Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Motorola Xoom: usuário compartilha suas impressões detalhadas

O blog Free Bird publicou um review tão extenso do Motorola Xoom que mereceria uma versão em ebook ;-) Recomendo a leitura, mesmo a quem não pensa em adquirir um Xoom. Trecho inicial da conclusão: “O Xoom é um bom aparelho, com bom poder de processamento e de memória RAM e boa capacidade de armazenamento que ainda pode ser expandida. O maior problema do Xoom é a comparação direta com o iPad, seja por peso e espessura ou pela quantidade de aplicativos disponível. Apesar de ficar atrás nesses pontos, o aparelho não faz feio em recursos.”

Enviado por Vegetando (vegetandoΘgmail·com):

“O Motorola Xoom ganhou destaque por ser o primeiro aparelho com versão adaptada do Android para tablets, o Honeycomb. Se por um lado isso deveria ser um grande trunfo, por outro direcionou para o aparelho todas as reclamações por causa de uma versão nova de sistema, recursos a serem adaptados e falta de aplicativos corretamente desenvolvidas para o novo hardware.

Para complicar a situação, o aparelho vive o melhor e o pior do mundo Android: tem uma versão Google Experience Device, que recebe atualizações diretamente da Google, mas que tem pendências quanto ao acabamento; e outra versão mantida pela Motorola, que sofre com a demora maior de entrega das atualizações, mas consegue reparar alguns dos problemas que o Honeycomb não resolve. No meio dessa situação, o usuário tem a vantagem de poder alterar a versão do sistema, desde que aceite os riscos do processo.

Neste review serão analisadas as características do Xoom quanto ao hardware e ao sistema operacional. Dada a situação do aparelho de ter versões pura e modificada do Honeycomb, o review irá apresentar os pontos em comum entre ambas e destacar, quando houver diferença, como cada versão se comporta.” [referência: freebird.blog.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    glimaz (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 2:45 pm

    Esse marketing em cima de quantidade de aplicações é para inglês ver. 100.000 aplicações para iPad, 300.000 aplicações para iPhone. Desta montanha de aplicações, quantas realmente se utiliza. Se eu tiver mais de 20 no meu Milestone 2 já é muito.
    Outra coisa é a briga pelo peso e pela espessura…
    Entretanto, nas comparações não se fala, do slot SD, da entrada USB, da saída HDMI, etc.
    Li um comentário de um usuário do Xoom no site da Amazon.com que dizia que o Ipad, 1 ou 2, era como jogar damas e o Xoom,como jogar xadrez, a curva de aprendizado para se jogar damas é bem menor do que para se jogar xadrez, entretanto as possibilidades…

    Xinuo (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 3:24 pm

    A Motorola lançou precipitadamente, mas para concorrer com o iPad 1 estava bom, o ruim é que logo depois do lançamento veio o iPad 2, mais fino e mais maneiro. A Apple atrasou a entrega para refazer as especificações, pois a concorrência estava nos calcanhares dela.

    Agora, para os pacientes possíveis compradores, resta esperar o que de novidade trará um possível futuro sucessor, será o Nvidia Tegra 3 (quad-core)?

    Francis (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 4:16 pm

    e aquele carregador ali…
    design fail, parece o de um notebook.

    depois perguntam pq tantos babam pelo design da apple..

    Carmelino da Silva Ferreira (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 5:05 pm

    As impressões são colorida, ou preto e branco? Imprime em folha A4?

    Vegetando (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 8:25 pm

    Acho que os tablets Android não estão precisando tanto de mais poder de processamento. Pode até ser que isso ajude a executar filmes em Full HD, jogos mais elaborados ou a executar melhor outros sistemas. Contudo, para o uso convencional ou consumo/produção de certos tipos de conteúdo, o desempenho atual está de bom tamanho.

    Se dá para ter uma evolução nessas linhas de tablets, acho que ela deveria ir na compatibilidade com mais acessórios, formatos de vídeos e outros documentos. Ou seja: evolução do sistema operacional. Em termos de hardware, talvez a conectividade seja o ponto principal. Ter Wi-Fi Direct, Bluetooth 3.0, NFC e outros recursos que tornem os tablets centrais de conteúdo, planejamento e organização, com facilidade para agregar ou compartilhar informações.

    PS: a versão em ebook foi sacanagem… :P

    erico (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 11:56 pm

    muito interessante o loooongo review, mas faltou colocar que o reconhecimento do cartão de memória depende ainda de atualização da googlorola, provalmenete o mesmo deve valer para pendrive.

    Neste último eu recomendo testar alguns modelos de pendrive, para ipad também há adpatadores, mas nem todos os modelos que testei foram reconhecidos, o mesmo deve acontecer com o xoom, alguma forma de carregamento de certos modelos deve inviabilizar a energização de alguns deles.

    erico (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 11:58 pm

    há o carregador é grande porque ele tem as duas baterias e um consumo de energia considerável, talvez até maior que o ipad, mas não vejo como me preocupar com design de de carregador, que aliás no ipad também é grande e composto por duas peças.

    Tarcísio (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 3:13 am

    Tô fora!

    Rafael (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 6:26 am

    A diferença é que a qualidade dos apps pra iOS ainda é superior – basta comparar com o Skype para iPad, por exemplo. Segundo, o Xoom funciona – mas o iPad funciona simplesmente. É uma sutilidade que faz toda a diferença, na minha opinião.

    Rafael (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 6:27 am

    s/sutilidade/sutileza

    Vegetando (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 7:09 am

    @erico, a informação sobre o cartão de memória está no review, mas realmente não no local mais visível, que seria armazenamento. Vou aproveitar sua observação para adicionar a informação lá.

    Na versão 3.2 da Google o cartão só funciona em modo de leitura. Na versão 3.1 BR o cartão funciona 100%, com leitura e gravação.

    Sobre pendrives e outras mídias de armazenamento acessadas por USB, elas ainda não funcionam nas versões oficiais, sejam elas a da Google ou da Motorola.

    Obrigado pela observação.

    —-

    @Rafael, realmente não são todos os aplicativos que têm boa qualidade. Isso é um problema do Android em geral. Apesar disso, há algumas exceções. Os aplicativos da Folha para Tablets e do Evernote estão muito bem no Honeycomb.

    Apesar dessa falta de qualidade, a tendência é que isso melhore, por causa da quantidade de aparelhos com o sistema operacional da Google, que passa a atrair a atenção de empresas e desenvolvedores profissionais.

    ericodc (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 10:04 am

    @vegetando na versão do xoom adquirida por um familiar meu, a qual eu tenho acesso, ainda aguardo a atualização pro 3.1, toda vez que pego nele peço pra buscar atualizações e nada…

    desconheço uma plataforma de software que tenha 100% de softwares ótimos e utéis a quem quer que seja.

    Vegetando (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 2:26 pm

    @ericodc o Xoom foi comprado no Brasil?

    Seja na versão americana ou brasileira, assim que instalei a imagem do sistema consegui fazer uma atualização. Só precisei mesmo pedir para o sistema verificar se tinha atualização disponível.

    A não ser que sua versão seja a 3G. Talvez ela tenha alguma restrição.

    msgrct (usuário não registrado) em 3/09/2011 às 9:05 am

    Tenho um Xoom e meu marido um IPAD, alem da falta de atualização para o 3.1 ou 3.2 do modelo 3G (mais caro por sinal), a imagem deixa muiiiito a desejar, as revistas não funcionam corretamente, e trava inumeras vezes.
    Quanto ao que o glimaz diz de marketing de programas, o que acontece eh que os “20″ programas que você usa foram feitos para celular e não para tablets, ai meu amigo não funciona mesmo, a imagem fica distorcida, trava, fica lento para abrir.
    Talvez com a nova versão do android ICE CREAM Sandwuich, funcione melhor, mas do jeito que esta…
    A unica forma de realmente comparar os dois é ficando pelo menos quinze dias com cada um, ai vc vai ter vontade de jogar seu xoom pela janela…rsrsrs

Este post é antigo (2011-08-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.