Mandriva 2011 RC
Enviado por lucas (lucaspatisΘhotmail·com):
“Foi lançado em 30/06 a primeira versão RC do Mandriva 2011 com muitas mudanças em relação a versão beta 3. As imagens já estão disponíveis na lista de mirrors oficiais [wiki.mandriva.com/…]” [referência: blog.mandriva.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-07-01
é liveDVD?
Sim é liveDVD, tá muito difícil de encontrar no link, para facilitar a lista completa de isos estão no link a seguir: [mirror.fis.unb.br/...]
A notícia em português está em
http://blog.mandriva.com/br/2011/06/30/agora-o-rc1-mandriva-2011-esta-ao-seu-alcance/
e as telas do sistema podem ser vistas em
http://news.softpedia.com/news/Mandriva-2011-RC1-Looks-Impressive-Screenshot-Tour-208775.shtml
Só lembrando que os desenvolvedores originais do Mandriva (basicamente ex-funcionários da Edge-IT) estão agora no Mageia, e a nova equipe do Mandriva é composta em sua maioria por profissionais russos (na prática, é como se o Mageia fosse a continuação natural do Mandriva 2010, e o Mandriva 2011 fosse um fork bastante agressivo da versão atual – até a especificação dos pacotes RPM é diferente no novo Mandriva).
O bom disso é que as duas equipes são muito competentes e estão fazendo um ótimo trabalho (vide o blog do Eugeni Dodonov, onde ele conta as novidades que a nova equipe do Mandriva está fazendo para a próxima versão e o blog do Mageia, onde os ex-desenvolvedores comentam o processo de aparar as pontas-soltas que haviam no antigo projeto Mandriva – e são muitas mesmo!).
Fico feliz pelas duas equipes não estarem duplicando esforços, e sim seguindo filosofias diferentes (de arquitetura e outras coisas técnicas), e isso é muito bom! Desejo sucesso aos dois projetos!
@Tércio Martins
A equipe atual de desenvolvedores da Mandriva não é composta só de russos. Há muitos brasileiros também, inclusive o Eugeni Dodonov, que é o gerente de desenvolvimento, é russo mas mora no Brasil há muitos anos e trabalha em Curitiba, onde era a Conectiva.
O Eugeni vive no Brasil há muitos anos e já é naturalizado. Lidera a equipe brasileira da Mandriva.
E é corinthiano fanático!
@Amarok e Corinthiano: Desculpem-me por qualquer mal-entendido! Não quis excluir a galera dos outros países :P
Mas, de qualquer forma, isso da Edge-IT não deixa de ser verdade e é fato que, desde março, quase todo o conselho-diretor da Mandriva passou a ser composto por russos.
No mais, tenho bons pressentimentos em relação aos dois projetos, e espero que tenham uma relação bem menos problemática que a do o OpenOffice com o LibreOffice.
Como sempre um belo visual…
ja estão com o novo firefox..
É realmente impressionante o trabalho com o design, não é algo com o kubuntu que so empacota o kde, esse mandriva esta muito personalizado e parece ser muito bom, mas vou aguardar para queimar um dvd quanto sair a versão final, não confio muito em rcs e beta.
Espero que fique bom, já que a Positivo Informática trabalha com o Mandriva.
Pelo visto, abandonaram o Ia-ora, finalmente! Gostei do visual… Espero que esteja melhor que o Mageia que não me agradou ainda.
O Mageia não é ruim não, enquanto o Mandriva 2011 final não sai estou usando ele só porquê está com KDE 4.6, o KDE está muito estável, rápido e personalizável. O tema Ia-ora vem por padrão, mas tem vários temas lindos disponíveis, inclusive os da QtCurve, coloquei o tema padrão do KDE Oxygen e configurei os programas GTK para o mesmo tema e ficou perfeito!!! O Mageia incia e desliga muito rápido e o KDE está muito estável, pra quem não gostou do Gnome 3 recomendo muito o novo KDE. Lógico, o Mandriva 2011 está inovando mais por isso tenho preferência assim que ele sair.