Lista de Softwares Livres Brasileiros ativos
Enviado por Fernando Mercês (fernandoΘmentebinaria·com·br):
Após algumas boas horas de trabalho, consegui reunir e publicar a primeira versão da lista. Ainda faltam muitos softwares, mas conto com a colaboração de todos no sentido de indicarem nomes de softwares que estejam em atividade e já num estado maduro, para eu atualizar na lista.
Espero que seja útil e que o leitor sinta orgulho, como eu sinto, ao utilizar softwares feitos por quem, em meio a toda essa luta no Brasil, consegue tempo para dedicar horas a um projeto livre.” [referência: mentebinaria.com.br]
Lua -> http://www.lua.org/
O Expresso Livre é uma vergonha.
Em vez de utilizar o Thunderbird, aclamado projeto open source da Mozilla, o SERPRO gastou dinheiro do contribuinte para “refazer a roda”.
Detalhe: uma das funcionalidades do “maravilhoso” Expresso Livre utiliza o Google Gears para armazenas as mensagens localmente.
Só que a Google parou de dar suporte ao Gears.
Então, qualquer usuários que queria utilizar o Expresso com um browser mais recente (exemplo: Firefox acima da versao 3.6) não poderá utilizar o armazenamento local do Expresso.
É um projeto político e não de software livre.
O SIP (Scilab Image Processing toolbox) que aparece na lista utiliza a mesma sigla que o SIP (não descobri o significado da sigla) que é utilizado como “interface” entre programas escritos em C/C++ e scripts em python.
Tem o Synaptic tbm… Criado pelo Alfredo Kojima
O WindowMaker também é do Kojima.
http://windowmaker.org/
Gostei da iniciativa do Fernando. Há tantos softwares bons nas listas dos milhares que os repositórios linux nos concedem que acabamos por desconhecer o trabalho dos brasileiros. Ou mesmo estamos usando algum software brasileiro e nem sabemos. Fiquei surpreso em ver nomes conhecidos por lá e que eu nem me dava conta de que o desenvolvedor era brasileiro.
O desenvolvedor do “plasmoid” controlador do NetworkManager (http://lamarque-lvs.blogspot.com/2011/09/plasma-nm-bugs-fixed-after-470.html) é brasileiro (http://www.blogger.com/profile/02689491144609928238). Esse é o programa que eu mais uso e recomendo :-)
No portal do software público tem vários softwares brasileiros que não estão listados, além dos softwares para geoprocessamento produzidos pelo INPE como o TerraView e SPRING.
Gente, valeu pelos comentários!
@raissa, a maioria dos softwares do portal do software público são “de governo para governo”. Acho que estando lá, já está bem divulgado. Além disso, os softwares que listei e que estão lá, poderão levar o visitante ao portal principal para ver a lista de softwares. Não vejo necessidade de listá-los novamente.
@André, a linguagem Lua está listada lá desde o início.
@Leandro, @Bremm e @Rodrigo, obrigado pelas sugestões! Vou incluir! ;)
Abraços a todos.
@Fernando,
Não reparei, devia ter procurado com mais calma antes de sugerir.
A lista ficou bacana mesmo.
@André, tranquilo. ;)
Adicionei todos os softwares indicados aqui, além de outras indicações, totalizando 6 novas adições. Obrigado a todos!!!