Mais mudanças de aplicativos no Ubuntu 11.10: sai Mantenedor do Sistema, chega o Deja Dup
Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagohillebrandtΘubuntu·com):
“A ferramenta de backup Deja Dup está confirmada na linha de aplicativos. Já o Mozilla Thunderbird tem sido muito cogitado para inclusão, porém dependerá do espaço disponível no CD, bem como da resolução de outros problemas até outubro. Também foi cogitado um aplicativo para visualizar informações de hardware mais úteis ao usuário. […]” [referência: tiagohillebrandt.eti.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2011-05-16
Já usei essa ferramenta de backup “Deja Dup” no fedora 13. Quando fui migrar para o fedora 14 ela tinha um bug e perdir parte dos meus arquivos :( . Esse bug inclusive estava no site do desenvolvedor que apenas pedia desculpas e corrigiria em um próxima versão.
Grato pela informação ! Instalado no meu Ubuntu 11.04, assim como o Unity2D e todas as outras aplicações que vão constar no 11.10.
Só não abro mão do Firefox. Demora mais para carregar, mas seus plugins de segurança são muito melhores que os do Chrome/Chromium, por causa de bugs relativamente antigos mas ainda não resolvidos (talvez deliberadamente, pois tem o poder de barrar qualquer script, incluíndo o google analytics e propaganda):
http://code.google.com/p/chromium/issues/detail?id=54257
http://code.google.com/p/chromium/issues/detail?id=57004
Para backup, nada melhor do que o par ssh+rsync e uma pitada de shell.
Têm muito tempo que não esquento mais a cabeça com HD’s pifando. :D
Achei legal a Canonical querer colocar o Thunderbird, talvez de um pouco mais de gás no projeto que as vezes fica um pouco a sombra do Firefox (sem julgamentos, mas o browser atualmente é mais importante que o cliente de e-mail nativo).
Observação, daki a um tempo vamos ver a cannonical bancando um novo algoritmo de compactação para fazer caber tudo dentro do CD. E pra variar se isso acontecer, mais gerra de patentes com alguém que vai dizer já ter inventado o algoritmo antes.
Estranho foi ver a “possível” remoção do LibreOffice.
Se tirar ele e não colocar nada no lugar, o Ubuntu perde um diferencial grande que é o fato de não ser um sistema que vêm “pelado”.
Vai virar uma distribuição Linux com um papel de parede legal. :)
Somente acho que tem que sair deste tal de não cabe no CD e passar a usar DVD e pronto…
Somente acho que tem que sair deste tal de não cabe no CD e passar a usar DVD e pronto… [2]
Ou quem sabe fazer uma versao mais “PRO” em DVD…
@tonyfrasouza
O problema seria começar a ter um DVD gigante.
Imagina, cada lançamento do ubuntu o kra ter de baixar 4GB via HTTP?
A conta do provedor da Canonical ia subir bastante. :D
Ou então eles teriam de começar a empurrar o download via torrent para o usuário comum, o que ia complicar a vida desse tipo de usuário.
@all
É só fazer como o Mandriva, CDs com pacotes de línguas por zonas, inclusive para o kubuntu (KDE).
Tomara que tirem o Evolution, o programinha lento…
Se pensam em tirar o Libreoffice do pacote padrão, quem seria o substituto? O google Docs?
Nomes tão adequados e bonitinhos. Mas ainda acho que a distro que eu lançar, a “Avanhandava”, é uma escolha de nome ainda melhor!
Até hoje não entendo o porquê da manutenção do Evolution em detrimento do famigerado Thunderbird, muito mais leve e com menos dependências. Nunca utilizei o Evolution, ele é arcaico.
@bebeto_maya, o Evolution seria equivalente a Thunderbird+Sunbird, e ainda com vários diferenciais. Comparar Evolution com Thunderbird seria o mesmo que comparar Outlook com Outlook Express.
Também não entendi o motivo de tirar o LibreOffice. Tudo bem que vai liberar muito espaço, mas em suíte de escritório não tem outra boa opção. Tá, tem o Symphony, mas nem sei se é livre e ainda é maior.
@Marcos,
Há quem diga que Thunderbird+Lightning = Outlook. Que diferenças essenciais com o Sunbird?
Já não está na hora do Ubuntu ter a sua própria imagem netinstall e deixar os seus usuários definirem que aplicativos utilizar?
http://www.darkstar.eti.br/2011/esta-na-hora-das-isos-netinstall/
Porque se a Canonical fazer as mudanças que não desejarmos, então baixaremos a ISO com as aplicações que NAO queremos, para depois ter que baixar aquelas que queremos através de seu repositório! &;-D