Mozilla vai adicionar visualizador de PDF no Firefox
Navegador será o segundo a oferecer opção própria de renderização de PDF. Trecho inicial da nota no IDGNow:
A Mozilla está trabalhando em um projeto que vai adicionar renderização PDF no Firefox usando HTML5 e JavaScript, eliminando a necessidade de os usuários usarem o próprio plug-in da Adobe.
“O leitor PDF pode ser incluído no Firefox em três meses, disse Andreas Gal, pesquisador da Mozilla que na quarta-feira apresentou o trabalho da empresa vem fazendo, silenciosamente, desde o mês passado.
Quando lançado, o Firefox passará a ser o segundo navegador a oferecer renderização PDF, além do Google Chrome. Mas, enquanto o Chrome conta com uma API própria para substituir plug-in, a Mozilla vai usar exclusivamente HTML5 e JavaScript, considerado por Gal um caminho mais seguro. (via idgnow.uol.com.br)
O pessoal da mozilla está correndo atrás.
Quando li o título fiquei pensando “Puts, mais um plugin bugado de PDF!”, mas sendo renderizado em HTML5 eu fico bem mais tranquilo ;-)
Acho um desperdício de tempo, Sempre preferi abrir PDF fora do browser.
Abrir PDF no browser: de boas intenções o inferno está cheio
Nunca funcionou direito, porque agora iria funcionar?
Mas normalmente é assim. A Mozilla faz bem feito, de primeira.
*Google Chrome copy…*
Bom, pelo menos eles estão copiando uma boa feature do Chrome. As vezes eu leio PDF no navegador, e imagino que muita gente também use esse recurso.
Um pouco tarde, não? Mas antes tarde do que nunca. A Mozilla esperou o Chrome cair no gosto do público para se movimentar…, vai precisar ser mais que o chrome, e não equivalente, para recuperar a grande fatia de usuários que tinha antes. De toda forma, toda sorte do mundo a Mozilla.
Espero que dê para desativar nas opções, porque detesto ler pdf no navegador.
Prefiro deixar baixando e ler com o Evince, mesmo no Windows.
Só falta fazer um player de flash usando HTML5. Porque não tem condições de usar o FF. Ele desabilitar os players antigos e os novos não tem pra download na versão 64 bits.
@Alexandre
O quê?
@Alexandre
O quê? [2]
@Alexandre
Fumou oregano?[3]
E outra, não adianta ficar falando que será “copia do Chrome”. Tudo que o pessoal tenta implementar, os mimimi’s de plantão falam que é cópia.
A crítica continua sendo a forma preferida de participar da “comunidade”
O Chrome está quase passando o IE na Argentina, e na América do Sul já passou o Firefox. Isso está acontecendo bem rapidamente nas últimas semanas. A Mozilla está se movimentando, está tomando boas iniciativas, mas na questão de marketing parece impossível competir com o Google. Há um apelo em torno do Chrome – e guarda o trunfo de ser o último dos grandes browsers a ser lançado. Se quiser competir sem o marketing, a Mozilla terá que ter um browser sensivelmente melhor – e o Google faz tudo muito rápido, e está fazendo com qualidade. É uma corrida contra o tempo.
Ao meu ver a principal evolução do FF 5 vai ser o uso de memória, o pessoal da mozilla tá mandando ver, em processos que consumiam cerca de 200 mb conseguiu-se resultados de 150 mb, isso é uma grande evolução.
Parabéns Mozilla. E o que é bom é pra ser imitado mesmo, interface mais intuitiva, pdf integrado, consumo de memória otmizado, sou fan da rapozinha, mais ultimamente ele tava comendo poeira do Chrome, parece que o pessoal abriu o olho foi com “gosto de gás”.
Competir com o Google realmente é complicado. Mas acredito que o Firefox vai continuar em segundo lugar no ranking. Com o Chrome em primeiro, graças a muita propaganda.
Até 2014 no ranking: Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Safari, Opera…
Essa lista pode mudar se a Microsoft também fizer muita propaganda do Internet Explorer.
E o Firefox será o terceiro, com risco de ser o quarto.
Espero que não seja tão pelado quanto o leitor de PDF do Chrome.
“Quando lançado, o Firefox passará a ser o segundo navegador a oferecer renderização PDF, além do Google Chrome.”
Segundo? O Safari não entra nessa lista (primeiro)?
Afinal, pelo menos a versão para Mac, lê PDF com extrema estabilidade já há aguns anos.
(^ ^)
Pra mim o mozplugger já dava conta do recado. http://mozplugger.mozdev.org/
@Ironmaniaco, fumou sim. “Fumou tela”: http://smokescreen.us
Trata-se de um flash player escrito em JS. Sim, abre boa parte dos .swf que encontramos por aí. Pena que o projeto está há muuuito tempo parado e o desenvolvedor, que disse que lançaria como software livre, não o fez (o código obfuscado ainda está lá).
Ok, mas tem a parte do video. Flash usa h264, na maioria das vezes.
Nesta semana lançaram um decodificador de MP3 em Javascript!
http://jsmad.org/
Ou seja, “já dá” pra executar arquivos flash “nativamente” no navegador, além de ouvir MP3 da mesma forma, sem recorrer a plugins externos.
Não creio que plugins para navegador um dia deixarão de existir, já que há coisas que muitas vezes um usuário necessita mas não pode ser implementada com tecnologia aberta atual (como video-conferencia dentro do navegador, já que a especificação de devices no html5 ainda não está pronta, mas estará nos próximos dias, meses ou anos). Eu mesmo tive ideia de criar um plugin estes dias para uma funcionalidade bastante específica, mas não tive tempo de prosseguir com o projeto.
Isso porque um navegador web não foi feito para fazer tudo. Daqui a pouco vão querer criar sistemas operacionais que rodam dentro do navegador (não, não um emulador de x86 como do Bellard, ou um interpretador de bytecode .net como este: http://jsil.org/ ou de bytecode llvm como este: http://emscripten.org), fazendo o navegador ser a própria máquina.
No mais, achei interessante a ideia. A implementação do chrome é proprietária (pra ter uma ideia, nem existe no chromium) e esta da mozilla é open source e baseada em padrões abertos. Pra mim isso já é o suficiente para considerá-la uma opção.
A Adobe é conhecida por ser a segunda maior empresa do mundo em número de falhas de segurança perdendo apenas para a Microsoft. Quando alguém se mete a implementar algo que já teve milhares de correções de bugs e segurança há de se tomar cuidado para não cometer os mesmos erros!
Enquanto isso, quem usa o Chromium fica sem o tal plugin leitor de PDF. É exclusivo do Google Chrome.
Pelo menos no Firefox não será plugin e é código livre.
O Firefox 5 está disponível agora! http://www.pensoti.com.br/2011/tecnologia/mozilla-lanca-nova-versao-do-firefox-o-primeiro-navegador-a-suportar-a-opcao-nao-me-rastreie-em-varias-plataformas/