Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Motorola Atrix: smartphone que vira netbook ainda precisa evoluir

Saiu o review do Atrix com Lapdock na PC World. A ideia de Lapdock parece muito boa, espero que em modelos futuros com Android (quem sabe fora da Motorola, se for possível?) possa ser melhor aproveitada!

Trechos e vídeo:

Características gerais, como qualidade de fotos (a câmera tem 5 MP, com Flash) ou vídeos (gravados em alta-definição, 1280 x 720 pixels) são semelhantes a de outros smartphones Android topo de linha. Mas o desempenho, alimentado pelo “super processador” Tegra 2, da nVidia, é muito superior:  O Atrix marcou 2199 pontos, enquanto o Galaxy S ficou nos 1003 pontos (quanto maior a pontuação, mais rápido o aparelho).

Mas apesar dos números impressionantes, usar o Atrix não é uma experiência muito diferente de outros aparelhos como o já citado Galaxy S. O ganho de desempenho em aplicativos do dia-a-dia, como o navegador, GMail e Twitter é pequeno e sozinho não justifica a compra do aparelho. Mesmo em jogos não há tanta vantagem: Need for Speed Shift, por exemplo (que vem pré-instalado) roda tão bem no Atrix quanto no Galaxy S.

(…) A Lapdock é um acessório que transforma o Atrix em um netbook. É basicamente uma carcaça com tela de 11.6 polegadas, teclado, trackpad, bateria, caixas de som embutidas, duas portas USB, entrada para alimentação, indicador do nível de bateria e um “berço” atrás da tela onde o Atrix é conectado. Já comentamos aqui e reforçamos: o conceito da Lapdock é espetacular. Mas ele ainda tem muito o que melhorar. (…) O primeiro problema é o desempenho: você está emulando um sistema operacional completo (usando uma máquina virtual) dentro do Android, ao mesmo tempo em que todas as funções do smartphone continuam operacionais. Mesmo com um processador como o Tegra 2 isso “pesa”, e o resultado é uma experiência de navegação precária. Explicamos: você (…) (via pcworld.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-04-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Elessar (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 2:00 pm

    Eu comprei um Atrix pra mim e estou bastante feliz com o hardware do bichano.

    A questão hoje em dia, e espero que os desenvolvedores percebam isso RÁPIDO, é a oferta de software de ótima qualidade no Market, assim como temos hoje no iPhone.

    Sou um desses caras afixionados por gadgets, tenho os dois aparelhos mencionados por mim aqui, e o Atrix simplesmente humilha em todos os aspectos.. Menos, claro, no [talvez] mais importante deles – qualidade e quantidade de softwares disponíveis.

    Um joguinho que, acredito eu, usa bastante o poder do iPhone se chama “Rage HD”. Gráficos muito bonitos, um shooter de qualidade e com controle bastante divertido (sem precisar meter o dedão na tela para se mexer).

    Coisa assim precisa aparecer logo pro Android. Fiz uma mini-resenha do Atrix no meu blog (url no meu nickname) se alguém se interessar em ler.

    :-)

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 2:20 pm

    Então o modo desktop é virtualizado? Eu achava que eles tinham hackeado o Kernel Android para permitir um X comum em paralelo com o ambiente gráfico do Android, ou algo do tipo.

    Me parece um pouco burrice colocar um sistema desktop emulado em um celular, por mais potente que ele seja, comparado a um x86 ainda é fraquíssimo. Acho que faria mais sentido desenvolver meia dúzia de aplicativos Android adaptados para mouse/teclado, e quando conectado no dock substituir o Launcher padrão por um launcher que simula o visual desktop.. Você teria as mesmas funcionalidades com muito mais performance.

    Bruno Gama (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 2:33 pm

    Bem, comprei o Atrix e não tenho nada a reclamar.
    Extremamente rápido, leve e com a lapdock é a mesma coisa.

    A Motorola está acertando!

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 5:26 pm

    @Paulo Cesar: pensei o mesmo. Talvez seja alguma restrição que a Google impõe, sei lá. Não entendi também porque não apenas mudar a resolução e permitir a pessoa usar o mesmo navegador do celular, ou ainda, usar um que suporte a resolução melhor.

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 5:35 pm

    Outro reviewzinho… rs… Z de zezinho…

    Rafael Rigues (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 7:13 pm

    @Rael, com o Atrix plugado à Lapdock você pode usar qualquer aplicativo Android em tela cheia com teclado e mouse. Mas a interface não foi feita pensando isso, e a interação com os programas é um pouco estranha. Dá pra ter uma boa idéia de como é rodando o Android-x86 (www.android-x86.org) em um netbook.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 27/04/2011 às 9:34 pm

    A questão também, apesar em média uma pessoa não passa mais do que um 2 anos com um aparelho, é o hardware para atualização que o atrix tem de sobra. Em comparativo no Olhar Digital o atrix foi o melhor aparelho, o bicho tem até saída hdmi.

    Agora gostaria de saber sobre a bateria, como está o desempenho deste celular??

Este post é antigo (2011-04-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.