Mozilla vai tentar de novo convencer usuários de versões antigas a atualizarem o Firefox
Mais uma vez o projeto Mozilla vai tentar persuadir os usuários rodando versões antigas do Firefox a atualizar. A partir da próxima quinta-feira os usuários da série 3.6 do navegador vão receber uma notificação sugerindo que façam upgrade para a versão corrente, que nesta semana é a 8. (via h-online.com – “Mozilla wants users to upgrade to latest version of Firefox – The H Open Source: News and Features”)
• Publicado por Augusto Campos em
2011-11-11
Uso aplicações que não funcionam bem a partir da versão 4 do firefox.
Não dá pra mudar.
Sorry.
Legal é a tirada, falando da versão da semana =x;
Muita gente usa o Firefox 3.x porque ela é a versão oficial usada em várias versões Ainda com suporte de distribuições linux.
Elas não vão atualizar por atualizar os pacotes e a atualização automática não funciona nessas versões originais das distribuições porque foram instaladas como root e com esse recurso desativado.
Daqui uns 5 anos: uso o Chrome 71, e você? O Firefox 57.
O jeito vai ser o número de versão expressar um timestamp, precisão nos segundos, no mínimo :)
Assim que a Mozilla convencer o Bradesco, Itaú, Banco do Brasil a atualizarem seus plugins tão rapidamente quanto as novas versões do browser são lançadas, eu atualizo meu Firefox…
Por quê não lançam atualizações de segurança, estas atualizações drásticas não são acompanhadas pelo setor corporativo e também afetam os usuários em geral. Depois reclamam que as ferramentas de segurança e até os sites dos bancos não funciona direito.
Aqui todas as máquinas ainda no 3.5, já o da minha… deixa ver qual que é o da minha, ah é o 7.
Como o “Amarok” disse, algumas distros (por exemplo, CentOS) ainda tem o Firefox 3.6 oficialmente, e não tem (ao menos não descobri) uma forma limpa (isto é, nada de “instale em /opt/firefox e faça os symlinks”) de atualizar para o Firefox mais atual – se tem algum backport, eu não encontrei e ficaria satisfeito em ver.
@Renan
Já tentou o ppa?
@Renan
Algumas distribuições tẽm repositórios com backports ou repositórios não oficiais que supririam isso, mas o problema é que dificilmente as distribuições linux irão colocar pacotes da versão 8.0 do firefox nos repositórios oficiais das versões estáveis mais antigas.
Elas geralmente só fornecem atualizações de segurança dentro do período de suporte mas evitam atualizar softwares por motivos de funcionalidade ou porque saiu uma nova versão.
Mas eu acho que a Mozilla não está muito preocupada com isso proque o alvo deles mesmo são usuários windows que ainda não atualizaram o firefox por qualquer motivo.
“Já tentou o ppa?”
Se fosse Ubuntu, mas é CentOS.
“mas o problema é que dificilmente as distribuições linux irão colocar pacotes da versão 8.0 do firefox nos repositórios oficiais das versões estáveis mais antigas. ”
Exatamente.
Muitas extensões não estão conseguindo acompanhar o novo ritmo de atualização do Firefox, já com as extensões do Chrome isso não acontece,porque será???
E outra, ao instalar o Chrome no Ubuntu por exemplo,automaticamente o Google manda junto um repositório para ser acrescentado ao sistema e assim o Chrome vai se atualizando sempre no linux, porque a Mozilla não faz o mesmo??? Assim a gente não precisaria apelar pra ppa…
O Firefox 3.x é o novo IE 6…
Esse negócio de não atualizar é birra. O banco não funciona, use outro navegador. Tem espaço sobrando no disco e o download não dói.
Interface superior, maior desempenho e segurança, são coisas que não vale a pena perder por causa de um plugin.
O criador do plugin está de birra com as novas versões? Deixe ele falando sozinho e siga em frente. Opções e que não faltam. Nem de navegador, nem de banco.
Se não fossem os progressistas, nós ainda estaríamos usando a internet moldada ao Internet Explorer.
“…vão receber uma notificação sugerindo que façam upgrade para a versão corrente, que nesta semana é a 8.”
Eu percebi o que você fez aqui, Augusto.
Só os bons entenderão. Lol.
Pois é, semana passada saiu o 8 e já tá em beta o 9. Ok ok..
Imagine o susto que o desavisado vai levar ao ser mostrada uma atualização do seu software de 3.6 para 8! Ele vai se sentir na idade da pedra!
Ironia do destino, os plugins que foram sempre os reais motivadores das pessoas usarem o Firefox, agora são os motivos para as pessoas não atualizarem o Firefox.
Aos que estão reclamando que precisam de extensões que só funcionam com versões anteriores do Firefox, saibam que há a extensão “Compability reporter”, que permite que você use qualquer extensão na versão mais recente do Firefox (utilizo a nightly – 11 – sem problemas com extensões “defasadas”).
@o único que pesquisa antes de opinar
Ditto!
Fui conferir no synaptic do meu Ubuntu 10.04 LTS e a versão mais nova do firefox é 3.6.24, então está atualizado. A versão 4 ainda não apareceu no synaptic nem se usar apt-get update e depois apt-get upgrade. kkkk
Eu uso o ubuntu 10.04 LTS é a versão mais recente e não tem o firefox acima do 3.6 logo não vou instalar. Embora para falar a verdade, eu abandonei o firefox no mês passado e estou usando somente o Chromium
Mozilla desesperada.
“Nesta semana é a 8″… é verdade, e mesmo assim tá ruim de alcançar o Chrome – mas quem sabe eles ficam contentes em passar o IE!
@Denis, mas ainda não passaram o veterano Emacs :-)
Atualizei para o 7 (PPA).
Vinha usando o 3.6, “original” do Ubuntu 10.04.
Quando botarem nos repositórios o 8, reatualizo, pelo PPA.