Movendo o lançador do Unity para o rodapé da tela no Ubuntu 11.10
Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagohillebrandtΘubuntu·com):
“Um plug-in não oficial do Compiz permite mover o lançador do Unity para o rodapé da tela, suportando as operações de auto-ocultar, opacidade, entre outras.
O pessoal do blog WebUpd8 encontrou alguns pequenos bugs ao modificar algumas características do lançador, como uma lacuna ao redimensionar o tamanho dos ícones e um erro na constituição do painel se esse estiver restaurado. […]” [referência: tiagohillebrandt.eti.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-10-28
Mas s bugs que serão consertados muito brevemente, com certeza.
O q m impressiona é a quantidade de “ferramentas” de configuração para o gnome 3 (vejam ubuntued e WebUpd8) e este plugin para unity que está surgindo.
Creio que as “mudanças” induzidas pela fundação gnome e canonical n caíram no gosto do público. Eles querem continuar fuçando no sistema e alterando sua interface,como já faziam no gnome 2.X.
Vai ser interessante este desenvolvimento.
;-))
A maioria das extenções descritas no webupd8 não são ferramentas de configuração de terceiros, mas extenções oficiais do gnome 3.2.
Eu particularmente abandonei de vez o unity, pois acho seu conceito de operação muito inferior à experiência que o novo gnome 3.2 com suas extenções proporcionam.
Acho melhor essa barra na lateral mesmo, monitores widescreen tem pouca altura
tereso@tereso.com.br, com relação as “mudanças” induzidas que não caíram no gosto do público, isso é natural e esperado de um público acostumado com o Gnome 2.x, lá nós podíamos configurar praticamente tudo, e não ache que o Gnome 3 e o Unity não vão seguir esse caminho, é só questão de tempo.
@Heaven, e os monitores que não são widescreen, como o meu?
O problema desse novo Ubuntu que “força” todo mundo ao usar o Unity é que eles não estão nem aí pra quem não tem monitor widescreen, ou pra quem quer customizar. Custava fazer uma opção que jogasse a barra pra baixo, ou quem sabe até pra direita? Tinham que fazer um plugin não-oficial só pra isso? É triste ver o rumo que o Ubuntu está tomando… :(
Concordo. Eu nao gosto do Unity. Também não gosto do kde. Gosto do Gnome clássico. Lido com usuários bem leigos. Explicar Unity pra eles é bem complicado.
Qualquer dia volto ao bom e velho Window Maker.
Realmente, o unity ficou mais difícil do usuário comum descobrir as coisas.
Lembro que o gnome2 nunca ensinei nada para minha namorada e ela já “saiu usando.”
No dia que o Unity permitir ser totalmente customizado, a galera anti-KDE vai acusá-lo de permitir customização demais, como o KDE.
O KDE 4 está bem melhor do que esse Unity e do que o Gnome 3. Mexeram totalmente no Gnome só para dizer que mudou mas mudou para pior.
Pra mim o desempenho gráfico no linux é muito ruim, problema do X, que não consegue entregar um desktop no estado da arte… da até raiva ver os widgets sendo redesenhados, flicker e essas coisas, me parece que o computador é lento… quando o problema é com o X.
Embora o KDE consiga oferecer uma experiência muito boa mesmo sendo sobre o X.
A canonical está fazendo um sistema operacional baseado no kernel do linux, não uma distribuição como tantas outras… é até melhor, pois assim ela evita a picuinha…
Eu não entendo. Antes de eu aprender a mexer no Windows 95, o computador e o próprio Windows era um bicho de 7 cabeças, mas quando passamos a investir tempo, descobrimos que o Windows não era tão dificil de usar e quando eu migrei para o Linux então, achava que nunca iria aprender a usar o meu querido Linux Kurumin 3.1. A verdade é que ninguém quer mais se dar o trabalho de aprender coisas novas. Quem dedicou, mesmo que um pouco de tempo para aprender a usar o Unity, descobriu que ele é eficiente sim na usabilidade. Não digo isso porque gosto do Ubuntu ou da Canonical (prefiro o Mandriva com KDE) mas sim por experiência própria, eu testei e gostei do conceito usado pela Cononical.
Se dêem o trabalho de aprender a usar o Unity e vão descobrir que essa nova interface é muito eficiente, ainda que na versão atual, 11.10, ter muito o que melhorar (liberdade para customisar é um dos pontos), o futuro do unity é promissor.
“O problema desse novo Ubuntu que “força” todo mundo ao usar o Unity é que eles não estão nem aí pra quem não tem monitor widescreen, ou pra quem quer customizar”
Pela sua lógica (ou falta dela) as versões anteriores “forçavam” a usar Ubuntu.
O Unity é apenas o desktop padrão e como toda distribuição popular, basta instalar outra. Ou então pegar o Kubuntu ou Xubuntu que existem justamente para ser opção.
Nossa que legal, ne?
Daqui umas 3 atualizacoes o Unity vai ficar igual o Gnome 2.
Nao eh fantastico?
@Ricardo Almeida
Excelente ideia!
Ou voce pode usar o Xubuntu agora mesmo e deixar do jeito que vc preferir.
Tem dois tipos de usuários Linux. Os que ficam de mimimi em cima de cada mudança e os que escolhem a que seja melhor pra eles e seguem a vida.
Minha produtividade aumentou muito com o Unity. Ele é rápido, bonito e ergonomicamente ideal para o usuário inicial. A maioria dos usuários do Linux, são pessoas de nível intermediário/avançado, por isso a nostalgia em cima de Gnome 2, visivelmente ultrapassado diante das modernas interfaces gráficas.
O Unity é muito bom, mas o que está me afetando é o desempenho do mesmo e a falta de personalização.
Continuarei com o 10.10 até o 12.04 ou se algo grande ocorrer, talvez mudo pro atual, quem sabe já tenham lançado um programa mais poderoso para trocar temas de ícones e de janelas do Mutter.
Achei o Unity muito bacana.
Simples, discreto e eficiente.
Acho que como tudo na vida, é questão de gosto…
gnome3 ou unity!!acho que é questão de idade(50) rsrrs comentei com minha filha de 15anos que sobre a dificuldade ,se não seria melhor reverter para o 11.04 ela
disse- Sê ta louco!!nunca vi nada mais legal e facil de usar….
fui ver no pc dela tava tudo personalizado e funcionando …só me deu razão para
alumas personalizaçoes …bom o jeito foi dar uma de adolecente e APRENDER pra não
passar vergonha né….agora ja instalei no meu pc também