Microsoft SQL Server driver para Linux: Versão preliminar
Seguindo a trilha que noticiamos em outubro, a Microsot disponibilizou uma versão preview do seu driver para acesso no Linux ao seu SQL Server.
Com o preview, programadores C/C++ podem se conectar via ODBC e OLE DB ao MS SQL Server 2008 R2 usando um driver de 64 bits para o Red Hat Enterprise Linux 5. Novas versões do driver terão recursos adicionais, incluindo o suporte ao RHEL 6. (via h-online.com – “Preview version of Microsoft’s SQL Server driver for Linux – The H Open Source: News and Features”)
• Publicado por Augusto Campos em
2011-11-29
” The driver itself is not open source and Microsoft does not appear to have any plans to support SQL Server running directly on Linux.”
Isso realmente seria surpreendente.
Salvo engano, os wrappers do driver devem sair em breve, mas obviamente pela comunidade.
O fator de migração de banco de dados nunca foi tão interessante, principalmente para aqueles que, de alguma forma, veêm o quanto postgres, oracle e até DB2 têm a oferecer de melhor em cima dessa solução.
Leia-se Wrapper do driver para Python* no post anterior.
É claro que o SQL Server não vai rodar em outra coisa senão Windows por um bom tempo… mas o fato de admitir desenvolvedores rodando Linux já mostra o reconhecimento da MS pelo potencial que o Linux tem para Desktop, e não apenas para servidores…