Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


MeeGo 1.2

Do NoticiasLinux, que tem os links:

O lançamento do MeeGo 1.2 foi anunciado. “Este lançamento provê uma base sólida para fabricantes de dispositivos e desenvolvedores começarem a criar software para várias categorias de dispositivos em arquiteturas Intel Atom e ARMv7″. As novidades incluem melhor suporte a telefonia, módulos UI atualizados, entre outros. (via noticiaslinux.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2011-05-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Mauro (usuário não registrado) em 20/05/2011 às 10:42 am

    Gostei disso aqui: https://meego.com/aggregator

    Já não gostei tanto da política de licenciamento do ‘Reference User Experience’:

    The MeeGo software stack has two major parts: the MeeGo Operating System and MeeGo User Experience subsystems. There is a difference between the license type emphasis of the two. The operating system license policy is driven by maximizing alignment with the rest of the Linux distribution community, hence a high degree of variety in licenses and effective dominance of the GNU licenses in number. The User Experience license policy, on the other hand, is driven by satisfying the needs of operating system and device vendor users of MeeGo to help them in fast adoption and in providing the best value to their customers. A policy of primarily permissive BSD-style open source licenses and secondarily copyleft licenses (http://en.wikipedia.org/wiki/Copyleft) meets these needs best. (https://meego.com/about/licensing-policy)

    Mas é um ambiente gnu/linux, com sua estrutura em camadas e infraestrutura de atualização. parece ter o que é preciso para evitar tivolização.

    Vou baixar e instalar numa VM para ver o que tem de aplicações e drivers disponíveis.

    Pode ser por aí. Mas é melhor ter certeza.

    Adriano (usuário não registrado) em 20/05/2011 às 10:48 am

    @Mauro, é possível depois dissertar sobre a tua experiência de uso do Meego em VM para usuários leigos (como eu)?

    Mauro (usuário não registrado) em 20/05/2011 às 10:57 am

    @Adriano:

    Não existe usuário experiente. Porque quando vc. acha que sabe o suficiente pára de aprender, e aí vc. fica obsoleto – e não experiente. Mas posso elaborar um texto com o que eu encontrar e submeter ao Augusto, sim. Mesmo porque fazer isso vai, no mínimo, me fazer repensar e melhorar meu conhecimento.

    Adriano (usuário não registrado) em 20/05/2011 às 11:26 am

    @ Mauro, entendi o que quiseste dizer, no entanto eu falei experiência no sentido de que tu vai experimentar o Meego. É essa experimentação que eu pedi que relataste.

    Mauro (usuário não registrado) em 20/05/2011 às 11:27 am

    Ok. Vou fazer.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 20/05/2011 às 5:57 pm

    Eu estava testando ele hj a tarde e você chega a duvidar que tem um Atom no seu netbook :-) Eu gosto da interface dele, é diferente sem ser confusa e aproveia bem o reduzido espaço da tela dos netbooks.

    bobes (usuário não registrado) em 20/05/2011 às 7:24 pm

    tem como rodar em amd ?

    silvio (usuário não registrado) em 20/05/2011 às 8:13 pm

    Não

    Cybereu (usuário não registrado) em 21/05/2011 às 3:42 am

    Eu fui enfeitiçado pelo Meego (principalmente pelo Linpus Meego), gostei mais do que iOS ou Android, mas não acho tablets que já venham com Meego instalado(Wetab), daí queria tentar instalar em um tablet genérico de 300~400 reais, mas não tenho conhecimento suficiente pra isso =|

    Glenn Hummes (usuário não registrado) em 21/05/2011 às 11:37 am

    @Mauro, sinto lhe informar, mas se conseguir, será o único a rodar o MeeGo em uma VM.
    O kernel é compilado para uma única plataforma, Intel, e somente os Atom’s e processadores de IVI funcionam, assim como chipsets Intel. Não há possibilidade de teste em uma máquina virtual.

    Mauro (usuário não registrado) em 21/05/2011 às 9:33 pm

    @Glenn Hummes:

    Creio que não: instalei no kvm, (escolhí o processador core2duo), a única ‘pegadinha’ que tive que resolver já estava documentada na página http://wiki.meego.com/MeeGo_1.0_Netbook_VirtualBox:

    MeeGo does not seem to go anywhere except showing background image.

    Workaround:

    Press ESC when the boot begins to get into GRUB boot menu.
    Press TAB to edit boot line.
    Remove quiet from boot line and append s to start with a shell and then boot:

    vmlinuz-2.6.33.3-11.1-netbook ro root=/dev/sda2 vga=current s

    Add suid for Xorg:

    chmod +s /usr/bin/Xorg

    exit

    O MeeGo está rodando em um Core2Quad Q6600 – anterior a qualquer Atom com chipset 946 (Intel ICH 7). Mas creio que vai rodar em qq. core2duo. Só acho pouco provável que funcione em processadores anteriores aos core2duo ou da AMD ou VIA, por causa dos recursos (que aparecem como ‘flags’ no comando cat /proc/cpuinfo.

    Só que está muito tarde, amanhã vou baixar os fontes do kernel para ver o que tem de drivers disponíveis. Estou MUITO curioso com drivers de controladoras SIM (de chips GSM). Já sei que o SDK tem tudo a ver com QT4, que vou ter que reaprender, já que mexí muito pouco e a muito tempo.

    Sobre o conceito da interface, dá para perceber que o MeeGo tem MUITO a aprender com o Unity. Muito MESMO.

    Mauro (usuário não registrado) em 22/05/2011 às 10:36 pm

    Deu um trabalho e tanto, mas achei uns links ‘quentes’:

    https://meego.com/developers/meego-architecture/meego-architecture-domain-view : este tem a descrição da arquitetura, a parte que interessa é essa:

    Cellular Framework – oFono provides cellular telephony stack and services in MeeGo. Plugin based architecture supports multiple platforms and modems.

    Sobre esse oFono: http://forum.meego.com/showthread.php?t=1135 : Tem um link com as APIs do oFono e do conman, chequei e são completas.

    Melhor ainda isso: o ofono é um projeto aberto em sí, e é razoávelmente bem documentado: http://ofono.org/

    (já tem 3 links, continua)

Este post é antigo (2011-05-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.