Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Motorola não disponibiliza previsão da atualização do Android do Xoom no Brasil

Agora que alguns fabricantes optantes pelo Android já vem se tornando notórios neste mercado, recomendo considerar sempre o histórico de atualizações antes de comprar um tablet: na minha opinião, as atualizações acrescentam tanto valor aos produtos, que vale a pena procurar comprar de quem lança atualizações assim que disponíveis, e em paridade com o lançamento internacional!

Enviado por Danilo (lockernetΘbol·com·br):

“Twetteiros do Brasil estão alardeando o mundo a respeito da falta de comunicação da Motorola com os seus clientes. Para termos acesso à funçōes básicas do Motorola Xoom como uso do cartão SD estamos esperando a atualização do honeycomb. Enquanto o mundo inteiro está atualizando seu tablet Xoom para a versão 3.2 do honeycomb, nós Brasileiros estamos parados no tempo na versão 3.0 esperando uma atualização miníma, no entanto a Motorola não disponibiliza nenhuma previsão para o upgrade.” [referência: motofail.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2011-07-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    henry (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 2:21 pm

    Muito lindo isso :D

    O bom da motorola e essa decisão é que ela queima geral o filme dela – que já não é muito bom – e abre espaço para a concorrência. No caso, Samsung. Mas se a samsung seguir o mesmo caminho, bem, sempre resta a apple.
    No meu caso, não compro nada motorola, nem que me paguem muito bem.

    tuxman (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 2:33 pm

    Motorola Brasil esta virando aqueles fabricantes de PC que vendem com Linux e não da suporte e atualização.

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 2:53 pm

    Dispositivos móveis não são PCs. Certas neuras devem sumir: como frenéticas atualizações a colidir com obsoleto hardware nas mãos de VCs.

    Meu pai já me pergunta: “E antivírus? Sem ele não me sinto seguro!” Aí viro e a ele asseguro: “é um telefone, não SO onde malware se junta.”

    Bom senso deve prevalecer, não endurecer a tudo, tenso.

    Tchello (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 2:53 pm

    Olha, possuo um motorola, mas ultimamente isso vem sendo uma pratica constante na motorola, a muito custo o milestone foi atualizado para o 2.2 o que eu ja achei um milagre, e agora vendo isso novamente com o Xoom, olha, vai ser dificil possuir outro motorola.

    Alexsandro (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 3:05 pm

    A Motorola precisa melhorar o suporte, é uma questão de respeito ao consumidor.

    R. Katsutoshi (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 3:09 pm

    Tudo isso com a desculpa do custo por causa do maldito Motoblur.
    Então tira essa maldição e deixa a interface limpa e rápida. Simples.

    Gabriel (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 3:13 pm

    Por isso desisti logo quando meus olhos brilharam para um Milestone 2… Vou de Samsung, mesmo (e de quebra não levo o Motoblur).

    Rafael Bedendo (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 3:38 pm

    O Motorola não respeita nos consumidores brasileiros, isso que ela está fazendo com o Xoom ela já fez com diversos outros produtos, mas recentemente com o Quench (Utiliza android 1.5 ), onde chegou a disponibilizar uma lista com datas de atualizações e o tempo foi passando e passando até que como em uma mágica a lista sumui e a mesma deu uma notinha pequena dizendo que não haveria mais atualização.
    O que vem salvando nos usuários são projetos independentes que customizam roms para esses aparelhos esquecidos pelo fabricante, graças a isso hoje meu Quench roda Android 2.3 sem nada do fabricante.

    Charles (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 5:22 pm

    A Samsung vem atualizando o Galaxy S (I), pois quando comprei veio com o 2.1, atualizou para o 2.2 e pouco tempo depois do lançamento do Galaxy S II ela liberou o 2.3.3.
    O aparelho ficou bem mais rápido que antes.

    Bremm (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 5:30 pm

    @Umav Ozatroz

    És mais um que nunca ouviu falar em vulnerabilidades. Atualizações não são apenas para “colocar versões mais novas”.

    cafecraft (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 6:58 pm

    Acho que cabe o governo penalizar a Motorola e não conceder o desconto de imposto para produção.

    Iniciante (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 7:10 pm

    A motorola nao aprende mesmo… agora q estavam ressurgindo tratam o consumidor desse jeito… da-lhe, samsung!

    Tiago (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 7:25 pm

    Essa estória do motoblur é balela. Olha o caso da Apple: a empresa de Coppertino consegue lançar um sistema operacional completo ( OSX ) simultaneamente em todos os países. E com suas devidas regionalizações. Alem do mais, ela consegue também lançar mundialmente o seu sistema operacional móvel. E igualmente com suas devidas regionalizações. Se a Apple consegue fazer isso com o Mac OSX e o iOS, porque a motorola não consegue fazer isso com o motoblur?

    Isso é conversinha mole da Motorola.

    Tenho um Motorola Defy e o único motivo de não ser um frustrado total com ele é porque ele agora está rodando com o Cyanogem Mod 7 (Android 2.3.4), pois se eu dependesse apenas da Motorola, estava triste que nem noiva abandonada na igreja.
    Não comprei tablet ainda por causa disso, o Sansumg velho de 7 não rola, Xoom muito menos… vou esperar a concorrencia chegar… e vai ser ainda este ano! :)

    Decio Vanderlei Nogueira (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 8:29 pm

    Acredito que o mercado vem amadurecendo e claro algumas empresas como a motorola acabam dando um tiro no próprio pé como nessa atitude, enquanto o mundo do Software Livre é conhecido pela criatividade e originalidade empresas e corporações continuam com a mesma burrocracia de sempre, agora resta apenas esperar.

    Att,

    Decio Vanderle Nogueira

    cafecraft (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 10:20 pm

    Existe algum outro tablet fora o Xoom que receba atualização direto da Google ? outra coisa pq o Xoom daqui do Brasil não recebe atualização direto da Google ?

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 11:34 pm

    acho uma sacanagem o boot loader criptografado, assim eles não nos permitem mudar de ROM assim como a empresa da maça faz eu quero android eu quero liberdade se quisesse comodata compraria um iphone ou um ipad.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 11:40 pm

    rolava criar uma hashtag no twitter #OpenMotorolaNow

    little_oak (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 11:40 pm

    @Umav Ozatroz
    Viajou geral hein?

    Não tem nada a ver!
    Atualizações dão muito mais poder de uso as apps, mais segurança e novas features do S.O. (sim, meu amigo, isso é um sistema operacional completo, porém com módulos diferentes dos pcs).
    Tenho um milestone 2, quem me der 700 contos eu vendo (sem 1 arranhão) [dá época de 1499].
    Sabe por que o vendo? Não é hardware OBSOLETO, é update mirrada, é root lockado e etc.
    NUNCA MAIS COMPRO UM MOTOROLA, e de tabela repito o que o amigo acima falou -> VOU DE SAMSUNG!
    A empresa motolixo já quebrou uma vez, cresceu com o android e um dia desses (aqui mesmo foi postado), o lixo de empresa criticou o android e depois pediu desculpas. Possui CIO/CEO tão bons que fazem um desabafo em um dia e noutro já pedem perdão.
    Smart é Galaxy S2, isso sim é.
    Xoom é mais um tiro no pé!
    Tablet? Ipad2 OU Samsung Tab.
    Smart? HTC ou S2, MotoLIXO é quebra-galhos!

    Fábio Monjardim (usuário não registrado) em 25/07/2011 às 11:42 pm

    Infelizmente, me arrependi demais de ter comprado o xoom achando que ele seria como no nexus one ou no nexus s atualizado diretamente pela google.
    Porém somente o xoom wifi verizon americano é genuino google e eu to com um xoom 3g aqui sem poder usar o cartão SD, fora os lags no browser e várias melhorias que foram feitas no honeycomb 3.1/3.2 e eu ainda com o xoom 3g da vivo com honeycomb 3.0.
    simplesmente revoltante, por isso que devemos divulgar no máximo oque a motorola faz com a gente aqui no Brasil, me sinto enganado e lesado.
    #motofail

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 26/07/2011 às 3:22 am

    @Bremm e @Little_oak, vocês estão certos quanto a atualizações para corrigir vulnerabilidades. Mas tirando isso, acho o frenesi por atualizações um completo porre.

    Sei que é um SO completo, mas o foco em mobile é completamente diferente: não features, features e mais features, mas uso, uso e mais uso. Você não deveria ter que sair à cata de atualizações de libs de sistema para poder usar um app. Nada mais revoltante do que às vezes ter que dar upgrade em uma distro inteira se não quiser ficar compilando na mão toda a grande cadeia de dependências so para rodar um app mais moderno.

    Por sinal, é do Milestone 2 que vos falo, de onde também escrevi meu blog, como a entrada recente que essa discussão inspirou:

    http://umavozatroz.wordpress.com/2011/07/26/venereabilidades/

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 26/07/2011 às 8:28 am

    @UmavOzatroz me desculpe mas não existe explicação para lock em bootloader, tenho um defy e já tive um milestone após se instalar um MOD por exemplo CyanogenMOD ou no caso do milestone ShandownModBr atualizações passam a ser constantes e com muito mais qualidade que as da dona do Cel.

    Não acho frenesi, uma vez que a segurança sempre deve esta em primeiro plano, muitas das vunerabilidades estão presentes em SO desatualizados, não lembro da motorola ter oferecido nenhuma update quando descobriram a folha do não uso de https pelos serviços da google, tanto que foi necessário a google fazer atualizações em background que tb não acho correto, mas esta medida acabou se justificando devido os embargos impostos pelas fabricantes (principalmente Motorola e Samsung).

    Quando comprei meu Defy em uma loja TIM levei ele para casa desligado mesmo (continuei off line uma vez que tinha perdido meu Milestone) cheguei em casa rootei o defy, liberei o bootloader com uma versão oficial bugada e instalei o CyanogenMod, mas só consegui fazer isto por tenho as manhas de fazer agora minha irmã não tem como fazer isto e é obrigada a ficar com o lixo do Motoblur ou aquele visual iChingling da samsung.

    Se a apelação do android é ser livre, por que as fabricantes querem que ele seja como iOs que nasceu para não ser livre. Há uma desconcerto tão grande entre as fabricantes e a google neste ponto que a google estuda liberar as proximas versões do android auto atualizáveis isto mesmo Android 2.4 e me parece que o 3.3 viram com esta funcionalidade, mas isto não basta.

    @UmavOzatroz não lembro de ter que ficar procurando libs para poder usar o CyanogenMod nem quando tinha meu Milestone.

    Sérgio (usuário não registrado) em 26/07/2011 às 9:47 am

    Nossa que absurdo…como a Motorola fica inerte diante dessa situação….como ela vende um tablet com hardware atual e sistema operacional defasado por um absurdo de 2200 reais!? Basta ver a quantidade de comentários nesse artigo, prestem atenção no tamanho da repercussão dessa matéria, cheia de comentários….desculpa motorola mas não compro nenhum produto seu, nunca mais….prefiro apple pois atualiza seus produtos ao mesmo tempo no mundo todo….até o ubuntu e seus pacotes livres são atualizáveis em tempo real no mundo inteiro. motorola nunca mais

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 26/07/2011 às 9:52 am

    @Umav: ainda bem que a Motorola no resto do mundo discorda de você e fornece atualizações para seus produtos.

    Ao seu lado, apenas a Motorola Brasil e seus fanboys (como você).

    Dyego Souza do Carmo (usuário não registrado) em 26/07/2011 às 10:31 am

    É uma pena,

    Estão matando um excelente tablet com este tipo de politica.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 26/07/2011 às 11:35 am

    @Sergio não vejo a sua opção como a melhor. Mas pelo menos vc esta ciente que vc esta em comodata com a Apple

    Umav Ozatroz (usuário não registrado) em 26/07/2011 às 2:51 pm

    Não sou fanboy desta ou daquela empresa: à mim não agrada à Motorola dar moleza, apenas ocorreu de por mero acaso ter um modelo seu sempre ao meu lado. Falta de atualização não tem me incomodado, pois faço de tudo e mais um bocado, e não mais inseguro me sinto que com Ubuntu à mesa, desatualizado desde a época da realeza.

    Marcos (usuário não registrado) em 26/07/2011 às 5:12 pm

    Bom amigos, eu tenho um motorola xoom, comprado a mais ou menos 2 meses, o primeiro já deu problema no segundo dia de uso, fui até a loja e troquei por outro. Quanto essa maldita atualização, não aguentei esperar e atualizei o meu na marra, quando esses otários da motorola liberarem a atualização no Brasil, eu volto o meu para a versão original, essa é a única maneira de usar o Micro SD e o Micro USB, se não for desse jeito e tiver que esperar a vontade da motorola, você acaba vendendo um ótimo aparelho e comprando uma porcaria. Falo isso porque já fiz tudo que podia no meu motorola xoom, e o danado faz um estrago grande no Ipad. Gosto muito da Apple, tenho um Imac, mas sou mais o motorola xoom. Quando um produto da Apple der algum problema e você for mandar arrumar, aí o bicho pega, passei por isso e quase me afundei pra arrumar o meu. Abraços a todos.

Este post é antigo (2011-07-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.