Mozilla detalha seus planos para “matar” Firefox 3.5
Trecho do IDG Now:
Em medida inédita, cerca de 12 milhões de usuários da versão antiga vão receber, de forma automática, uma atualização para a versão 3.6.
A Mozilla planeja conduzir os 12 milhões de usuários do velho Firefox 3.5 para uma versão mais nova em junho, com a inédita medida de atualizar o navegador de forma automática.
Lançado em 2009, o Firefox 3.5 já está na UTI – a derradeira atualização de segurança para o navegador ocorreu há três semanas.
Em junho, contudo, a Mozilla vai usar outra estratégia para “matar” o Firefox 3.5, segundo explicações divulgadas no site da organização.
Ao mesmo tempo que continuará a “mostrar a isca” do Firefox 4 aos usuários de versões antigas – a Mozilla começou a oferecer, na semana passada, uma atualização para o Firefox 4 aos que usam o Firefox 3.5 e 3.6 –, ela vai “forçar o 3.6 aos reticentes do 3.5 que não quiseram nem a versão 4 nem a 3.6”, escreveu Christian Legnitto, gerente de versões do Firefox, em uma mensagem publicada para desenvolvedores.
Mais tarde, Legnitto disse que sua escolha da palavra “forçar” foi infeliz e ressaltou que apenas os usuários do Firefox 3.5 que ativaram a opção de atualizações automáticas serão levados ao Firefox 3.6 automaticamente. (…) (via idgnow.uol.com.br)
Eu sou contra “forçar” os usuários a migrar versões de Software…
Uma coisa é o software dar uma mensagem de erro tipo “Parei de funcionar… Se quiser, atualize…” como faz[ia?] o MSN Messenger, outra totalmente diferente é “forçar” o usuário e atualizar algo sem seu consentimento…
No mais, acho que navegadores tinham que ter prazos de validade sim, para manter uma Web mais “padronizada” (como se a culpa fosse só dos navegadores)… mas, sempre tem o caso dos pcs mais antigos, usados em telecentros, etc…
Mas não vejo necessariamente como uma ‘forçação’, uma vez que os usuários que estão com o sistema de atualização automática ligado é que terão o upgrade. Quem não quiser, desliga.
Sim, @Jafé, mas isso foi só explicado depois…
Ou seja, não há nenhuma novidade… o recurso atualização automática já existe há tempos…
O que acontece é que pela “manchete” ergue-se uma questão: os produtores de Software tem o direito de fazer o que não foi pedido? Sem o consentimento do usuário?
Eu já acho que deveriam forçar sem o usuário perceber. Afinal, a mudança do 3.5 ao 3.6 é suave (é apenas uma subversão), e o usuário só tem a ganhar.
@Juninho
Não vejo nada D+ nisso.
Quem usa o update automático quer duas coisas: versão atualizada de software e não quer se preocupar com atualizações todo dia.
Tá mais que certo a Mozilla fazer isso, ao permitir que as atualizações automáticas continuem o usuário permite esse tipo de comportamento da empresa de software.
Só seria uma imposição se a Mozilla não permitisse que o usuário desligasse a atualização automática, ou mesmo com ela desligada a mozilla ainda efetuasse a alteração.
Sem contar que a Mozilla é uma das empresas que mais defende a liberdade, privacidade e outros direitos de seus usuários. Os caras não iam perder esse diferencial só pra atualizar todo mundo para o FF4.
O problema que vejo está nas extensões e plugins. É problemático se não houver uma rotina de checagem que pare, avise e peça para prosseguir ou reverter à versão anterior caso não existir alguma extensão ou plugin compatível com a nova versão.
é eu usei o ffox 4 porem tive q abandonar pois o sistema de segurança do banco tava dando pau! como é q eu vou largar a 3.6 só pq “Eles” querem…???
ari: eles vão atualizar da 3.5 pra 3.6
@ari,
Há meios não muito trabalhosos de contornar esse problema.
Isto acaba com a fragmentação das versões.
O problema deste tipo de atualização será para aqueles que ainda usam distros antigas que vem com o Firefox 3.5 e não possuem mais atualização via repositório.
Vantagens e desvantagens.
Particularmente sou favorável a atualização automática porque fica mais simples pro usuário comum e aumenta a seguranca dele, já que a maioria não entende dos riscos.
Mas essas atualizacões precisam ser abertas e código fonte liberado. Senão, quem me garante que a empresa não poderia colocar um código malicioso ou que violasse a privacidade do usuário sem que eles permitissem?
Também atualizei para o 4 e reverti por causa do site do banco. Assim que resolver isso atualizo sem problemas.
@Ari e Caren
Qual(is) banco(s) vocês usam? aqui, pelo Banrisul, o Firefox 4 funciona perfeitamente.
No começo eu tinha problemas com o BB, hoje ele já funciona. E o Bradesco também já testei e funcionou.
Reverti para a “velha” versão 3.6 depois que não encontrei alguns recursos que utilizava, como o “Bookmarks all Tabs” e um outro que não lembro.
Descobri que esse recurso ainda está disponivel na versão 4, mas por teclas de atalho. Remover recursos do Menu e deixar “oculto” sob teclas de atalho não é uma decisão muito acertada (para muitos usuários).
Esse lance de que o problema é a extensão é complicado. Primeiro, que o principal, que é a navegação na internet é aprimorado a cada versão. Complementos, como o próprio nome diz, é só algo a mais, e a Mozilla não tem como controlá-los, já que são de terceiros. Cabe a esses manterem seus complementos atualizados, se não o fizerem, acho que você deve desconfiar da qualidade, ou se ele não foi abandonado (o que abre uma brecha de segurança, já que as falhas não serão corrigidas), ou seja, se tiver algum complemento que só funcione num Firefox de 2009 corra dele!