Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mozilla prioriza melhorias no engine de JavaScript do Firefox

Trechos do InfoQ:

Após o grande esforço de finalização e lançamento do Firefox 4, a Mozilla voltou a planejar melhorias na área de JavaScript. Os principais focos são depuração e desempenho. Alguns pontos que merecem destaque são: (….)

(…) O investimento em desempenho vai contribuir com a meta da Mozilla para o Firefox, de sempre responder a ações do usuário em no máximo 50 ms. Além das atividades relativas a JavaScript, existem ainda vários outros objetivos para 2011. Eles abrangem melhorias em acessibilidade, conexão, DOM, gráficos, vídeo e layout de páginas. (via infoq.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Denis (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 3:06 pm

    Não há garantias de que todos os objetivos para 2011 serão atingidos, mas apenas o fato de estarem se mobilizando nesse sentido abre uma boa perspectiva de competitividade em relação ao Chrome (inclusive é muito estranho não ver a propaganda dele no alto da página). A versão Linux também merecia uma atenção maior, incluindo a aparência. Chrome/Chromium têm um visual muito mais agradáveis. Porém se alguém quiser melhorar essa péssima aparência, sugiro o tema Strata Reloaded 2.6.6. Porque a Mozilla tem tantas coisas mais importantes pra fazer, que isso se transformou em algo “menor”. https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/strata-reloaded/

    tereso@tereso.com.br (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 3:10 pm

    não era sem tempo: concentrar-se realmente no que interessa e deixar o cosmético de lado!

    @Denis, infelizmente o Linux é prioridade baixa dentro da Mozilla. Eles se empenham em fazer as coisas para Windows (por causa do mercado, já que a maioria dos usuários do firefox são do windows), em seguida vem Mac, já que praticamente todos desenvolvedores da mozilla usam Mac, em seguida está surgindo o mercado movel (android) e, por último, caso sobre algum, o Linux. Outros SOs? bem, aí não há muito o que se fazer mesmo.

    O próprio recurso de “layers” com aceleração gráfica só existe no WIndows. A prioridade no firefox 5 ou 6 é trazer isso pro Mac. Linux? Nem se fala.Talvez lá pro firefox 9 ou 10.

    A questão é que a mozilla é uma empreza, eles ligam pro mercado. E existe mais demanda para Windows e Mac.

    Eu nem fico mais de “mimimi”. Gosto do firefox e por enquanto ele me atende. EU aparência uso o tema padrão no firefox, mas removi muita coisa de sua interface, para simplificar. Ao meu ver o resultado ficou bom.

    Glauco (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 4:18 pm

    Enquanto a Mozilla prioriza a maior parte de seus clientes, onde está a comunidade que não cuida de contribuir com melhorias para o Firefox no Linux?

    Se não contribui, não reclame, ela tem suas prioridades, por esse motivo não reclamo, e como “Leandro Santiago” falou, ele me atende muito bem, prefiro ele que o Chrome/Chromium.

    Ícaro (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 4:27 pm

    Eu uso Firefox por ser 100% livre em todos os SOs, não é como o Chrome(proprietário) e Chromium(livre).

    A Mozilla é uma fundação e ela apoia a liberdade e abertura do software e internet.

    Além de ter privacidade para os usuários finais. Por isso apoio a Mozilla :)

    alberto (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 6:21 pm

    Linux não é prioridade na Mozilla, mas deveria ser?

    Um cara de SL do Ars migrou pro Mac, O Icaza só usa Mac, iPad etc.

    Logo logo até o Linus já migra pro Mac. :-P

    Eu particularmente, se pudesse (talvez um dia o faça), compraria um Mac. É o melhor hardware do mercado. Mas em matéria de software adoro o Linux. O OS X é em vários aspectos, superior ao Linux. Eu particularmente não me importo. Atualmente tenho uma certa consciência da questão do software Livre e, embora o OS X seja parte open source, é talvez o sistema mais restritivo do mercado. Eu simplesmente não consigo conviver com essa ideia (indo para a janela do quinto andar… hauahua), mas aceito que várias pessoas tomem como opção mudar o SO de seus computadores.

    Ao meu ver a questão não é nem tanto o Linux, mas a “causa” por trás. Daqui há uns anos o Linux vai morrer (da mesma forma que sistemas dominantes do passado já não existem), e certamente haverão outras opões de SOs livres no mercado. Se vai ser o Linux ou derivado, não sei, mas sei que deve ser algo igualmente ou mais livre. E que todo o conteúdo digital que a humanidade produziu não seja perdido por causa de um software. Por isso creio, por exemplo, que os padrões abertos são uma causa muito maior que o próprio software livre. Mas uma coisa não anula a outra.

    Ah sim, esse papo me lembrou disso:
    http://bergie.iki.fi/blog/11-macbook_air-the_best_computer_i-ve_ever_had/

    Ícaro (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 8:10 pm

    O engraçado é ver pessoas querendo migrar para Mac logo quando ela tem o hardware igual aos outros.

    A única diferença da Apple é que ela vende um computador com SO próprio e design próprio, mas o hardware mesmo é igual aos outros e muito mais caro.

    Ícaro (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 8:13 pm

    Tanto quem apoia o Open Source quanto o Free Software não deveria comprar nada da Apple, além de restritivo, é uma empresa que apoia patente de software.

    Ficar dando dinheiro para o que você não apoia é estranho, pelo menos eu acho isso.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 8:25 pm

    Hoje prefiro o Chrome ao Firefox, mesmo depois do lançamento da versão 4, para mim muito mais leve e estável. O Firefox precisa melhorar muito para que eu o utilize novamente como principal navegador, mas notícias como esta são animadoras.

    Marcos (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 9:28 pm

    Uso o FF porque é o mais próximo de destronar o IE. O dia que o Chrome desbancá-lo, migro de browser.

    E também gostaria que investissem mais no Linux. Mas seria bom a comunidade trabalhasse nisso, ajudando a fundação. Não é essa a vantagem do SL?

    Juninho (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 11:26 pm

    Vocês estão exagerando demais….

    O firefox está tão estável ultimamente (falo isso no Linux, pois só uso ele)…

    Reclamar da versão 4 do Firefox realmente é não ter o que fazer…

    “Porque a Mozilla tem tantas coisas mais importantes pra fazer, que isso se transformou em algo “menor”.”
    Vocês tratam do tema como se o Firefox fosse um navegador bugado (tipo um IE6) que estivessem um um milhão de defeitos…

    Pessoal, menos, por favor…

    Vocês tratam do tema como se o Firefox fosse um navegador bugado (tipo um IE6) que estivessem um um milhão de defeitos…

    Mas o Firefox no Linux é assim mesmo, um navegador ultra bugado, tipo um IE6. Já no Windows é diferente, ele funciona muito bem.

    Guilherm_ (usuário não registrado) em 28/04/2011 às 11:50 pm

    @Juninho o problema nao é ser bugado, mas sim nao ter todas as features que os outros SOs, como aceleração por software. Mas concordo com voce, tão exagerando um pouco, ele ainda é bem superior ao IE, talvez o IE9 até brigue, mas nada supera o chrome, seja la qual plataforma ele tiver, a mozilla devia aprender isso com o chrome. =/

    Nossa, lá no primeiro comentário escrevi empresa com Z, “empreza”. Culpem o meu corretor ortográfico que está em ingreis

    Juninho (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 2:24 pm

    “Mas o Firefox no Linux é assim mesmo, um navegador ultra bugado, tipo um IE6. Já no Windows é diferente, ele funciona muito bem.”

    Definitivamente, nós não usamos o mesmo browser… porque o meu firefox (no meu Linux) funciona 100%

    ps: nao uso mais windows, mas na época (firefox3.[qualquercoisa]) o firefox não chegava nem perto do que é a versão 4 para linux…

    mas só pra te dar a razao: minha placa é VIA, quando começo a ler qualquer coisa sobre aceleração já paro… huahuahuhauhaha

    Denis (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 2:50 pm

    @Juninho, o que eu expressei foi apenas um reflexo do que já li em muitos comentários e opiniões de usuários, se isso é exagero ou não é outra história. Fato é que comentam. E na minha opinião, fico até contente que a Mozilla agora tenha coisas melhores pra fazer do que melhorar a aparência do Firefox no Linux (no KDE especificamente).

    @Guilherm_,

    Ao que parece a Mozilla já está aprendendo com o Chrome. Todas essas notícias de um ciclo diferente de lançamentos e melhoras no javaScript é o resultado da concorrência apertando. Na América Latina, já se usa mais Chrome do que Firefox, por exemplo (segundo pesquisa). Em relação a esse atraso nas features, até o fim do ano deveremos ter boas novidades.

    @Leandro Santiago
    Concordo e discordo em partes! Não parece muito lógico que o Linux não receba tanta atenção, já que tratamos essencialmente de software livre. Em relação à Mozilla ser uma empresa que liga para o mercado, ainda não é uma empresa que vise em primeiro lugar o lucro. http://www.mozilla.org/about/mission.html.

    Com o avanço do Chrome, ajudado pelo bom produto e pela campanha massiva da Google, e a inércia do IE, o Firefox está numa situação que requer ação rápida da Mozilla. Parece que estão se movimentando, mas será que foi à tempo?

    anderson freitas (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 3:07 pm

    Continuo usando o Seamonkey me atende bem tem as extensões que eu preciso as vezes uso os outros para algo espcifico.

    Denis (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 4:23 pm

    Isso também me lembra uma corrida de fórmula 1, quando um piloto está no encalço do primeiro, aí o que está em terceiro vem mais rápido querendo passar, e o segundo tem que dar mais atenção para o terceiro do que o primeiro, e perde o contato com a liderança… :-p
    E as vezes o terceiro passa o segundo :-p

    Denis (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 4:24 pm

    @Leandro Santiago,

    Sem problemaz!

    Juninho (usuário não registrado) em 29/04/2011 às 9:44 pm

    “o que eu expressei foi apenas um reflexo do que já li em muitos comentários e opiniões de usuários, se isso é exagero ou não é outra história. Fato é que comentam. E na minha opinião, fico até contente que a Mozilla agora tenha coisas melhores pra fazer do que melhorar a aparência do Firefox no Linux (no KDE especificamente).”

    Bom, se é pra ficar requentando comentário, pode-se dizer que o KDE é melhor que o gnome e vice-e-versa… cada um tem sua opiniao… e muitos nunca estao contentes, mesmo quando a solucao eh boa…

    Prá mim o problema principal é que o Firefox ainda está lento diante do Chromium/Chrome que carrega páginas 2x mais rápido…

Este post é antigo (2011-04-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.