está com sua primeira viagem ao Brasil marcada para o mês de abril, para participar da 1ª Nagios World Conference, promovida pela OpServices (http://www.opservices.com.br), em São Paulo.
Para Ethan, o futuro do software livre está mais claro do que nunca. Com a tecnologia cada vez mais presente nos negócios e na vida das pessoas, há na mesma proporção uma crescente necessidade de soluções flexíveis, intuitivas, seguras, colaborativas, e com bom custo benefício. “As ferramentas open source atendem a estas demandas, e as pessoas estão encontrando nos OSS opções atrativas desde um browser até ferramentas mais especializadas, como o Nagios”, destaca.” [referência: tinews.com.br]
“Cloud computing e aplicativos móveis continuam a ser o principal foco comercial dos chamados softwares de código aberto”
Deve ser por isso que os aplicativos OSS de maior sucesso são Firefox, LibreOffice, … :)
Cloud computing e aplicativos móveis são áreas em que o software proprietário domina, os fornecedores tem controle pesado em cima dos usuários, que ainda não perceberam a armadilha.
@devnull
O “comercial” da declaração faz toda diferença. Ele se refere a prestação de serviços.
E embora concorde que cloud guarda esse perigo de controle, o que roda lá é basicamente software livre. O tal LAMP e vários outros .
Virtualização sem Linux envolvido vira quase que só curiosidade. Patético ficar colocando VMs que custam mais uma licença por um sistema inferior.
Aliás, sobre a questão de controle na nuvem e alternativas, eu achei bem interessante o projeto Freedombox, acho que não foi mostrado por aqui ainda. Então:
http://wiki.debian.org/FreedomBox
e
http://freedomboxfoundation.org/