Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lua 5.2.0

Via noticiaslinux.com.br:

Os desenvolvedores da Lua, linguagem de scripting leve e embarcável, anunciaram a atualização da linguagem com o lançamento da versão 5.2.0 – cinco anos depois da branch 5.1 ser lançada. A linguagem dinamicamente tipada viu mudanças em como trata ambientes de função e variáveis globais, e como e quando co-rotinas podem render resultados. A nova versão também adiciona funções C leves, um garbage collector de emergência, goto e uma nova biblioteca de operações bitwise.

A Lua tem sido desenvolvida desde 1993 por um time da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi usada em aplicações como Adobe Photoshop Lightroom e World of Warcraft. A linguagem está em constante desenvolvimento com edições de “trabalho” agindo como snapshots de melhorias à linguagem e runtime.


• Publicado por Augusto Campos em 2011-12-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    ubrals (usuário não registrado) em 21/12/2011 às 12:25 pm

    Meo, eu queria muuuuito fazer add-ons pra WoW.. mas sou muito pereba em LUA ainda

    Lucar (usuário não registrado) em 21/12/2011 às 4:12 pm

    Muito podre a documentação em sua língua nativa. Linguagem feita pra gringo.

    PseudoTroll (usuário não registrado) em 21/12/2011 às 5:48 pm

    Pois é Lucar, e o pior é que as palavras-chave (for, if, etc.) da linguagem são em inglês!

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 21/12/2011 às 8:57 pm

    Goto? Eu li goto? Pq diabos, em pleno século XXI alguém colocaria o comando goto numa linguagem de programação, ainda mais numa linguagem de alto nível como lua?

    Nada contra este comando que, se bem utilizado, pode ser melhor que outras soluções (como sair de laços aninhados, algumas vezes), mas tirando isso ele só dá dor-de-cabeça e quase não possui utilidade.

    Marcus (usuário não registrado) em 21/12/2011 às 11:58 pm

    Lua tinha break, mas não tinha continue, e as pessoas viviam pedindo. Então, em vez de adicionar mais um comando específico e limitado (que pode ser substituído por um simples if) para controle de fluxo, resolveram logo adicionar o comando mais genérico, afinal a filosofia da linguagem sempre foi prover mecanismos extensíveis sem fixar uma “maneira correta” de uso. Pelo menos foi isso que entendi lendo um pouco da lista de emails.

    E convenhamos, o medo de goto tomou proporções exageradas. Goto era péssimo quando era a única forma de escrever desvios. Com um bom conjunto de estruturas de controle, goto fica sendo apenas mais uma ferramenta pra usar quando precisar, não muito mais difícil de entender do que recursão ou tratamento de exceções.

Este post é antigo (2011-12-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.