Mais uma rodada de malware sendo distribuído no Android Market
Segundo o relato publicado no Electronista, o malware DroidDream Light, que já havia sido indesejavelmente noticiado por aqui no mês passado, voltou a circular no Android Market, onde foi objeto de download por um número de usuários que ficou entre 1000 e 5000, até ser tirado do ar pelo Google.
Dessa vez a lista de apps infectadas incluiu Quick FallDown, Scientific Calculator, Bubble Buster e Best Compass & Leveler. O DroidDream Light dispõe de vários mecanismos para agir de forma prejudicial aos usuários, portanto se você fez downloads no Market no último final de semana, vale verificar se algum dos títulos acima estava incluído. (via electronista.com)
Virou bagunça isso ai.
ué? linux pega virus?
Pelo visto, mais um paradigma que vai pro espaço…
“ah, mas devido ao seu sistema de permissões de sistema de arquivos, o virus SOMENTE infectaria a área do usuário”.
ah sim, perfeito isso, em casos que o linux é usado como monousuário. Celulares, torradeiras, geladeiras, impressoras, robozinhos de limpeza doméstica, coisas simples.
“Ah, mas se fosse multiusuário, não haveria esse problema”
Fala sério. Multiuser na minha geladeira? coloco WinCe. Muito pobre em requisitos para rodar virus modernos. :D
Daqui a pouco o Google começa a receber processo dos usuário. E ai a vaca vai pra o brejo de vez…
E ainda falam que é lindo o Market não ter controle. É um FAIL grande, usuário fica com medo de pagar por apps, de usar a loja e por ai vai.Os tops APP no market é antivirus, meio vergonhoso né.
Um malware precisa do privilegio de root para agir?
estão ele assim não poderia provocar causar danos a aparelhos não
roteados…
Sofram ae usuários do Android! hahahah
Enquanto isso eu estou aqui de boas com o meu iOS 5 beta rodando redondo, no malwares, no virus. Perfect! :D
@7megas desculpa mas vc viajou
@Gustavo na verdade não podemos considerar estes aplicativos como virus, eles são backdoor como aqueles “virus” de paruapebas que na verdade são backdoor, infectam somente usuários deslexados, o grande problema do android não do linux este sendo a politica de segurança como foi mencionado pelo @tuxman muitos acreditam que o que esta ali é seguro e a história tem mostrado que a premissa não é 100% verdadeira, qualquer SO é passível de se ter backdoor agora poucos permitem escalada de privilégios (bugs que são corrigidos tardiamente) com tanta facilidade.
Agora que o Copérnico vai perder a calma. :P
@Bruno só para ficar claro o iOS 5 beta não é seu, nem o que esta rodando ai no seu iPhone que tb não é seu. Tenta fazer alguma coisa que não foi previsto pela maçã
@spif kkkk
não, 7megas, os privilégios de que ele precisa para rodar, são os que a app infectada solicita ao sistema no ato da instalação. Não é necessário ser root.
O google precisa ser mais rápido na detecção, quem sabe até para deixar entrar na loja.
Mas fica a dica, jogo querendo acesso a agenda de contatos, informações de sistema… ?
Mesmo eu q nem instalo muita coisa já vi mais de uma vez isso. Negado.
Cultura do NNF.
Eu acho que a Google não testa os aplicativos que vão pro Market devido a custo e tempo, não por “liberdade”, pois eles já mostraram mais de uma vez que liberdade não é o foco deles.
Imagine quanto deve custar para realizar testes em milhões de apps toda semana? Eu costumava pensar que para o desenvolvedor o processo de avaliação era ruim, porém hoje eu penso diferente: é como ter uma empresa terceirizada fazendo todo o trabalho de engenharia de testes para você por $99 ao ano! Uma bagatela!
Infelizmente, deleta a aplicação e semana que vem o usuário adiciona novamente e infecta mais uns outros dispositivos.
Infelizmente isso pega muitos usuários com as calças nas mãos, tenho que admitir. Liberdade tem esse preço, agora acho que aquela velha maxima de analisar a reputação do aplicativo e sua procedência tem que ser mantida.
Quem não tiver discernimento ou paciência para isso vai lá pra maçã, ser escravo do tio Jobs.
Há!! Sobre segurança nos dispositivos leiam isto:
http://www.fandroid.com.br/2011/06/29/android-versus-ios-qual-e-o-mais-seguro/