Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


MS remove Linux da sua lista de competidores no desktop

A Microsoft, como tantas outras empresas de capital aberto, precisa apresentar periodicamente relatórios expondo um determinado conjunto de informações relevantes para que o mercado possa conhecer seu cenário, suas operações e seus recursos. No caso dela, o grau de transparência destes relatórios é determinado e avaliado pela SEC (a comissão com papel similar à brasileira CVM), e um dos quesitos que constam a cada relatório anual são os principais competidores identificados por ela em cada área de negócios.

Até o relatório do ano passado, os competidores do Windows no desktop listados a cada ano eram “produtos comerciais oferecidos por companhias bem-estabelecidas, incluindo Apple e Google, e o sistema operacional Linux”.

Mas na edição deste ano o texto saiu do padrão, e passou a se referir a “produtos comerciais oferecidos por companhias bem-estabelecidas, principalmente Apple e Google”. Ou seja: o “incluindo” virou “principalmente”, e a referência ao Linux saiu do texto. Eis um diff providenciado por Wes Miller:

Mas o Linux não saiu inteiramente do relatório – nos capítulos sobre sistemas embarcados e sobre servidores & ferramentas as menções a ele foram mantidas. (via osnews.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Yan (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 9:34 am

    Basta a Microsoft fazer um relatório apenas de Sistemas operativos para servidores…

    João (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 9:48 am

    Eles perceberam que o Linux nunca vai competir de verdade com o Windows no desktop, e que é muito mais útil concentrar os esforços na competição com a Apple.

    Juliano (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 10:02 am

    Tem otimismo demais hein.

    Fabricio (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 10:43 am

    Se o linux é pouco representativo em termos percentuais de adoção nos desktops, então é justo removê-lo e preservar o mac os x, por exemplo.

    Ainda bem que o desktop não é o único lugar onde o linux pode desempenhar bem. Os dispositivos móveis, smartphones e tablets, vêm ganhando importância e, por competência de várias empresas, como a Google, neste ambiente o Linux vai muito bem. Sem contar o uso histórico em servidores que sustentam a infraestrutura da internet.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 10:51 am

    Finalmente a Microsoft aprendeu com a Apple: Sugue e ignore. Uma mistura de Maquiavel com a Arte da Guerra…Ainda me lembro da Apple reduzindo o universo de navegadores a Internet Explorer e Safari e varrendo pra debaixo do tapete qualquer menção pública a Software Livre, porque, afinal de contas, não interessa a seu público ter contato com essa gente pirada do Software Livre…

    Esperto (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 11:02 am

    Só agora? Linux nunca competiu e não vai ter tempo de competir antes que o desktop tradicional desapareça. E eu não acredito que o Linux ultrapasse 1% de usuários.

    É uma taxa de amostragem que não há como modificar. Assim como a China sempre terá a maior população, o Flamengo a maior torcida e por aí vai.

    É utopia acreditar que o Linux chegue sequer a 5%. Talvez quando tudo for por smartphones, tables e outros, e o tal desktop desaparecer, aí sim o Linux terá sua chance.

    Alan de Oliveira (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 11:47 am

    Daqui uns dias tah na hora de retirar o Windows Server da lista de servidores importantes

    Maikon (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 12:06 pm

    Faz parte do FUD dela. Pode parecer egoísmo, mas eu nem quero ver o Linux dominando os Desktops, é bom que não atiça os produtores das pragas virtuais. Porém ela devia se preocupar, a lista de empresas que utiliza o Linux em suas máquinas não é tão irrelevante assim, Só de lembrar que os Banco do Brasil e o Exército Brasileiro utilizam, ela devia manter o Linux no relatório do Brasil… (kkk)

    Charles (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 12:58 pm

    @Maikon vc esqueceu da Caixa Econômica q também utilizam Linux pelo menos nos sistemas das lotérias!

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 1:30 pm

    O Linux aumento bastante nos Desktop, mas a conta é feita em proporção. Onde moro em 2003 só havia eu com Linux e os servidor da Prefeitura. Hoje tem pelo menos 68 nas escolas e telecentro. O pior (melhor que facilita) é que precisou baixar um único CD/DVD para instalar em várias máquinas (pior que foi contado somente um download). Em casa são 4 computadores (Desktop e notebook) com Linux…

    Mas, não importa, pois já conheço muita gente usando Android e estão adorando, mesmo não sabendo que tem um Linux lá dentro. E penso que quando menos espera, terá muito mais gente acessando Linux (sem saber) do que outro sistema operacional. Daí eu quero ver o que vão falar…

    André Machado (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 1:56 pm

    O Linux sempre foi e sempre será um clone do UNIX; Nunca foi intenção dos desenvolvedores fazer um clone do Windows: quem quer fazer isso é o pessoal do ReactOS. Nunca fomos concorrentes do Windows, mas dos BSDs, do Solaris e de outros Unices. É estranho a MS se tocar disso só agora.

    leonardobarba (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 2:12 pm

    A mudança na forma como a Microsoft vê o GNU/Linux não é mérito ou demérito do GNU/Linux mas conseqüência do novo posicionamento da própria MS. Já e tardiamente consciente que a Internet é o futuro mais provável da Tecnologia da Informação, a MS determinou os concorrentes mais prováveis, aqueles que foram precursores ou se inseriram na Internet antes da MS, a Google e a Apple. Não quer dizer que o GNU/Linux não tenha espaço no desktop. É claro que tem. E irá expandir à medida que o GNU/Linux se aproxime do padrão de excelência de interface com o usuário que já é lugar-comum na Apple e Microsoft. O GNU/Linux continua firme e forte no servidor, onde sempre esteve, canibalizando o Unix. A MS também tem um espaço no servidor mas não acredito que tome o espaço do GNU/Linux. Hoje, a disputa mercadológica não é mais no desktop, mas na Internet, e a MS acordou, atrasada, graças a Steve Ballmer, e tenho certeza que obterá o espaço dela. Me alinho ao software open source, gosto muito do GNU/Linux e o utilizo tanto no desktop quanto no servidor, mas não tenho uma visão míope sobre empresas como a IBM e a MS, precursoras da Tecnologia da Informação, capazes de se reinventar e se manter no mercado enquanto outras empresas mais novas desaparecem.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 2:32 pm

    Pra mim nem fede nem cheira :)

    little_oak (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 3:25 pm

    Tenta equiparar o Linux com o Windows em ambiente servers e tio bill tem infarto!

    Apache + php X IIs + php = Poker face by LINUX.
    Mysql + Linux X Windows srv (qualquer Lixo version) + Mysql = Poker Face by Linux.
    other infinity linux x other infinity windows = poker face by LINUX
    Coitados, precisam de uma libertação… vou orar por eles, isso se chama perda de mercado… ubuntu, êta nome maldito lá na redmond company… LOL.

    aluisio (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 3:40 pm

    ta muito longe de vc ter uma distro semelhante (e melhor) que o windows…

    Sabe uma pergunta que sempre faço aos que só sabem dizer que linux é melhor?

    qual o motivo que torna o linux melhor? linux tem muitos bugs e falhas de segurança que windows…

    João Vitor (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 4:32 pm

    É, o GNU/Linux realmente nunca atingiu um numero significativo em computadores pessoais, mesmo sendo forte em servidores o que vemos no dia a dia são computadores pessoais e não servidores, acredito haver muita pessoas que nem sequer sabem o que é um servidor, ou o apache, mysql, etc. Porém todos tem plena certeza de usarem um Windows vista, Windows 7, acredito que 90% das pessoas usem o sistema da Microsoft, um pouco, quase nada GNU/Linux e o restante Mac e outros varios. Gostaria muito de ver o GNU sendo forte ainda nos Desktops, pois não acho que de uma hora pra outra essa plataforma vai morrer, mas se ficarmos sempre seguindo a tendencia e o que é novo, é meio dificil algo se consolidar.

    Cesar (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 4:48 pm

    GNU/Linux ??? Vocês querem dizer LINUX, não é isso ?!
    : D

    ioca100 (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 5:14 pm

    @Cesar , Linux é o kernel , vai começar tudo de novo…

    Marcos (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 5:38 pm

    @little_oak, o Bill Gates ja aposentou faz muito tempo.

    Quanto a noticia, infelizmente isso eh fato: o Linux nao conseguiu crescer sequer no desktop corporativo. E nao vejo esse cenario mudando tao cedo.

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 5:46 pm

    O posicionamento de mercado é isso mesmo, Linux não compete com Windows, perfil de usuário é bem segmentado do desktop Linux. Apple e Google hoje são os concorrentes diretos da Microsoft, pegando share cada vez maiores…

    É um relatório DE MERCADO não de tecnologia…

    André Machado (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 5:47 pm

    “A mudança na forma como a Microsoft vê o GNU/Linux não é mérito ou demérito do GNU/Linux mas conseqüência do novo posicionamento da própria MS. Já e tardiamente consciente que a Internet é o futuro mais provável da Tecnologia da Informação”

    “A Internet é uma moda passageira” – Bill Gates

    Alex D. (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 6:04 pm

    Pessoal vocês lembram dessa ? “Red Hat recommends Windows for consumers”
    http://www.zdnet.co.uk/news/application-development/2003/11/04/red-hat-recommends-windows-for-consumers-39117575/

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 7:25 pm

    Por coincidência, também foi este o ano em que me despedi de desktops como plataforma de computação pessoal primária. Meu ano do Linux no desktop foi 2001, single boot. 10 anos depois, é bom ter o pinguim sempre comigo no bolso, me permitindo postar de ônibus como agora…

    Celio Alves (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 9:22 pm

    “MS remove Linux da sua lista de competidores no desktop”

    O desktop já está morrendo mesmo…
    Pra mim nem fede nem cheira :) [2]

    Rafael A. de Almeida (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 11:12 pm

    Se todo usuário de Linux contribuísse com alguma coisa, estaríamos bem melhor. Tem muito usuário de Linux que nem fede nem cheira, e depois fica reclamando.

    O Linux está perfeito (comparado com o Windows), só falta:

    - Windows Live Messenger
    - Microsoft Office
    - PhotoShop
    - CorelDRAW
    - AutoCad

    Se esses programas tivessem versão oficial para Linux, a partir desse momento teríamos um concorrente do Windows no desktop, mas sabemos que isso não depende de nós.

    Denis (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 11:18 pm

    Dizer que não se importa é a mesma coisa que dizer, já estou em outra. É um modo de fazer parecer estar à frente do seu tempo. É “in”, é estiloso, dá uma impressão de status… mas é verdade mesmo?
    Se depender de espaço em tela, o desktop não morre nunca, assim como a tv não fez morrer o cinema. Pode-se mudar seu conceito, mas seu formato acho difícil. Todos os tipos de dispositivos têm o seu nicho. O fato de um ou outro estar aumentando não significa que o outro deixa de existir. Se fosse assim, o rádio era pra ser peça de museu. De jeito nenhum eu troco a experiência de computação de uma tela de 22 polegadas por uma de 5 polegadas. Não é nem o problema de não ser prático – muitas vezes até pode ser. O problema é que não é agradável. Mas vá-se lá, diga-se que é antiquado, vamos parecer “atualizados”. Isso é uma opinião pessoal. Porque as empresas e o marketing tem a função de criar mais e mais necessidades. Pode ser que hoje o Desktop perca. Amanhã pode ressurgir. É moda.

    André Luiz (usuário não registrado) em 15/08/2011 às 11:59 pm

    Meu Deus! A Microsoft tirou o Linux de seu relatório! E agora? Como vou usar meu notebook???

    Marcos (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 9:45 am

    @Rafael A. de Almeida , tanto usuário de Linux, quanto de Windows e mac a maioria não vão contribuir, isso é fato. Eles querem simplesmente usar sua ferramenta e resolver seus próprios problemas, que não são poucos.

    Se o desenvolvedor quiser obrigar todo mundo a contribuir com alguma coisa, que faça uma licença proprietária e exija isso no contrato, o propósito de um software livre não é esse.

    E não é somente aplicativos, tem muita coisa que o linux precisa melhorar pro usuario final

    Víctor (usuário não registrado) em 16/08/2011 às 11:41 am

    Não sei porque tanto barulho, o relatório manteve o Linux como concorrente nos servidores e em sistemas embarcados, que são realmente o único concorrente para eles. Parem de ficar chorando como se o Linux fosse um máximo em todos os sentidos e aceitem a realidade.

    Ericksson (usuário não registrado) em 17/08/2011 às 9:29 pm

    Com aberrações como o Gnome3 o Linux só de distancia do desktop mesmo.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 18/08/2011 às 9:17 am

    Até parece que a maioria do usuários são produtores de alguma coisa.
    Eu falo por mim que só consumo e pouco.
    Então Windows Live Messenger não me faz falta nenhuma no Linux, pois tem outros que para enviar texto fazem tranquilamente o trabalho.
    Office 2007 não nada necessário se o Libre Office faz tudo que eu preciso e muito mais fácil de usar.
    Photoshop para que? Se o Gimp está além do que eu possa usar.
    AutoCad: pelo amor de Deus, quantos dos milhões de usuários no mundo usam isto?

    Gamers: entre milhões de usuários no mundo quantos tem pelo menos placas aceleradoras para estes games poderosos.

    Não sou nenhum super user, e dificilmente vejo um que use o computador para produzir algo fora do comum.

    Agora eu vejo um o outro dizendo que Linux não chega aos pés do Windows, mas eu como um usuário comum, não troco meu Linux por uma merda de Windows nunca.

    O pessoal tem que ver o usuário comum como um usuário comum, para de falar para estes milhões de usuários que Linux não está com nada e que o Windows é muito melhor e, isto não é verdade.

    O Ubuntu da versão 10.04 em diante está tão fácil de usar que eu como um usuário comum instalo em um computador sem nenhuma dificuldade, agora vai instalar um Windows? É muito mais difícil.

    Mas, não vai adiantar eu ficar falando, pois tem muito metido a desenvolvedor querendo ditar regras, dizendo que o Linux não roda isto ou aquilo do Windows e, quem disse que eu quero ouvir isto. Eu quero é que falem que tem outras alternativas no Linux que suprem muito bem as necessidades de milhões de usuários comuns.

    Cesar (usuário não registrado) em 18/08/2011 às 9:40 am

    Até o Windows 98 tem um marketshare maior que o do Ubuntu.

    Renan (usuário não registrado) em 18/08/2011 às 9:56 am

    “Então Windows Live Messenger não me faz falta nenhuma no Linux, pois tem outros que para enviar texto fazem tranquilamente o trabalho.”

    Para quem só usa texto… mas pra quem usa qualquer recurso mais avançado, tipo webcam, já era – e isso inclui vários dos usuários comuns :)

    “O pessoal tem que ver o usuário comum como um usuário comum”

    Daí o usuário comum quer usar webcam no MSN ao mesmo tempo em que precisa trabalhar no .docx que o chefe dele mandou… e não consegue.

    Arielton (usuário não registrado) em 18/08/2011 às 6:32 pm

    @Cesar
    Aposto que o Windows 98 tem um market share maior que todas as distros Linux juntas.

Este post é antigo (2011-08-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.