MuseScore 1.0: Editoração Musical em Software Livre
Huberto Gastal Mayer (beto@mayer.art.br) avisou: “Após anos de desenvolvimento, e a ausência de opções viáveis em plataformas livres, foi lançada a versão 1.0 do MuseScore, software livre para editoração musical wysiwyg com uma comunidade ativa, multi-plataforma (Linux, Windows e Mac), GPL, que posso indicar para uso profissional!” (referência)
• Publicado por Augusto Campos em
2011-02-10
Se tiver integração com o LilyPond, pra mim está ótimo. Até hoje não vi um editor de partituras que tenha a mesma qualidade do LilyPond (exceto para partituras gregorianas, para os quais eu prefiro o projeto Gregorio).
Sim, o MuseScore exporta para lilypond, além de exportar também para MusicXML, que o lilypond importa ;-)
O portal do Software Público já disponibilizou há tempo o EdiTom:
http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=21650445
“Para permitir que iniciantes pudessem ter uma ferramenta para criar sons, representá-los em forma gráfica, escrever músicas e ouvir efeitos sonoros, era necessário um software voltado para atender estas facilidades.
Este software de edição de partituras é sem similar mundial. Possui todas as características de um editor de partitura convencional, acrescido de facilitadores em vários níveis, visando sempre permitir ao iniciante partir de ações reais, para o mundo técnico da música.”
Pelos vídeos no site parece ser bem simples de mexer… depois vou brincar com ele e conto os resultados ;-)