Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mandriva 2011 “Hydrogen” final

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br):

“Como prometido anteriormente, foi lançada a versão final do Mandriva 2011, codinome “Hydrogen”. As imagens ISO podem ser baixadas aqui. As notas desta versão podem ser vistas aqui.

Foi preparado também um pequeno manual de como fazer a atualização para a nova versão no caso de usuários do Mandriva 2010.2. Se você nunca experimentou o Mandriva Linux, tenha uma visão dele no tour do Mandriva 2011.” [referência: blog.mandriva.com]

Lançamento Oficial: Mandriva Linux 2011.0: “Como ainda não vi a notícia por aqui: Foi lançado hoje a nova versão do Mandriva Desktop Linux. A primeira versão desenvolvida em conjunto com a Rosa Labs vem com Kernel 2.6.38, KDE 4.6.5, novo padrão de ícone desenvolvido para melhor interação entre aplicativos QT e GTK, Firefox 5.0.1. A nova versão vem recheada de novidades em relação 2010.2 e mostra o esforço da nova equipe de desenvolvimento em estabelecer um melhor conceito para o Mandriva. Características: [mandriva.com/…] Release Notes: [wiki.mandriva.com/…]” [Enviado por JPayne (punteljpΘig·com·br) - referência (wiki.mandriva.com).]


• Publicado por Augusto Campos em 2011-08-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Adriano (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 2:17 pm

    E no endereço abaixo a lista de torrents:

    torrent.mandriva.com/public/

    Eu já baixei e semeando agora.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 2:17 pm

    KDE por padrão, ok, tela imitando o Dash do Unity, ok… Clementine como tocador de música padrão? Por essa eu não esperava =D

    Parabéns à equipe de desenvolvimento! Que o Mandriva volte a reinar sob o sol o/

    linuxer (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 2:27 pm

    O kernel 3.0 e o Firefox 6 não entraram porque foram lançados no meio das versões RC mas já existem pacotes para eles nos repositórios de pacotes.

    linuxer (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 3:04 pm

    O Guia do Hardware traz um pouco mais de detalhes e telas

    http://www.hardware.com.br/noticias/2011-08/mandriva2011-1.html

    Felipe (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 3:18 pm

    Eu estava esperando o/

    rogerio (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 3:20 pm

    nao entendi bem o rosas stuff não muito similar ao Unity?

    Pajé (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 4:04 pm

    Hydrogen como nome da distro não foi bem escolhido: conflita com o famoso sequenciado de bateria “Hydrogen Drum Machine”. De resto, parabéns à equipe por mais um lançamento!!

    JPayne (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 4:26 pm

    Apenas baixei ontem e instalei. Mal consegui configurar e usar realmente, porém já tive algumas impressões:

    1 – No site da mandriva tinha um contador para o lançamento que terminaria as 00:00 de hoje, porém procurando nos foruns vi que ja tinha ISO disponiveis inclusive nos mirrors nacionais (eu baixei do clpr). Isso foi legal porque para usuários leigos o lançamento seria realmente as 00hs de hoje. E quem já é usuario do mandriva ou que acompanha a distro, já tinha a possibilidade de baixar desde sábado. Realmente gostei disso, não precisei ficar ansioso até às 00hs. Nas versões anteriores o normal era atrasar alguns dias… enfim, gostei da surpresa.

    2 – O padrão visual criado ficou bem legal. Agora os diálogos de programas GTK não ficam toscos como antes. Ficou um visual entre KDE e Gnome. Apesar de o KDE ser o ambiente padrão e único suportado oficialmente, tem varios programas gtk como firefox, thunderbird e etc e com o visual bem acabado, ficou legal utilizar tanto programas QT quanto programas GTK.

    3 – O menu simplewelcome tem um bom visual mas acho que demora um pouco a se acostumar com ele. Dentro de uma semana acho que dá pra acostumar.

    4 – Clementine está bem mais leve que o Amarok 2 e pelo que vi até agora traz basicamente os mesmos recursos. Ou seja, mais com menos.

    5 – Gerenciador de pacotes achei que teria mais mudanças visuais. Ao menos visualmente continua a mesma coisa.

    6 – O tempo de instalação é grande, muito grande. Estranhei principalmente pelo fato da midia ter 1.7GB. Achei que a instalação seria mais rápida, porém demorou pacas (talvez os pacotes tenham sido ultracomprimidos para diminuir o tamanho e outro lado da moeda você paga quando vai instalar ;-))

    7 – O visual das imagens que rolam enquanto a instalação está em andamento é fraco. Pode parecer frescura, mas pra usuário iniciante isso pesa muito. As imagens que rolam no slideshow são muito mal acabadas e todas em azul e branco. Claro, para seguir um padrão. Mas acho que durante a instalação era hora de colocar muitas imagens coloridas e bem acabadas dos programas.

    8 – O Boot está mais lento. No começo achei que fosse impressão minha, mas não. Confirmei em foruns gringos depois. O Boot está mais demorado, alias, a diferença é perceptível.

    Resumo da Ópera: é cedo para conclusões, mas já deu pra perceber que as coisas estão mudando realmente na Mandriva. As decisões tomadas durante a última crise parece estar realmente tendo efeito e essa é a primeira versão oficial com o novo pessoal. Acredito que as próximas versões deverão trazer ainda mais mudanças. Mas já deu pra sentir que a Mandriva não quer mais ser apenas mais uma distro dentre tantas.

    Vamos torcer.

    Marcos (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 7:50 pm

    Bom, também não me importo dos pacotes estarem um pouco mais defasados, desde que tenha mais estabilidade da distro.

    Os acertos visuais são positivos, pra um recomeço aparenta estar em um bom caminho. Vamos aguardar os próximos passo, mas ainda não vi uma mudança no modelo de negócios pra empresa melhorar a situação financeira.

    Willian (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 9:38 pm

    A única distro (que conheço) que dá suporte para a placa de vídeo sis671/771, presente no meu ex-notebook (agora da minha namorada). Estava usando a versão de desenvolvimento, agora mudei as mídias para a versão estável. Muito bom, valeu a pena. Parabéns a todos os envolvidos.

    Aislan Maia (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 10:18 pm

    @William, sou usuário iniciante no mandriva e estou com o mandriva 2011 rc2 mas nao estou conseguindo mudar as midias para a versão estável. Como vc fez ?

    Willian (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 8:06 am

    @Aislan Maia, utilize o rpmdrake, lá você encontrará o gerenciador de mídias.
    Um abraço.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 8:32 am

    @William.
    Verdade!
    Tenho uma Mirage3+ (Sis M672) e só Mandriva para funcionar.
    Com o Ubuntu, por exemplo, tenho que adicionar nolapic, acpi=off, vga=791 no boot e depois preciso instalar os drivers para a versão 10.04 LTS, criar e ajustar um xorg.conf.
    O Mandriva 2011, porém, não vem com o driver sisimedia por padrão como vinha na versão 2010.X. Nesse caso, é preciso ir no MCC, Hardware, “Vídeo e Monitror” para trocar o driver para Xorg sisimedia e o monitor para Flat Panel 1280×800@60 com 24 bits de profundidade de cor (16M cores).

    Testei com placa Geforce Onboard 6150LE (Dell) e funcionou bem. Testei com ATi Radeon X1550 Xpress e foi mais complicado deixar na resolução e exibição correta com monitor CRT.
    Hoje, o Xorg lida muito melhor com LCD e afins configurando-a muitas vezes corretamente, exceto com drivers como SiS, Via e etc.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 9:25 am

    O boot é muiiito lento. Testei via LiveDVD o Mandriva 2011 e levou uma eternidade para abrir o Firefox, Dolphin, este levou quase 2 minutos para abrir no modo live, parecia que ia travar, enquanto que no live DVD do PCLinuxOS 2011 KDE é tudo mais rápido.

    Marcos William (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 10:48 am

    Pajé (usuário não registrado) em 29/08/2011 às 4:04 pm
    Hydrogen como nome da distro não foi bem escolhido: conflita com o famoso sequenciado de bateria “Hydrogen Drum Machine”. De resto, parabéns à equipe por mais um lançamento!!

    Ah, sim… o nome da distribuição é Hydrogen… não Mandriva… Mandriva é só o codinome, né, zé-inteligência?

    Tem uns amadores nessa área que só falam coisas sem sentido…

    fabio (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 2:19 pm

    @jaypane Falar de usuários finais e linux não combina.

    Jhonatam da mata de jesus (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 8:34 pm

    Parabens mandriva !

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 30/08/2011 às 10:04 pm

    Que beleza!
    Ainda há esperança para meu notebook, uma vez que todo o hardware continua a ser reconhecido como na versão 2010.2.
    Realmente, Mandriva e SiS dá certo! Sorte dos desavidos como eu que não souberam comprar certo (-C-omeçou -C-omprando -E-rrado).
    E ainda rodou composite OOOOOoo.
    Mandriva 2011 com belos efeitos gráficos só com o composite ligado.

Este post é antigo (2011-08-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.