Mozilla prioriza melhorias no engine de JavaScript do Firefox
Trechos do InfoQ:
Após o grande esforço de finalização e lançamento do Firefox 4, a Mozilla voltou a planejar melhorias na área de JavaScript. Os principais focos são depuração e desempenho. Alguns pontos que merecem destaque são: (….)
(…) O investimento em desempenho vai contribuir com a meta da Mozilla para o Firefox, de sempre responder a ações do usuário em no máximo 50 ms. Além das atividades relativas a JavaScript, existem ainda vários outros objetivos para 2011. Eles abrangem melhorias em acessibilidade, conexão, DOM, gráficos, vídeo e layout de páginas. (via infoq.com)
Não há garantias de que todos os objetivos para 2011 serão atingidos, mas apenas o fato de estarem se mobilizando nesse sentido abre uma boa perspectiva de competitividade em relação ao Chrome (inclusive é muito estranho não ver a propaganda dele no alto da página). A versão Linux também merecia uma atenção maior, incluindo a aparência. Chrome/Chromium têm um visual muito mais agradáveis. Porém se alguém quiser melhorar essa péssima aparência, sugiro o tema Strata Reloaded 2.6.6. Porque a Mozilla tem tantas coisas mais importantes pra fazer, que isso se transformou em algo “menor”. https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/strata-reloaded/
não era sem tempo: concentrar-se realmente no que interessa e deixar o cosmético de lado!
@Denis, infelizmente o Linux é prioridade baixa dentro da Mozilla. Eles se empenham em fazer as coisas para Windows (por causa do mercado, já que a maioria dos usuários do firefox são do windows), em seguida vem Mac, já que praticamente todos desenvolvedores da mozilla usam Mac, em seguida está surgindo o mercado movel (android) e, por último, caso sobre algum, o Linux. Outros SOs? bem, aí não há muito o que se fazer mesmo.
O próprio recurso de “layers” com aceleração gráfica só existe no WIndows. A prioridade no firefox 5 ou 6 é trazer isso pro Mac. Linux? Nem se fala.Talvez lá pro firefox 9 ou 10.
A questão é que a mozilla é uma empreza, eles ligam pro mercado. E existe mais demanda para Windows e Mac.
Eu nem fico mais de “mimimi”. Gosto do firefox e por enquanto ele me atende. EU aparência uso o tema padrão no firefox, mas removi muita coisa de sua interface, para simplificar. Ao meu ver o resultado ficou bom.
Enquanto a Mozilla prioriza a maior parte de seus clientes, onde está a comunidade que não cuida de contribuir com melhorias para o Firefox no Linux?
Se não contribui, não reclame, ela tem suas prioridades, por esse motivo não reclamo, e como “Leandro Santiago” falou, ele me atende muito bem, prefiro ele que o Chrome/Chromium.
Eu uso Firefox por ser 100% livre em todos os SOs, não é como o Chrome(proprietário) e Chromium(livre).
A Mozilla é uma fundação e ela apoia a liberdade e abertura do software e internet.
Além de ter privacidade para os usuários finais. Por isso apoio a Mozilla :)
Linux não é prioridade na Mozilla, mas deveria ser?
Um cara de SL do Ars migrou pro Mac, O Icaza só usa Mac, iPad etc.
Logo logo até o Linus já migra pro Mac. :-P
Eu particularmente, se pudesse (talvez um dia o faça), compraria um Mac. É o melhor hardware do mercado. Mas em matéria de software adoro o Linux. O OS X é em vários aspectos, superior ao Linux. Eu particularmente não me importo. Atualmente tenho uma certa consciência da questão do software Livre e, embora o OS X seja parte open source, é talvez o sistema mais restritivo do mercado. Eu simplesmente não consigo conviver com essa ideia (indo para a janela do quinto andar… hauahua), mas aceito que várias pessoas tomem como opção mudar o SO de seus computadores.
Ao meu ver a questão não é nem tanto o Linux, mas a “causa” por trás. Daqui há uns anos o Linux vai morrer (da mesma forma que sistemas dominantes do passado já não existem), e certamente haverão outras opões de SOs livres no mercado. Se vai ser o Linux ou derivado, não sei, mas sei que deve ser algo igualmente ou mais livre. E que todo o conteúdo digital que a humanidade produziu não seja perdido por causa de um software. Por isso creio, por exemplo, que os padrões abertos são uma causa muito maior que o próprio software livre. Mas uma coisa não anula a outra.
Ah sim, esse papo me lembrou disso:
http://bergie.iki.fi/blog/11-macbook_air-the_best_computer_i-ve_ever_had/
O engraçado é ver pessoas querendo migrar para Mac logo quando ela tem o hardware igual aos outros.
A única diferença da Apple é que ela vende um computador com SO próprio e design próprio, mas o hardware mesmo é igual aos outros e muito mais caro.
Tanto quem apoia o Open Source quanto o Free Software não deveria comprar nada da Apple, além de restritivo, é uma empresa que apoia patente de software.
Ficar dando dinheiro para o que você não apoia é estranho, pelo menos eu acho isso.
Hoje prefiro o Chrome ao Firefox, mesmo depois do lançamento da versão 4, para mim muito mais leve e estável. O Firefox precisa melhorar muito para que eu o utilize novamente como principal navegador, mas notícias como esta são animadoras.
Uso o FF porque é o mais próximo de destronar o IE. O dia que o Chrome desbancá-lo, migro de browser.
E também gostaria que investissem mais no Linux. Mas seria bom a comunidade trabalhasse nisso, ajudando a fundação. Não é essa a vantagem do SL?
Vocês estão exagerando demais….
O firefox está tão estável ultimamente (falo isso no Linux, pois só uso ele)…
Reclamar da versão 4 do Firefox realmente é não ter o que fazer…
“Porque a Mozilla tem tantas coisas mais importantes pra fazer, que isso se transformou em algo “menor”.”
Vocês tratam do tema como se o Firefox fosse um navegador bugado (tipo um IE6) que estivessem um um milhão de defeitos…
Pessoal, menos, por favor…
Vocês tratam do tema como se o Firefox fosse um navegador bugado (tipo um IE6) que estivessem um um milhão de defeitos…
Mas o Firefox no Linux é assim mesmo, um navegador ultra bugado, tipo um IE6. Já no Windows é diferente, ele funciona muito bem.
@Juninho o problema nao é ser bugado, mas sim nao ter todas as features que os outros SOs, como aceleração por software. Mas concordo com voce, tão exagerando um pouco, ele ainda é bem superior ao IE, talvez o IE9 até brigue, mas nada supera o chrome, seja la qual plataforma ele tiver, a mozilla devia aprender isso com o chrome. =/
Nossa, lá no primeiro comentário escrevi empresa com Z, “empreza”. Culpem o meu corretor ortográfico que está em ingreis
“Mas o Firefox no Linux é assim mesmo, um navegador ultra bugado, tipo um IE6. Já no Windows é diferente, ele funciona muito bem.”
Definitivamente, nós não usamos o mesmo browser… porque o meu firefox (no meu Linux) funciona 100%
ps: nao uso mais windows, mas na época (firefox3.[qualquercoisa]) o firefox não chegava nem perto do que é a versão 4 para linux…
mas só pra te dar a razao: minha placa é VIA, quando começo a ler qualquer coisa sobre aceleração já paro… huahuahuhauhaha
@Juninho, o que eu expressei foi apenas um reflexo do que já li em muitos comentários e opiniões de usuários, se isso é exagero ou não é outra história. Fato é que comentam. E na minha opinião, fico até contente que a Mozilla agora tenha coisas melhores pra fazer do que melhorar a aparência do Firefox no Linux (no KDE especificamente).
@Guilherm_,
Ao que parece a Mozilla já está aprendendo com o Chrome. Todas essas notícias de um ciclo diferente de lançamentos e melhoras no javaScript é o resultado da concorrência apertando. Na América Latina, já se usa mais Chrome do que Firefox, por exemplo (segundo pesquisa). Em relação a esse atraso nas features, até o fim do ano deveremos ter boas novidades.
@Leandro Santiago
Concordo e discordo em partes! Não parece muito lógico que o Linux não receba tanta atenção, já que tratamos essencialmente de software livre. Em relação à Mozilla ser uma empresa que liga para o mercado, ainda não é uma empresa que vise em primeiro lugar o lucro. http://www.mozilla.org/about/mission.html.
Com o avanço do Chrome, ajudado pelo bom produto e pela campanha massiva da Google, e a inércia do IE, o Firefox está numa situação que requer ação rápida da Mozilla. Parece que estão se movimentando, mas será que foi à tempo?
Continuo usando o Seamonkey me atende bem tem as extensões que eu preciso as vezes uso os outros para algo espcifico.
Isso também me lembra uma corrida de fórmula 1, quando um piloto está no encalço do primeiro, aí o que está em terceiro vem mais rápido querendo passar, e o segundo tem que dar mais atenção para o terceiro do que o primeiro, e perde o contato com a liderança… :-p
E as vezes o terceiro passa o segundo :-p
@Leandro Santiago,
Sem problemaz!
“o que eu expressei foi apenas um reflexo do que já li em muitos comentários e opiniões de usuários, se isso é exagero ou não é outra história. Fato é que comentam. E na minha opinião, fico até contente que a Mozilla agora tenha coisas melhores pra fazer do que melhorar a aparência do Firefox no Linux (no KDE especificamente).”
Bom, se é pra ficar requentando comentário, pode-se dizer que o KDE é melhor que o gnome e vice-e-versa… cada um tem sua opiniao… e muitos nunca estao contentes, mesmo quando a solucao eh boa…
Prá mim o problema principal é que o Firefox ainda está lento diante do Chromium/Chrome que carrega páginas 2x mais rápido…