Linux.com apresenta sua análise antecipada do GNOME 3.0
O Linux.com deu uma olhada antecipada no que virá no lançamento do GNOME 3 e compartilhou algumas impressões.
Eu gostei do texto em 2 páginas, ilustrado por algumas screenshots estrategicamente escolhidas dos recursos presentes, e algumas menções textuais bastante explícitas a recursos que os desenvolvedores optaram por remover.
Conforme o mês de abril se aproxima, minha curiosidade sobre qual será a reação do público em geral a essa primeira major release do GNOME em tantos anos só aumenta, e a impressão que vai sendo formada pelas reações a estas análises antecipadas, incluindo elogios e críticas, vai ficando cada vez mais clara. (via lwn.net)
Pelo que li, as mudanças são bem mais radicais do que quando surgiu o KDE4.
Uma das maiores mimimi’s foi a questão de não poder usar o fundo para colocar ícones. Eu não uso muito, mas até entendo a reclamação.
Mas comparando com as mudanças citadas do Gnome, isso não é nada.
Talvez nem gere tanta discussão porque o Ubuntu não vai embarcar por hora. Muita gente nem vai tomar conhecimento da versão nova.
O que estou gostando é justamente as discussões que se levantam. Estou mesmo achando que dessa vez o Linux vai ter a “sua” interface.
Um milhão de reclamações no artigo pela análise ter sido feito sobre uma versão antiga do Gnome
Pelo que vi nos comentários, o cara fez a análise de uma versão de mais de 3 meses atrás, pré-alfa. Assim fica difícil.
De qualquer modo, pelas screenshots dá prá ver que pelo menos vai ficar muito mais bonito que o KDE4. Vamos ver.
Em último caso, gerenciadores é que não faltam. Eu gosto do XFCE.
Isso porque no site gnome3.org está bem claro: alpha software!
É bom fazer uma revisão depois que lançar uma RC. Antes é só para aparecer.
Pessoalmente eu não tenho gostado muito do que tenho visto desse Gnome 3.0, ainda bem que uso um sistema livre que não me obriga a engolir uma interface que não gostei e me permite continuar usando o Gnome 2 ou migrar para outra opção. Tenho certeza que o Gnome 3.0 vai agradar muita gente por isso, viva as opções!
Então é isso aí, tem outras opções e se muiiiiita gente não gostar, mesmo depois de fazer vários testes (pois não é só ir pela cara), aí pode haver novas mudanças. O Linux nasceu para pessoas que desejam ser livre “plenamente” e se não gostar é só alterar e distribuir…
Loucura completa. Quero ver a cara dos usuários leigos ao usar desktops com alguma distribuição que usa o Gnome e ver essas mudanças repentinas.
Esse tipo de gente até hoje não engoliu mudanças como a interface ribbon do MS Office e nem a inversão de botões do Gnome no Ubuntu (eu normalmente troco a ordem para a ordem antiga em toda instalação de ubuntu que faço a pedidos).
Acho que não vai demorar pra aparecer um projeto no maior estilo do Trinity… Toda mudança radical gera desconfiança e vontade em muita gente de continuar com o que já estava acostumado :P
O GNOME 3 ja esta bem diferente do mostrado no artigo, tenho ele compilado no Fedora e várias coisas foram alteradas.
As telas mudaram também, ou seja, primeiro eles deveriam se atualizar para depois escrever sobre o mesmo, péssimo artigo.
No meu blog tem meus slides da apresentação geral sobre o GNOME Shell, que é a principal inovação do GNOME 3.
http://www.rodrigopadula.com/?p=430
O Software tá ficando bem legal, recomendo a todos darem uma olhadinha ;-)
Rodrigo Padula
http://www.rodrigopadula.com
http://www.twitter.com/rodrigopadula